Acesso Remoto

Larbac

Portugal@Home Member
Boas

Ando à procura de um software de acesso remoto, tipo Crossloop, teamviewer ou logmein para ligar de sistemas Linux-Linux e Windows-Linux.
Acho que há o VNC, UltraVNC, etc, mas não gosto muito do funcionamento (configuração) daquilo.
O que mais conhecem?
 
Sim, se fosse mais grafico era porreiro..

Tens o tightVNC que não estou a ver que tenha uma configuração muito complicada...aquilo instala-se e usa-se. Até dá para usar através de Java pelo browser, eliminando assim a necessidade de instalar o programa cliente
O seu único senão será as suas ligação não serem cifradas, mas isto já depende do uso que se lhe vai dar.


Outro local de interesse será a grande enciclopédia comunitária aka Wikipédia.
 
Tens varias opcoes para ligares Windows/Linux a Linux com ambientes graficos:

Algumas sugestoes:

The best of all:
NoMachine NX Server
FreeNX (FreeNX is a free server implementation of NoMachine NX Server)

Outras hipoteses:
XDMCP (unicamente para LAN's - pesado ao nivel de bandwith)
VNC (e respectivos forks)
XRDP
 
Última edição:
Boas

Desde já obrigado pelas dicas, mas ainda há uma questão que me deixa confuso: como aceder a outros pc's via internet?? Configura-se o Server, certo? Mas depois é preciso abrir portas nos routers?? Após a instalação, não fica logo pronto a funcinar, metendo logo o IP?
 
Para acesso pela internet podes efectivamente usar o IP da máquina remota ou configurar um sistema como o DyDNS ou o No-IP os quais te permitem ter um domínio. Assim apenas tens de saber o url e não o ip.

O router e a firewall do pc de destino têm de permitir estas ligações, por isso sim tens de configurar o router para redireccionar a porta a que te ligas para o pc certo dentro da tua rede e abrir essa mesma porta na firewall desse pc.

Depois desde que o servidor esteja configurado, basicamente é definir uma palavra passe, tudo deve funcionar.
Relembro no entanto o que eu disse no início, no caso do TightVNC as informações circularão pela internet sem encriptação, pelo que existe a hipótese de te apanharem a pass...
 
Back
Topo