1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Guia Acesso rápido a pastas

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por shello, 27 de Maio de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 7253)

1. shello

shello Moderador
    Staff Member

Ora boas!
    Remodelei isto, devido à grande barraca que não foi de tutorial :P Obrigado SwimmerBoy por levantares um pouco do veu a isto. :)
    Decidi partilhar aqui com o pessoal, também :)

Ora, o objectivo é que a partir do executar ('Iniciar' > 'Executar' ['Start' > 'Run'] / [WIN] + [R] *), ao digitar um nome, se consiga aceder a uma pasta directamente, sem ter a necessidade de andar a escrever o caminho.

Acho que isto torna-se extramamente útl para evitar andar com pastas (ou atalhos para estas) no ambiente de trabalho. Eu simplesmente pressiono [WIN] + [R]*, escrevo e tenho acesso directo a uma pasta.

Como se faz então isto? É simples :)

Antes de mais, só uma pequena ideia do que se vai fazer: Vamos ter que alterar uma variável do sistema: %PATH%. Estas variáveis podem ser vistas Indo à linha de comandos ([WIN] + [R] * > escrever: cmd) escrevendo echo %variavel_do_sistema%. Existem várias. São exemplo %systemroot%, %systemdrive%, %username%...

Como se faz para alterar isto então, pá?
    Vamos lá agora mesmo :)

AVISO:
    Este procedimento envolve alguns passos que, ao serem mal realizados poderão provocar problemas no sistema. Apenas faz isto se souberes o que estás a fazer e sempre com muito cuidado.
    Não me responsabilizo por quaisquer danos ou perdas sofridas neste procedimento. Este foi testado primeiramente nesta máquina, para depois ser posto online.

Imaginemos que tens uma pasta em C:\PastasPessoais\Minha que querias aceder de forma rápida.

Vamos a 'Iniciar' > 'Painel de Controlo' > 'Sistema' ('Start' > Control Panel' > 'System') ou Simplesmente indo a Propriedades de 'O Meu Computador'.
    Depois, dirige-te ao separador 'Avançadas' > 'Variáveis de Ambiente' ('Advanced' > 'Environment Variables')

Depois, na lista de 'Variáveis de sistema', procurem por PATH. Cliquem nesta linha e depois, em Editar ('Edit'), por baixo da lista.

Agora, é adicionarmos o caminho para onde a pasta está, neste caso:
    ;C:\PastasPessoais\

Reparem que, a backslash ( \ ) e o ponto-e-virgula ( ; ) são necessários no caminho: o ; antes para separar do anterior e o \ depois para indicar que é dentro daquela pasta (provavelmente funcionaria sem este, mas é melhor não arriscar).

Está feito. Agora, todos os conteúdos de C:\PastasPessoais podem ser acedidos apenas escrevendo o próprio nome.
    Neste caso, como queríamos aceder a C:\PastasPessoais\Minha, bastava escrever Minha, e ele automáticamente iria abrir a pasta. Ou, um ficheiro C:\PastasPessoais\file.abc, que seria aberto apenas usando file.abc.
    Agora, podem testar, tanto no 'Executar' como na linha de endereço do 'Explorador do Windows'.

Espero ter ajudado a aumentar a produtividade do pessoal :x2:
    Qualquer incorrecção, peço desculpas e peço que a relatem :)
    Peço também desculpas pelo erro que causei na primeira versão do tutorial, e mais uma vez, obrigado por terem ajudado :)
    A discussão desta nova versão começa aqui.

Cumprimentos
    shello

Última edição: 29 de Maio de 2006
  2. Sway

Sway To fold or to FOLD?

não funcionou.

tentei de ambas as maneiras.

guarda-se o feicheiro em que "encoding type"? o meu ja la trazia umas cenas escritas.

se funcioasse teria dito: Como sempre, bom post.

3. shello

shello Moderador
    Staff Member

Hum... Estranho...

O meu desktop.ini está em ANSI.
    O meu, que também já continha coisas escritas ficou assim:
    Código:
    [DeleteOnCopy.A]
    [email protected]
    [DeleteOnCopy.W]
    [email protected]
    [.ShellClassInfo]
    IconFile=paf_icon.ico
    IconIndex=0
    Meti antes do que está escrito.

Podes dizer qual o nome que meteste em PersonalizedName?

Cumps

4. Sway

Sway To fold or to FOLD?

Código:
    [.ShellClassInfo]
    FolderType=MusicAlbum
    MusicBuyUrl=providerName=AMG&albumID=18859A9C-9DF3-4537-9D33-F2C7AF361950&a_id=R%20%20%20803930&album=Duets:%20The%20Final%20Chapter&artistID=F5492D33-8590-4B20-BDA0-48B893D82805&p_id=P%20%20%20%2044889&artist=The%20Notorious%20B.I.G.&locale=409&version=9.0.0.3344

[DeleteOnCopy.A]
    PersonalizedName=jaime
    [DeleteOnCopy.W]
    PersonalizedName=jaime

pus assim, mas já é da segunda temtativa, á primeira pus da outra maneira.

aquela treta lá em cima era o que já vinha.

5. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

aqui também não funca :(

ja tentei com aspas mas nada...

onde estará o erro?

de qq modo obrigado

6. zoidberg

zoidberg Folding Member

Sway, não sei se é isto mas, acho que nao reparaste nisto:

7. DekkeR

DekkeR Power Member

Aqui esse método também não funciona :confused:

O que funciona aqui é criar um atalho para a pasta em questão e colocá-lo na directoria %systemroot%\system :p

8. shello

shello Moderador
    Staff Member

Ok, ja descobri o problema e a resolução :)

O que acontece é que isto só funca, pelo que vi, com o mesmo nome da pasta e se a pasta em questão estiver num destes sitios:
    \Documents and Settings\%username%\
    \WINDOWS\
    \WINDOWS\system32\

É muito limitativo :/
    Mas para quem tem pastas de acesso constante nesses sitipos, poode dar jeito.

Peço desculpas a quem irritei profundamente por estes lados.

Cumps

Última edição: 28 de Maio de 2006
  9. Sway

Sway To fold or to FOLD?

deixa-te de lamentações e descobre mas é como por isto a funcionar para pastas noutra localização! :kfold:

10. isto ja é predefinido... se forem a executar e digitarem o nome duma pasta ou ficheiro q esteja na pasta do vosso username , ele abre essa pasta ou ficheiro.

nota: n é case sensitive e no caso de n ser 1 pasta têm de por a extensao

11. shello

shello Moderador
    Staff Member

Pois, bem me parecia... :/

Ver se arranjo e maneira de por isto a funcar doutras localizações...

Cumps

12. anyway.. esqueci-me de agradecer pelo tutorial, independentemente do tutorial em questao é de valor decidir partilhar informaçao e "investir" tempo a ajudar os outros.
    obrigado shello e se arranjares maneira de por isso a funcar noutras localizaçoes apita ;)

13. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Verifiquem se os varios caminhos a que acede directamente não são as vossas "PATH"s

Vão ao executar, escrevam "CMD" e na consola escrevam C:\>path

14. SwimmerBoy

Experimentem PATH D:\;%PATH% e vejam lá se ao fazer o mesmo, desta forma não conseguem aceder às directorias que mexerem na drive D:?

15. shello

shello Moderador
    Staff Member

Ok, já remodelei completamente o tutorial. Agora sim, penso que está correcto, testei e funcionou perfeitamente.
    Por outro lado, tornou-se um pouco mais perigoso :P

Qualquer dúvida, avisem.

Obrigado SwimmerBoy por teres dado a dica essencial para isto funcionar :)

Cumps

Última edição: 29 de Maio de 2006
  16. SwimmerBoy

Muitas brincadeiras em MS-DOS serviram para alguma coisa ;)

17. kaxias

kaxias Power Member

18. Fullshot

Fullshot Power Member

19. SwimmerBoy

É giro, esquesito e mais um processo para o sistema...

Funciona da mesma forma mas é menos arriscado que o anterior mas tb (a meu ver) menos eficaz!!

Partilhar esta Página