Acesso concorrente a ficheiros PROGRAMA

zebaril

Power Member
Gostava de saber se existe algum programa que controle as versões dos ficheiros de modo que quando um utilizador edite um ficheiro o outro não consiga aceder...isto pode ser feito por um computador servidor..


Cumprimentos
 
Que apenas não consiga aceder quando ele está a fazer a edição?
Sob que plataforma? Windows, Linux? Sistema de pastas de rede simples?

Explica-te, rapaz.
 
Que apenas não consiga aceder quando ele está a fazer a edição?
Sob que plataforma? Windows, Linux? Sistema de pastas de rede simples?

Explica-te, rapaz.


Tava a trocar uns pc's numa empresa que tem um servidor ligado desde 1991 sem nenhum upgrade e o que eles me disseram é que aquilo era o "cerebro da rede" ....com isto estive que andar a ver o que é que aquilo era....


Conclui que era um servidor que tinha vária pasta partilhadas para os diversos computadores e quando os clientes ligavam o computador tinham que se autenticar no servidor...

Sendo assim quando eles abriam um determinado ficheiro o servidor sabia e não deixava os outros aceder( isto só nos ficheiros em rede )...


Gostava de saber se existe alguma solução deste género mais actualizada visto aquele programa ser totalmente ultrapassado...pode ser windows ou linux desde que seja grátis...

Espero ter explicado melhor

Muito obrigado

Diogo
 
Qual o SO do servidor?

Não estou neste momento perto do servidor mas pelo backups que tenho aqui no pc é isto Novell Netware 5.

Eu ainda estou a pensar se ainda vale a pena manter aquilo ou não visto só estar a ser usado por 2 computadores neste momento..

Antigamente era para ser usado com acesso concorrente a ficheiros de 5 empresas...

Como não estou tanto dentro do assunto gostava de saber a vossa opinião..

A minha garantia é que já fiz backup dos dados todos que estão nas partições do servidor por isso não me preocupo muito...
 
Última edição:
Que tipo de ficheiros são?

Qual a infraestrutura actual em termos de servidores?


Os ficheiros que vão ser partilhados futuramente são apenas ficheiros de word excel....depois tem aqueles programas antigos .bat de facturação que já não estão a ser utilizados...

Resumindo existe um servidor para partilhar ficheiro word e excel por dois computadores...que vão ser substituidos por dois pc's novos com windows vista...


O que eu estava a pensar fazer era simples...desactivava o servidor que só está lá a consumir eletriciadade partilhava um pasta num dos pc's metia lá os ficheiros todos que queria partilhar pela rede e o outro pc acedia aos ficheiros...


Programava um backup semanal a pasta ...e tava feito...
 
Back
Topo