1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acho que fiz asneira...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por joca.uc, 5 de Março de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 950)

  1. Boas pessoal...

    Sou um recente utilizador do Ubuntu e acho que fiz asneiras... Estava a tentar formatar a minha Pen USB, seguindo estes passos que estão mais em baixo... Feito isto e não tendo conseguido formatar a Pen, reinicio o portátil para ir para o Xp através do Grub e para meu espanto(ou não), o Xp não inicia. Parece que formatei a zona do disco onde estava o Xp. Tentei depois no Ubuntu aceder ao disco onde estava o Xp e nada... Estava limpinho... E agora?? Há soluções ou foi o Xp à vida??

    $ cd /media
    $ ls -l

    Identificar o dispositivo em que o Pen Drive foi montado.
    $ sudo mount -l
    Desmontar a pen

    $ sudo umount /media/nome_da_pen

    Formatar o Pen Drive

    $ sudo mkfs.vfat /dev/sda1



     
  2. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Se o XP estava na primeira partição do primeiro disco SATA... foi-se. Mas, com certeza, terás backups que vais utilizar para repor o que se perdeu, right? :)
     
  3. Pois...Era o que eu temia... Enfim... O Ubuntu tem assim umas ferramentas muito poderosas... Bolas. Obrigado pela resposta rápida...
    Cumps
     
  4. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Desculpa, mas onde viste esses passos ? :S
    Para o gnome existem aplicativos para formatar disquetes/discos amovíveis.
     
    Última edição: 5 de Março de 2009
  5. slack_guy

    slack_guy Power Member

    mkfs não é uma feature do Ubuntu, é parte do pacote util-linux-ng... Dá uma vista de olhos em "man mkfs"

    Se não me engano (é bem provável que esteja enganado!) poderá ser possível recuperar alguns dados (com muito tempo e paciência ou com dinheiro), se entretanto não escreveste nada nessa partição. Procura no Google por recover from mkfs
     
  6. Dark_Webster

    Dark_Webster Power Member

    $ sudo mkfs.vfat /dev/sda1

    Teoricamente estás a formatar a 1º partição do disco rígido, nem sempre isto é assim, mas teria te aconselhado a ires ao GParted ver realmente qual o caminho da pen.
     
  7. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Creio que deve ter seguido estas indicações: http://ubuntupedia.info/index.php/Formatar_uma_pen_usb

    É lamentável que o exemplo seja o '/dev/sda1', apesar de escreverem "(Se o dispositivo for /dev/sda1)". Não se dão exemplos tão 'catastróficos'!
     
  8. Underground909

    Underground909 Power Member

    Sempre que como root se mexe com algo abaixo de /dev/... é preciso muito, muito cuidadinho!... mesmo os mais experientes, por desatenção ou excesso de confiança, já deram cabo de muitas partições e discos.

    O problema das muitas "receitas" que há por aí para Ubuntu (e não só)... quantidade não é qualidade. Mais vale explicar para que o leitor perceba o que está a fazer, e ALERTAR o leitor (com muitas maiúsculas) para os perigos de operações potencialmente destrutivas. E porquê ir para a linha de comandos se houver alternativas mais user-friendly...
     
  9. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Interface gráfica não é sinónimo de 'user-friendly'. O comando 'mkfs' até é bastante 'user friendly', faz exactamente o que diz que faz, sem complicações.
     
  10. Underground909

    Underground909 Power Member

    Claro que o conceito de "user-friendly" depende do "user" em questão... se o "user" for ignorante, "mkfs" não diz nada o que faz, são quatro letras sem significado nenhum. Claro que o utilizador pode e deve ir ao manual ver o que aquilo faz ao certo, mas... sabemos bem que todos fazem isso...
     
  11. cheires

    cheires Power Member

    Se calhar até viu mal o comando, das 2, 1.
    Ou quem escreveu esse comando ainda utilizava discos ide e sendo assim o comando estava correcto.
    Ou quem leu o comando onde leu sda1, devia estar escrito sdb1.
    Pessoalmente aposto mais na 1ª hipotese.
    É o que dá o copy paste alidado ao pouco conhecimento do SO.
     
  12. É o que da meter comandos a sorte com copy/past sem 1º pensar no que se esta a fazer ;P

    o comando mount ai nesse caso servia para alguma coisa, para ver qual era o device correcto. Por alguma razão aparece no tut. E até tem la o aviso.
    ou então introduzir a pen no pc, esperar uns 3 ou 4 segundos e escrever dmesg, as ultimas linhas irao mostrar um sdXX qualquer. em que XX = letra + numero.
     
  13. icebrain

    icebrain Power Member

    Não, o mkfs apenas cria uma nova tabela de ficheiros no início da partição. O mais provável é estar lá quase todos os ficheiros, basta correr um programa de recuperação.
     
  14. jmike72

    jmike72 Power Member

    Boas.

    Instala o testdisk (sudo apt-get install testdisk). Já me safou várias vezes quando tive problemas em discos que se passaram. A última vez estava a instalar o XP no meu media center e sem querer limpei um disco USB de 1Tb onde tinha os meus MP3 e vídeos! Sem grandes stresses, liguei o disco ao portátil e com o testdisk recuperei tudo num instante.

    Miguel
     

Partilhar esta Página