Acho que a ***** me está a tentar lixar

e a asae instaura processo numa empresa sem representação em Portugal. Essa é nova

Entra no tópico sem ler os posts e postar essa peróla é de facto brilhante lol.

Concordo plenamente com o que foi dito pelo Dr.PhillCollins. Muitos acobardam-se sem saberem os seus direitos só porque terceiros dizem que não podem ou mesmo as empresas o dizem quando não têm razão nenhuma. Não precisamos de ir muito longe para ver o que a Stock Uno (falo a nivel de garantias e é o exemplo mais prático no fórum), e muitas outras empresas portuguesas, fazem aos clientes que atende. Tratem de exigir os vossos direitos e se não sabem informem-se com quem sabe em vez de "achar" que deve ser assim só porque sim.
 
a minha opinião:
o próprio mercado acaba por dar razão a quem a tem. neste caso nós consumidores. a empresa ao proceder desta forma fica com a imagem em causa e depois admiram-se que tiveram prejuizo etc. e têm de fechar x espaços e dispensar y colaboradores. a internet tem destas coisas, a palavra espalha-se em tudo o que é forum e sendo uma situação recorrente mais depressa avança. vejam se isto acontece por exemplo com a amazon.
o mesmo acontece com as lojas de informatica em portugal. a relação que têm com os clientes é meio caminho andado para o sucesso. se mais gente se preocupasse com a vertente "garantia" na altura da compra (sim porque qualquer produto está sujeito a uma avaria) as marcas tinham de se aplicar nos departamentos de RMA.
eu cada vez mais na compra de qualquer produto electronico juntei ao factor economico e qualidade o factor garantia.

depois e no que toca ao user eu já tinha mandado um mail para a sapphire a dizer que a ***** não cumpre com a garantia e queria tratar do RMA directametente com eles e outro mail para a ***** apenas com a informação que com atitudes destas são eles que perdem porque nós consumidores temos muita escolha e não faltam lojas online e fisicas bem mais atractivas que a *****. nós nao dependemos das marcas, lojas vendedores. eles é que dependem de nós e têm de nos tratar bem. a mim só me fazem uma vez. o mesmo acontece em restaurantes, cafes, telefone, internet, oficinas etc.
 
Ora bem, eu posso muito bem "não saber de leis" como tu afirmas, e sinceramente nem os Juízes do TC as conhecem todas. Como jurista aprendi que basta-me não ser um calhau e munir-me de um diário da republica, código comercial ou jornal oficial do parlamento europeu, usar o índice e procurar o que necessito. Aconselho-te a fazer o mesmo, e assim evitavas fazer má figura. Aconselhava-te também a ler duas vezes o que escreves, antes de o submeter. É que afirmar que os outros não sabem de leis, dizer que já estudaste o assunto e depois cometer erros gramaticais só te fica mal. muito tempo que digo...

Primeiro, o que entendes como garantia internacional? Onde é que essa garantia vem legislada em Portugal? Na UE? Em qualquer acordo internacional que Portugal seja membro subscritor?
Segundo, alguma vez ouviste falar em CEE? E na União Europeia?
Terceiro, sabes a diferença entre facturação e expedição? Sabes que artigos no código comercial legislam as trocas comerciais propriamente ditas?

Obviamente não sabes. Não sabes e porque estás armado em Chico esperto, até me dei ao trabalho de responder.

Ora comecemos por uma breve introdução ao direito das transacções comerciais. De acordo com a legislação nacional e as directivas europeias mais recentes, devidamente transcritas nos Códigos Civil e Comercial, todas as transacções comerciais entre estados comunitários, são efectivamente celebradas em território nacional desde que o comerciante coloque o produto à disposição do cliente em território nacional. Essa transacção (a partir de um determinado valor de facturação anual do comerciante,) irá sempre ser tributada em território Português (IVA) sendo que no estado onde o comerciante apresenta sede, apenas serão tributados impostos sobre rendimentos (IRC no caso português).
Ou seja, se tu compras algo no amazon e esse mesmo site coloca o produto à disposição do cliente em território português, então essa transacção paga IVA em Portugal e é obrigatoriamente facturada em Portugal. Independentemente de ser expedida da Alemanha, reino unido, Espanha... etc.
Repito, mesmo que o objecto seja expedido pela ***** da sua sede em França, este comerciante está a operar dentro do território nacional, a partir do momento em que coloca o objecto à disposição do cliente, localizado em Portugal, seja por intermediário ou não. Essa transacção cai na jurisdição da legislação Portuguesa e é consequentemente tributada como tal. Como, aliás, podes conferir em qualquer factura da *****, na mesma consta o Número de Identificação de Pessoa Colectiva da ***** em Portugal, 980297818.

Agora, deixo-te aqui a Directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio de 1999, relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:1999:171:0012:0016:PT:PDF

Podes passar logo aos artigo 3, 5, e 12.







Esta Directiva 1999/44/CE, foi transposta para legislação nacional pelo Dec.-Lei nº67/2003 e posteriormente revista pelo Dec.-Lei nº84/2008.

Já é tarde e não tenho paciência para explicar mais, lê o que sublinhei e pensa um bocado. E se quiseres saber em que legislação francesa está transcrita esta directriz do Parlamento Europeu... o Google é teu amigo!
Cumps,







Desculpa, mas tu é que parece que precisas de te informar melhor, especialmente quando te colocam legislação à frente do nariz e és incapaz de a consular com a mesma veemência com que mandas os outros informarem-se melhor.
Cumps!

Corroboro tudo o que disseste. Não é necessário ser advogado, nem eu sou, e no entanto já tive de estudar muitos diplomas. Já me deram jeito e continuam a dar.

Qualquer coisa que surja só preciso de http://www.pgdlisboa.pt/ (ninguém sabe tudo na ponta da língua) :cool:

Cps
 
Nunca mais vou comprar nada nessa loja.

Tive uma má experiência com um disco externo que nem sequer ligava (novo). Fui à loja do Stª. Catarina, que entretanto fechou, para reclamar a garantia e disseram-me que tinha de esperar que o disco fosse para França para saberem qual era o problema. Quando disse que queria que me devolvessem o dinheiro, tiveram a lata de me dizer que o produto, como tinha sido comprado online, não podia ser trocado. O mais engraçado é que tinha comprado lá na loja. Acabei por ter de esperar para me darem um disco novo (igual ao que tinha comprado no início)... até hoje não deu problemas, mas também evito utiliza-lo...acabei por comprar um 2º disco, noutra loja, para ter um backup do disco que comprei na Pi------.

A Pi------ não tem a imagem limpa... já ouvi tanta reclamação que não me aventuro 2ª vez com essa empresa.
 
sou mais um que tem evitado ao maximo comprar na *****...desde que se avariou a drive que tinha comprado para um pc de um amigo meu e me terem dito que como estava no primeiro ano de garantia as despesas de envio para França seriam por minha conta (a drive nem 12€ valia...ia la agora mandar aquilo para frança), deixei de la comprar....já para não falar dos produtos em que querem apenas dar 1 ano de garantia, violando assim a lei portuguesa....a ASAE por vezes anda em cima das pessoas por bem menos que isso....espero que mais cedo ou mais tarde também caia em cima da *****!
 
Tens de ter uma factura ou equivalente.

A factura deve detalhar a morada do vendedor (mais que não seja através no número de contribuinte ou número de contribuinte europeu, mas deve ter a morada explícita, sem ser necessário a pesquisa).

Aplica-se a lei vigente nessa morada (nesse país).

Se for Portugal é demasiado caro um advogado. Uma carta registada com aviso de recepção (para a morada da factura), com a reclamação, costuma ser suficiente. Não é gratuito, mas é o melhor possível.

Uma alternativa mais barata é o livro de reclamações, mas se não tiverem loja aberta ao público é inviável.

Se for fora de Portugal estás lixado. A não ser que queiras gastar muito mais que o valor da placa.

A única coisa que podes fazer é ir colocando aqui estes casos, para o pessoal ficar avisado.

Mandar uma carta para o fabricante dificilmente resulta, mas é um bom princípio.
 
Tens de ter uma factura ou equivalente.


A factura deve detalhar a morada do vendedor (mais que não seja através no número de contribuinte ou número de contribuinte europeu, mas deve ter a morada explícita, sem ser necessário a pesquisa).


Aplica-se a lei vigente nessa morada (nesse país).


Se for Portugal é demasiado caro um advogado. Uma carta registada com aviso de recepção (para a morada da factura), com a reclamação, costuma ser suficiente. Não é gratuito, mas é o melhor possível.


Uma alternativa mais barata é o livro de reclamações, mas se não tiverem loja aberta ao público é inviável.


Se for fora de Portugal estás lixado. A não ser que queiras gastar muito mais que o valor da placa.


A única coisa que podes fazer é ir colocando aqui estes casos, para o pessoal ficar avisado.


Mandar uma carta (ou email) para o fabricante dificilmente resulta, mas é um bom princípio.
 
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