1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acerca da (i)legalidade de certos DivX's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por VinE, 26 de Novembro de 2004. (Respostas: 17; Visualizações: 1226)

1. VinE

VinE Power Member

Pois é companheiros, estou com uma certa dúvida existencial, se se sakar uma série que foi capturada numa qq TV americana, que eu apenas visionei, não vendi, é legal?

Basicamente é o mesmo que alguém gravar em VHS e me dar a k7, será isso ilegal também?

2. Tafinho

Tafinho Power Member

É tão ilegal uma como a outra...

3. VinE

VinE Power Member

Porquê..?

Então e se eu der uma k7 a um colega meu pra me gravar uma cena pq n tenho video em casa? Também é ilegal?

É uma falha na legislação ou na minha cabeça? Estou a falar de canais abertos...

4. timber

timber Zwame Advisor

Não houve uma famosa decisão do Supremo Tribubal norte americano que contrariou isso e abriu o precedente (algures nos anos 70 ou 80)?
    Acho que em lembro de ler isso uma vez na Spectrum dentro dum artigo relacionado com este tema.
    Bem não estou a afirmar mas acho que me lembro de qualquer coisa.

Última edição: 26 de Novembro de 2004
  5. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

a reproduçao do que vês na TV copiando para qq tipo de suporte é ilegal, até pq existem direitos de autor...qual é a duvida?

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que foi um processo contra a venda de video gravadores.
    Não me lembro quem eram as partes, mas se não me engano a decisão foi de que não era ilegal para visionamento privado e por isso não era ilegal a venda destes aparelhos.
    Se tiver enganado, corrijam.

Cá em Portugal não sei como é.
    Por acaso todas as semanas vejo dois programas que dão em canais ingleses.

EDIT:
    Procurem no google por "Betamax case"

http://www.museum.tv/archives/etv/B/htmlB/betamaxcase/betamaxcase.htm

Última edição: 26 de Novembro de 2004
  7. timber

timber Zwame Advisor

Pois bem me pareceu que havia qualquer coisa
    So nao sei como e que isso se translada para a situação portuguesa (ou europeia como se calhar e) e se essa decisao nos EUA tb e valida se hipoteticamente eu gravar e depois o meu irmao ir ver (isto nos EUA). A base da decisao parece assentar num time shift ou seja gravar para ver depois. Quando muda o utilizador nao e apenas um time shift
    No fundo na minha opiniao e uma treta perder tempo com isto. Proteger o copyright de coisas muito mais straight forward como DVD's ou albuns de musica em CD ja e o que e.. Para que perder tempo com questoes duvidosas? Na altura no entanto (70's) era de facto uma questao importante porque nao havia grandes alternativas para o consumidor. E tb da um debate engraçado este assunto.

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Eu conheço essa decisão, agora nem eu disse que as duas eram ilegais, nem a lei americana se aplica cá.

Só disse que as duas são equivalentes. É tão ilegal uma como outra. Se uma for a outra também é.

9. timber

timber Zwame Advisor

Pois passou-me ao lado essa pequena variação do teu raciocinio. Tenho de ler com mais cuidado. Também concordo contigo nisso.

So falei da lei americana porque nestes casos (e na epoca que foi) por vezes tem tendencia a abrir precedentes para a Europa. Pode ser que alguem ainda apareça para ai e conheça a nossa lei. Ate podia procurar isso mas ir ver leis para mim e tao divertido como ir pra praia contar graos de areia.

10. Kain

Kain Power Member

Penso q copiares para visionamento n e ilegal desde q n partilhes essa copia!
    Se estas a ver um tv-rip de um canal americano ent alguem o copio para ele e n devia partilhar!
    Logo se estas a ver estas a cometer uma ilegalidade.

penso q seja assim!

e como o cds! podes ter um backup mas n o podes ceder a ninguem

11. AwakE

AwakE Banido

Por alguma razão a frase não faz sentido em português...

12. sotavento

sotavento [email protected] Member

O que o espirito das leis em todo e qualquer lado tentam (mal e porcamente) fazer passar é que se vistes na TV podes gravar como "auxiliar de memória" para TI PROPRIO ou para ver depois (caso não tenhas visto em directo ... se deres a ver a mais alguem já é ilegal ... isto é ... a legislação existente "sucks big time"!!!

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Fazer faz, tu é que lhe queres dar um sentido que não tem, ler coisas que não estão lá escritas...

A legalidade de uma coisa é igual à legalidade da outra, por sinónimo. Já percebeste?
    É tão simples como isso.

14. AwakE

AwakE Banido

Não foi isso que eu quis dizer ;) Já assumes que todos os meus posts são contra ti.

Não faz sentido porque a ilegalidade não é quantificavel, logo não se deve usar o "tão". :)

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Por acaso a ilegalidade até é quantificável. É um dos pontos fundamentais da constituião portuguesa: "A punição por um crime deve se proporcional ao mal provocado por ele".

É com base neste ponto que se pode contestar cerca de 99% das multas de trânsito.

16. timber

timber Zwame Advisor

Por isso e que ha homicidio qualificado, negligente, primeiro grau, com dolo eventual...

17. Tafinho

Tafinho Power Member

Mas nas multas de trânsito não.

Para o código da estrada é tão grave ires a 120 numa estrada nacional às moscas às 3 da manha no meio do Alentejo, como ires no meio de lisboa, ao lado de uma escola cheio de crianças ao lado, a 80Km/h....

18. AwakE

AwakE Banido

Uma coisa ou é ilegal ou não é ilegal.
    Concordo totalmente. DENTRO dos actos ilegais temos várias penas de acordo com o mal causado. Mas TODOS os actos passiveis de punição são ILEGAIS. É uma propriedade do conjunto....não algo que distingue elementos dentro do conjunto.

Partilhar esta Página