1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acesso ao Disco

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por muscat, 19 de Outubro de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 710)

1. muscat

muscat Power Member

Bom dia,
    a minha questão é: Existe alguma forma de limitar o acesso a um disco externo, ou seja, ter apenas acesso localmente? Se eu entrar por administração remota, ou por outro meio via internet esse acesso é-me negado.

Obrigado

2. Depende da configuração que tenhas. Em principio se queres aceder a determinado computador é porque tens pelo menos dois em casa e nesse caso suponho que tenhas um router. Se tiveres um router bastará ligares a internet ao router e os outros computadores ao router também, ás chamadas portas WAN. Nessa configuração os computadores como estão dentro da WAN podem ver-se uns aos outros, no entanto quem vem do exterior está na realidade a contactar o rouer e não directamente um dos teus computadores. Dada essa razão é praticamente impossível aceder aos computadores visto que a firewall do router bloqueia esse acesso é o mesmo só será possivel caso uma das portas seja redireccionada para um dos teus computadores, dentro da WAN, coisa que tem de ser feita manualmente. No caso de não estares a utilizar um router tens certamente duas placas de rede ou uma placa de rede para interligar ambos os computadores e algum tipo de modem. Neste caso o que tens de fazer é desligar a firewall nas placas que interligam os computadores de modo a que eles se vejam e no computador onde tens a ligação á internet, nessa a que vais activar a firewall, logo qualquer pedido que venha do exterior irá "bater" na firewall desse computador e não poderá nem aceder oa mesmo nem a outro que esteja ligado a esse. Neste caso, tal como or outer a tua WAN não tem firewall, no entanto a tua ligação á internet tem e novamete, a não ser que redirecciones uma das portas para um ou mais computadores não terás acesso ao mesmo atravéz do exterior.

Qualquer questão dispoe.

3. muscat

muscat Power Member

Obrigado pela dica.
    Contudo penso que não me expliquei bem, tenho um router efectivamente, com internet, que liga a uma placa de um servidor a correr windows 2003. Da outra placa do servidor sai a ligação para um data switch onde estão ligados os computadores da rede. EU faço backups diários para um disco externo, mas como tenho adminitração remota, queria isolar o disco externo que contém as imagens dos discos. Isso porque não me é viável deslocar-me todos os dias ao escritório, ligar fisicamente o disco e depois do backup deligá-lo. Claro que se puser um computador a fazer os backup e ligar uma firewall pelo meio isso ficaria salvaguardado, mas como os meios começam a ser escassos (a legalização de sw fica bastante dispendiosa), procuro uma solução mais barata.

4. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Parece-me que estas a dar uma grande volta.

Não seria mais simples criares uma tarefa automatica de criação do backup limitando o acesso de outros atraves de permissoes de users do proprio dominio?

Assim ficavas com backups regulares salvaguardados mantendo a privacidade dos dados la contidos.

Partilhar esta Página