Acesso a PC - Servidor

Rui Marto

Power Member
Boas.

Eu tenho um PC em casa com bastante informação que gostava de poder aceder como se fosse um servidor. No fundo alojar páginas, conta de e-mail sem limite e base de dados para ficheiros pessoais e profissionais.

O PC também é usado para jogos e trabalho por isso preciso do Windows. Acrescento que não percebo nada de Linux e que as ligações ao PC têm que ser seguras.

Digam-me tudo o que preciso e como configurar. :)
 
Parece que tens muito que estudar, queres um server de Ficheiros, mail, e Web... e usa-lo para jogos?!....lol... vais ter de esquecer a parte dos jogos

Eu server de ficheiros sei configurar e é bastante fácil com ferramentas do windows 2003, nem precisas de saber muito, comprar o software instalas defines como DC e metes para servidor de ficheiros, tens vários tipos de servidor que podes configurar, não sei se também tem de mail...( julgo que a ferramenta se chama "configure my server wizard"), depois adicionas os computadores que lhe vão aceder, comprar licenças and its done...

Eu também queria um servidor de web... mas tenho de arranjar um pc para ele...

Espero que tenham ficado dissipadas algumas das tuas duvidas, mas vais ter de esperar pela malta que percebe para que eles te respondam sobre a melhor maneira de fazer isso..

E claro que se não queres pagar licenças nem comprar software podes optar pelos opensource... =)

Eu devo ter dito cada asneira ai em cima...:)
 
Última edição:
Os jogos é só por causa do meu filho, mas se tiver que ser compra-se outro PC para ele.

Quanto a OS, neste momento tenho o Windows XP x64 e o Vista x64 por causa de programas que uso (e também porque não consegui instalar o Solaris).
Sei que se calhar já é pedir muito mas o objectivo era ter 1 pc ligado em casa, disponivel para o uso normal doméstico (IE, Word, Excel, etc), mas acessivel do exterior para as funções que já referi. No entanto se calhar preciso de um servidor dedicado para isto...

No entanto daqui para a frente agradeço que não usem muitas abreviaturas pois a maioria delas desconheço (tipo DC).

Obrigado pela resposta.
 
hmm, não será acesso remoto aquilo que tu pretnedes?! tipo tares em casa de um amigo mas a trabalhar no teu pc de casa com ligação a net...

já agora dc significa domain controler...
 
Não.. Aquilo que eu quero é estar no trabalho dizer "ops.. deixei aquilo em casa", ir ao IE, fazer download do que preciso e ter tudo resolvido.
 
Hmm, eu não sei se o acesso remoto permite a transferência de ficheiros...

agora com um server de ficheiros conseguías fazer isso, partilhavas um directorio com ficheiros importantes... mas depois ligar o teu pc do trabalho ao de casa, já seria mais dificil, principalmente se o do trabalho estiver ligado a outro dominio...

Talvez o ideal fosse um servidor de web, feito para funcionar como megaupload ou esse tipo de site...

Mas tira as duvidas experimentando o acesso remoto, talvez dê para transferir ficheiros e já não tens esta trabalheira toda...

Deve existir uma forma mais simples, quando os mestres chegarem eles vão me enxovalhar pelas besteiras que eu devo estar a dizer... lol
 
lol Ajuda nunca é besteira.. Pode é ser pequena ou grande e é sempre bem vinda. :)

Quanto ao remote, eu não queria usar pois corta a sessão de quem estiver a usar o PC.
A nivel de ficheiros o ideal era funcionar mesmo como a rede doméstica, Rede>Casa>PC-XPTO>Pastas Partilhadas>Etc...
 
Se fosse uma rede simples dentro de tua casa eu ajudava-te com todo o gosto, mas agora ligares o pc do trabalho, deve dar agora como não sei, só mesmo se tiveres um PC que o uso exclusivo seja servidor de ficheiros, e então quando tiveres no trabalho fazes acesso remoto ao servidor e vais buscar o que queres, sem estragar a sessão a ninguem...
 
Podes aceder ao remote desktop pelo Windows.. o Win Server 2k3 permite dares acesso remoto pelo browser(não me lembro se o Windows XP permite),é igual à aplicação do remote desktop mas puramente pelo browser.. há de considerar as vulnerabilidades do Windows e se no teu trabalho tens portas abertas para utilizar o RDP(remote desktop protocol) sem problemas

Mas se calhar é melhor utilizares outra aplicação como o UltraVNC.. ou então usares o logmein.. e o linux provavelmente terá alguma solução melhor

Cumps(não foi grande ajuda mas pronto)
 
Pois.. Eu riscos de segurança não posso correr. No trabalho deve estar tudo fechado mas dá para fazer ligações tipo VPNs e coisas assim a redes exteriores.

Tkz, qualquer ajuda é bem vinda.. :)
 
Eu tenho um PC em casa (...)
Qual a largura de banda para upload?

alojar páginas
Apache

conta de e-mail sem limite
Sendmail, Qmail, Postfix

base de dados
MySQL, PostgreSQL, Firebird

O PC também é usado para jogos e trabalho por isso preciso do Windows.
Jogar num servidor? alguma coisa não bate certo.

Acrescento que não percebo nada de Linux
Óptima oportunidade para começar a perceber.

e que as ligações ao PC têm que ser seguras.
SSH
 
Vou ver isso do Logmein.. :)

Qual a largura de banda para upload?
Agora acho que é 256 mas tou à espera que mudem para 8Mb e aí deve passar para 512Mb..

Apache
Sendmail, Qmail, Postfix
MySQL, PostgreSQL, Firebird
Isso é para windows? Requerem o pc dedicado só para eles?

Jogar num servidor? alguma coisa não bate certo.
Isto não é um servidor.. É um desktop que eu queria que tivesse algumas funções de servidor.

Óptima oportunidade para começar a perceber.
E tempo? Já uma vez tentei instalar o Solaris, fiquei uma semana sem PC e acabei com dois Windows. :p
 
Podes ter um Windows 2003 Server configurado para acesso remoto e depois acederes a ele através de VPN.

Com uma VPN consegues aceder a pastas partilhadas no teu PC de casa através do Explorador do Windows, as pastas partilhadas aparecem como uma drive. Não sei se haverá software para definir um servidor VPN em XP.

Parece-me muito mais simples e seguro do que um Web Server.

Para qualquer dos casos precisas de 1 IP fixo ou de um programa de DNS dinâmico como o no-ip - http://www.no-ip.com para poderes ligar ao teu PC.
 
Pois... Eu já tinha pensado nas VPN mas como não percebo nada disto decidi perguntar.

IP fixo não há de ser problema, acho que posso pedir isso por mais 5€/mês.. :) Tks
 
O que não faltam por ai são file servers open-source. Com isso consegues partilhar ficheiros. E depois como já foi dito, se tiveres ip dinâmico utilizas o http://www.no-ip.com/ que te facilita a vida.

Quando tiveres no trabalho ou em outro lado basta ires a http://www.o-que-tu-quiseres.com e tens acesso aos ficheiros que estás a partilhar em casa.

Eu já utilizei um file server, "super simples" mas "super completo", não era preciso instalar nem nada, era só executável, mas de momento não me lembro do nome.
 
Posso sugerir algo, Mail, argosoft mail ( muito bom, ja utilizo a anos e esta cada vez melhor, a configuracao é a mais facil que podes encontrar. ) Transferencia de ficheiros FTP ( um qualquer server da a seguranca necessaria ) Agora alojar paginas em casa desaconselho... mas se tiver de ser ha pequenos programas que permitem isso sem se apoderar de todos os recursos do pc. Alem disso mesmo a correr estes serviços ainda da para jogar uns joguitos sem problemas. So tem de escolher os melhores para o que quer fazer.

Mail: Argosoft
FTP: Golden ftp server ( gratis )
Alojamento de paginas: tenta este mywebserver.org
 
Última edição:
Obrigado :)
Páginas para mim não é muito importante... O pior é mesmo o mail (para poder receber anexos grandes e nãot er limites de nada) e o FTP para pode guardar os meus ficheiros e aceder quando e onde quiser.
 
Back
Topo