1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Achei máquina analógia meio antiga

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por metale, 9 de Janeiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 772)

1. metale

metale Power Member

Oi pessoal. Sendo este um forum tecnológico, espero que não haja problema de vir aqui falar de um aparelho com 25 anos.

Achei esta máquina ontem numa gaveta, ao que parece os meus pais compraram quando eu nasci. Tanto quanto sei, não é usada à mais de 16-17 anos. No entanto o obturador etc funcionam, aparentemente as 3 mini pilhas ainda têm energia :eek:

Após alguma pesquisa na net pelos números e características, cheguei à conclusão (confirmada pela foto) de que é uma AGFA OPTIMA 1035 Sensor, lançada em 1977.

Hoje de manhã tirei estas 3 fotos com o telemóvel (desculpem a qualidade horrivel, não tem autofocus):

http://img.photobucket.com/albums/v622/metale/Imagem141.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v622/metale/Imagem142.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v622/metale/Imagem143.jpg

Aparentemente a lente é uma 1:2.8/40. Também diz "paratronic" na lente. ASA é o mesmo que ISO? Se sim tem regulador manual (60 - 420, se bem me lembro).

Tem um regulador de 2.8/4/5.6/8/11/16/22 que me parece ser a abertura, certo? Pelo que li, é apperture priority, ou seja, escolhemos a abertura e ela escolhe o shutter entre 15-1/1000. Tem ainda uma roda que deve ser para focar ou zoom, não faço ideia.

A minha pergunta é: vale a pena meter-lhe um rolo e experimentar, ou pela idade dela e tempo sem ser usada não vou conseguir nenhum resultado? Tenho de combinar o ASA da máquina com o do rolo? Qual uma abertura média para exterior num dia com sol?

Sabem que sou totalmente noob nisto, por isso sejam meiguinhos :)

Abraço

2. timber

timber Zwame Advisor

Essa máquina parece-me que usa um telémetro para focar

Quando apontas isso a algum lado e rodas o anel (é lente fixa de 40mm, não tem zoom) não notas uma imagem a sobrepor-se ou não no visor sobre a mesma imagem?

3. metale

metale Power Member

Essa roda só tem 3 dezenhos: uma pessoa (retrato, suponho), duas pessoas (grupo) e uma montanha (paisagem). Parece ser focagem por zonas.

Achei este site http://www.retrography.com/agfa2.htm é a última da página. Será que ainda se arranjam peças para isto se for necessário?

No visor não noto nada, mas pode ser que as pilhas estejam mesmo mais que mortas. As casas de fotografia terão pilhas daquelas achatadas?

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ele está-se a referir ao anel de focagem na lente, não ao dial selector de modo.

Também tenho quase a certeza que isso é um telémetro. As pilhas à partida apenas servirão para o metering, caso tenha.

Edit: Realmente a máquina só tem focagem por zonas. Isso basicamente significa que a focagem é fixa e o que podes fazer é aumentar ou diminuir o DoF.

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  5. metale

metale Power Member

Isso não seria feito com o controlo de aperture? Ou posso ter um valor de aperture alto (pouca abertura) e ainda assim poder ter um curto DoF?

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não, à partida é mesmo feito pelo controlo de abertura.

7. timber

timber Zwame Advisor

Podes controlar o DoF sem a abertura mas nesse caso é bem difícil visto como a lente é fixa a única coisa que podes fazer é mexer a distância ao objecto a fotografar.

Já agora parece que o que o Rui escreveu foi que a única coisa que podes controlar é a abertura.

Resumindo acho que essa máquina não vale o esforço a não ser que a lente seja realmente porreira.

8. metale

metale Power Member

Vou ver então. Já tem lá um rolo, vou tirar várias fotos e mandar revelar a ver se pelo menos aparece imagem. Qualquer que seja o resultado prometo que ponho aqui ;) hehe

Partilhar esta Página