1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acesso à rede wireless mas n à net?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Piteko, 29 de Março de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 972)

1. Piteko

Piteko Power Member

Boas:

Tenho um router wireless D-Link 614+ (http://support.dlink.com/products/view.asp?productid=DI-614+_revB)
    que está ligado a um pc que faz de servidor através de cabo de rede: PC(placa de rede)<---->Router(Wan) o que eu queria fazer, que n sei se é possível, era configurar o router de modo a que dando a pass da rede a varias pessoas todas tivessem acesso a rede (para partilha de ficheiros) e apenas alguns tivessem acesso à internet através de filtragem de IP ou de MAC.
    É possivel fazer isto?

desde já obrigado pessoal
    Fiquem bem!

2. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Sim é perfeitamente possível...

Configura a firewall dele por exemplo apenas para fora determinados pc's e com controle de MAC e já está.

Cumps,

3. Piteko

Piteko Power Member

Boas:

Amigo carlosmcruz, podias explicar um pouco melhor, é que eu n percebo mt disto.
    O que queres dizer com "apenas para fora determinados PC´s"?...
    Quanto aos MAC´s a filtragem vai ser apenas para se ligarem ao router os pc's que eu
    puser lá, n é? não tem nada a ver com o acesso a internet.

Obigado

4. xokos

xokos Banido

Net pra uns e apenas partilha de fixeiros pra outros,tendo o router com net e partilha desta atraves de wi-fi?

Axo k isso n s pode fazer,de ***** maneira n tenho a certeza.

EDIT: Os endereços MAC n teem nada a ver com isso,sao apenas pra k os que escolhas tua tenham acesso,s nao tao la,n podem aceder nem a rede nem a net.

Entra na pagina de configuraçao do router(pelo ip)e de ai procura a ver s tem algo sobre isso.

Última edição: 31 de Março de 2007
  5. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Boas,

Podes fazer o seguinte, e percebendo a lógica, entenderás como o fazer.

-Podes determinar quem acede à rede pelo seu MAC.
    -Podes pelo seu MAC determinar um determinado endereço de IP a esse(s) pc(s).
    -Podes por exemplo usar 192.168.1.1 até 192.168.1.100 para quem sai para fora e por exemplo 192.168.1.101 até 192.168.1.253 para quem só tem acesso à rede interna (isto assumindo por exemplo o router com IP 192.168.1.254).
    -Depois na parte da firewall do router podes determinar que a gama 192.168.1.101 até 192.168.1.253 com Deny 0.0.0.0 (zeros para determinar todos os IP's) à parte WAN!

Se olhares bem verás que é fácil.

Uma das formas é programares algo que irá provocar o contrário...
    por exemplo em Virtual Server re-encaminha uma determinada porta para um determinado PC. Depois vai à parte da firewall e repara no que o router criou! Só que aquilo que verás será um Allow e não um Deny como precisas.

Espero ter ajudado um pouco melhor

6. Piteko

Piteko Power Member

Pois o que eu tenho é um modem ligado a um PC (que serve de servidor) depois tenho o router wireless ligado a ele através da placa de rede.
    No router o cabo de rede está ligado onde diz WAN e no PC(servidor) faço a partilha de ligação, e assim todos que se ligam ao router têm acesso à partilha de ficheiros e à net.
    A partilha de ficheiros é feita através do router wireless pois ligando-me ao router via wireless n consigo ter acesso a pastas partilhadas no servidor. (n sei se me expliquei bem)

Abraço

(qd escrevi este post ainda n tinha visto a tua resposta carlosmcruz)

7. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Então assim é muito complicado...

O router tem de estar antes do PC...

Cumps,

8. Piteko

Piteko Power Member

Obrigado.

É assim tenho quatro Pc's: 3 com acesso à net e partilha, e 1 com apenas acesso à partilha.
    Através do MAC restringi o acesso apenas a estes 4 Pc's.
    Depois através do DHCP atribui a cada MAC um IP para cada um, ou seja pelo que percebi, fazendo isto, ao ligar-se o pc x com o MAC x o router atribui o IP que eu disse.
    Agora n estou a ver como, ou onde, é que meto o acesso do IP x para fora ou só para dentro.
    O que eu queria era dar apenas acesso a 3 IP's à net por exemplo 192.168.0.100-192.168.0.102.
    Mas já estou a entender mais um bocadinho :)
    Obrigado pela ajuda

(edited)
    carlosmcruz, mesmo assim explica lá, sff, onde é q meto o acesso do IP x para fora ou para dentro..

(edited)
    LOL... já percebi, penso eu... depois de atribuir o IP ao MAC e dar acesso ao router apenas a alguns MAC's só tenho de mexer na firewall, n é?
    Permitindo ou negando o acesso a um grupo de IP´s ou apenas a um... é isso?

Última edição: 31 de Março de 2007

Partilhar esta Página