Esta gente... E depois dizem que eu é que não sou bom da cabeça.
O cliente foi OBRIGADO??? Não me digas que foi lá um representante da Acer e lhe apontou uma arma à cabeça... Além disso ele não pediu à Acer para lhe fazer um PC sem OS. Ele comprou o pacote e depois é que decidiu que afinal não queria o software. E aí sim, sem a minima das dúvidas, o problema é dele, não da Acer.
E por eu não aceitar tudo o que me vendem é que já contei que um portátil que tive foi todo personalizado e veio assim da Asus, mas não comprei um portátil qualquer e depois fui a tribunal dizer que o portátil tinha N coisas que não me serviam e queria o dinheiro de volta, incluindo o software como no caso deste nosso amigo francês.
E se por ventura a Asus tivesse dito que não me podia fazer o portátil como eu pretendia tinha comprado um Dell, ou um Sony, ou um LG, ou outra coisa qualquer que correspondesse ao que eu queria.
Depois, como tu disseste e bem, a obrigação da Acer para com a Microsoft não pode passar para o cliente. E a partir do momento em que o cliente pode simplesmente formatar o PC e ver-se livre do Windows, não está a passar nenhuma obrigação entre o cliente e a MS.
Quanto à Acer servir o cliente, eu não disse que era essa a sua intenção. Disse que se a Acer tinha mais interesse nos seus negócios com a MS do que com o cliente, era problema deles. E neste caso parece que é mesmo essa a intenção da Acer. O cliente continua LIVRE de não comprar o Acer e comprar outra marca.
Mais tarde caso apareça um parceiro que pretenda exclusividade mutua é concerteza algo a negociar, no entanto é apenas considerado se ouver vantagens claras para os nossos clientes ao nível da qualidade do serviço e de custos (velocidade e eficiência).
E se o cliente achar que a vossa decisão afinal não serve os interesses dele? Processa-te e pede o dinheiro de N coisa de volta?
Provavelmente a Acer também acha que o Windows serve os melhores interesses dos clientes, visto que muita gente se não tiver o windows já instalado, até para ligar o pc se atrufiam todos, quanto mais trabalhar com Linuxs e afins..
Quanto a custos de fabrico, se uma linha de uma fábrica estiver automatizada para uma certa rotina, qualquer coisa que quebre essa rotina pode automáticamente inflacionar os custos de um produto. É por isso mesmo que se usa a produção em série, porque fica mais barato fazer tudo seguido e sempre igual. O facto de haver um funcionário a ter que abandonar o seu posto, ou ter que fazer uma ou duas horas extra, para desempacotar um PC, formatar, retirar os papeis e CDs do software todo e voltar a embalar, já pode significar encargos extra para a fábrica. Isto não é regra mas é uma situação que PODE acontecer sem grandes dificuldades.
Eu também não digo que as empresas podem espezinhar o cliente mas se tu achas que só porque não fazem uma coisa à tua medida te estão a espezinhar... Opah... Ganha-me juizo.
Qualquer dia só se pode comprar PCs por encomenda porque as fábricas deixam de mandar PCs para as lojas, não vá um anormal comprar e só depois lembrar-se que não quer a caixa de cartão e que lhe estão e impôr a caixa, etc...
À parte das revoltas que para aqui vão, para mim é muito simples:
Ele sabia que o PC vinha com o Windows,
Ele decidiu comprar na mesma,
Ele que formate o pc e meta o Windows na gaveta.
Niguém o obrigou, nem ninguém lhe impôs nada. O Windows era parte de um conjunto que ele comprou de livre vontade.