1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acidente com portatil

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Juzhan, 6 de Julho de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 2618)

  1. Juzhan

    Juzhan Power Member

    Olá a todos..
    Hoje a noite correu-me mal.
    1º Portugal perdeu

    2º um "cromo" acidentalmente entornou cerveja para cima do meu portatil >(

    Desliguei logo o portatil, limpei o teclado(que tirei logo na hora), mas quando o liguei começou a apitar feito doido no arranque e não arrancava!

    Pelo que fiz as seguintes operações:
    - Com o teclado fora tentei limpar ao maximo restos de cerveja, que acima de tudo entraram pela grelha de uma das colunas >(

    - Tirei a bateria e tirei a pilha da bios (tem acesso facil pelo exterior)
    - Reiniciei..e o problema continuava!
    - Agarrei numa chave de fendas e tirei a placa de aluminio que se encontrava por debaixo do portatil (iniciamente não queria sair, pelo que apos confirmar que não tinha mais parafusos, forcei ligeiramente e reparei que eesta se encontrava "colada" por massa termica ás costas do socket do processador, como podem ver na imagem abaixo ( a vermelho)

    [​IMG]

    _________________________

    1º Pergunta!! posso substituir essa massa? aquilo parecia mais uma especie de aluminio, ou deixo estar como está já k a chapa de aluminio aquece bastante, sinal que está a conduzir bem o calor?

    ________________________

    2º Apos limpar CUIDADOSAMENTE alguns restos de cerveja, liguei o computador e reparei que tinha uma mancha no ecrã (lembrei-me k a cerveja tb tinha acetado no ecrã e que esta teria "entrado por uma fresta".
    A imagem aparece-me assim...

    [​IMG]

    Tem uma zona que apenas se nota em cores claras, dando a sensação que o ecrã tem mais brilho nessa zona! ( a imagem alem disso aparece bem)

    Tirei uma foto na hora e uma foto 1h depois para ver se haveria alguma alteração (pelo meio fiz uma viagem de carro, 5 mins, até minha casa)

    Foto inicial:

    [​IMG]

    Foto, 1h depois:

    [​IMG]

    (Não têm a melhor qualidade, mas foi o k se arranjou!)

    Como podem ver.. houme uma alteração no tamanho e no formato da mancha!!

    - Acham que isto desaparece com o calor? que pode ser humidade que pode evaporar?

    Não? Então tenho como compor? poderei desmontar o TFT, o use o abrir ele deixa automaticamente de funcionar?... há alguma maneira de compor isto? (secador?)

    _____________________________-

    Entretanto vou deixar o computaor ligado a noite toda, para ver se ha alterações!
    (já desmontei a tampa do portatil e não há, nem residuos de cerveja na tampa onde está o ecrã..pelo k a manca deve ser da cerveja "infiltrada"!

    Por favor dêm-me dicas..
    Estou muito triste! :(
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Bem, eu entornei coca-cola no meu e n tive esses engates, tirando o teclado k ficou algo pegajoso parece k tive mais sorte k tu...

    Epah essa mancha vê se amanhã passou pode ser k com o calor do laptop vá passando... secadores e afins talvez seja muito forte e derreta praí qq coisa... Desmontar o ecrã é capaz de ser complicado, mas se achas que consegues se a mancha não secar parece-me uma boa hipotese...

    Isso debaixo da massa térmica é um CPU ? Podes substituir a massa por Ceramique por exemplo e numa camada fina k pode ser k melhore as temperaturas, mas n é realmente necessário...
     
  3. Morpheus

    Morpheus Banido

    Isso é o ***** e aquela placa servia para dissipar o calor do mesmo...

    Não te metas a desmontar o TFT e se a mancha estiver a ficar mais pequena deixa estar ligado a secar...

    ...para a proxima lembras-te que liquidos ao pé do portatil é perigoso!
     
  4. Squillace

    Squillace Power Member

    Também me aconteceu há umas semanas entornar Coca-Cola num portátil. Tal como tu também o desliguei logo. Deixei-o 2 ou 3 horas desligado e tentei ligá-lo, começou aos bips sem parar.
    Deixei-o assim sem lhe mexer cerca de uma semana. Após isso, decidi abri-lo (por baixo, tirando os parafusos todos). Não deu para fazer grande coisa. Na parte de cima vi que ao forçar um pouco com uma chave de fendas na zona onde tem o botão ON/OFF conseguia retirar essa placazinha e consequentemente consegui tirar o teclado fora.
    Limpei os restos de Coca-Cola e o teclado foi tomar um banhinho ao lavatório! Pus o gajo a secar e voltei a instalá-lo e começou a funcionar 2 vezes em cada 3, a fazer bips quando não dava. O mais provável é a placa do teclado ter ficado danificada...
    Desde então levou um teclado novo (custam 50 euros, pelo menos na Tsunami) e já funciona.

    Mas se o teu tem problemas no monitor a coisa é mais grave.

    Ouvi dizer que há um seguro qualquer que cobre isso, mas não tenho a certeza. Informa-te.

    Boa sorte. :)

    EDIT: quanto à placa do CPU, vais a uma casa de informática e compras pasta térmica. Não ponhas là qualquer porcaria. Aí não devias ter mexido. :D
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  5. Juzhan

    Juzhan Power Member

    o k está debaixo da massa termica não é o CPU, mas sim a parte detras do socket..o CPU encaixa, do outro lado da board!
    Mas sinceramente.. a ver s foto arace-me ser o cipset... eu ontem fiquei tão aborrecido que já nem via bem...

    Quanto à mancha.. vamos lá a ver, para já está mais pequena, pode ser que continue a diminuir! ... ms duvido que diminua mais... e a ver se com o transporte do portatil não volte a "espalhar" a mancha

    Quanto á placa do CPU, tive acesso a ela tirando uma chapa k estava debaixo do teclado, mas para aceder ao CPU tenho k abrir o portatil do outro lado!
    O portatil expirou a garantia em Abril/Maio.. há +/- 1 mes. fui à casa k mo vendeu (*****) e pedi par me ensinarem a desmonta-lo para o poder limpar, mudar masss termicas, etc... E ainda bem k o fiz, se não continuava com BEEPS estupidos e nãosaberia com é k esta cena se desmontava sem partir nada...
    Pra já, tirando essa zona do monitor que está com mais brilho está a funcionar bem... a ver vamos no que isto dá.. mas receio que não dominua mt mais a mancha.

    Thanx


    Era bom k passasse de vez
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  6. trankz

    trankz Power Member

    Grande azar. Boa sorte nisso, espero k fique bom de vez...
     
  7. Juzhan

    Juzhan Power Member

    Update:
    9horas depois do acidente

    [​IMG]

    Como podem ver pela evolução melhorou...

    [​IMG]

    Espero k continue a evoluir positivamente... vou deixa-lo c/ a tampa fechada para ver se seca melhor!.. espero é k com esta fechada a mancha não espalhe
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Arrisco-me a dizer que no estado actual se ninguém soubesse do incidente dificilmente ia apontar isso
     
  9. Juzhan

    Juzhan Power Member

    Graças a Deus!!

    já tive a testar grafica, disco.. e tal e parece estar tudo a 100%.. embora me pareça um pouco mais lento no XP, mas deve ser impressão minha!

    Meti há 1 hora o portatil a correr um programa k uda 100% de CPU, pelo que quece bastante... o resultado da tampa fechastda eá a ser este (apesar de não parecer está melhor. no branco nota-se mt melhor a mancha!)


    [​IMG]

    Update(40 minutos depois):

    [​IMG]
    - As manchas ficaram mais pequenas.. O omputador estava tão quente, por estar ao maximo e de tampa fechada, que até parecia que cheirava a plastico.. quando o Xp crashou por causa do calor.. até fervia.. ) - Ao vivo nota-se um pouco mais.. o tele não tira grandes fotos

    Pode ser k fique a 100% e que não tenha passado de um susto/lição! (Não deixar bebeados aproximarem-se dos meus pcs!)
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  10. Squillace

    Squillace Power Member

    O problema não é propriamente os bêbados. Acontece a toda a gente. Temos é que fazer cuidado quando há liquidos por perto. Eu já aprendi a lição. :)
     
  11. Juzhan

    Juzhan Power Member

    Também eu.. também eu! ( e ainda o outro dia entornei 1 copo de leite para cima do teclado do desktop. e o leite começou a a escorrer até à tomada.. ja devia saber melhor)

    Assunto arrumado...

    95% da mancha evaporou, apenas ficou uma marca.. uma esécie de lista, que ve vê na 1º foto do post, mas muita mais atenuada! Não me parece que já melhore mais.. o resto da mancha foi à vida! :)

    Tirando uma foto de um a um angulo de uns 30º, devido ao contraste, consegue-se ver a mancha, nelhor do que quando se olha de frente.. aqui fica uma foto da mancha, qualdo se olha de lado ou por cima para o ecrã

    [​IMG]
    (mas esta já não vai sair)

    De frente vê-se assim:

    [​IMG]

    Já corri programs de test.. sugeitei-os a programas para testar OC, a ver se o processador tb me gerava erros e tal, mas tudo 100%.

    É pena ficar com esta risca.. quase invisivel.. só quem sabe é k a vê, mas para o susto que apanhei.. e ainda por cima o gajo já se estava a cortar, a dizer que não tinha enotrnado nada.. se umas 10 pessoas não tivessem confirmado, nem admitia!! Falta de civismo e de formação!

    A minha aventura acaba por aqui.. a ver se qq dia compro masa termica de ceramica e se meto alguma no processador e outra no chipset!

    Obrigado a todos!
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  12. Morpheus

    Morpheus Banido

    pera, podes meter Artic Silver 5 em vez da Ceramic que é melhor e não é condutora, espalhas uma camada finissima com um cartão plastico (um visa expirado por exemplo) e ficas com a pasta termica bem espalhada... para além de ser a melhor pasta do mercado!!!
     
  13. Juzhan

    Juzhan Power Member

    OK, thanx..
    Como podes ver, sou da Guarda e aqui por estas bandas, não encontro disso. (Há 1 mes andei a procura e apenas têm massa termmica simples)

    Tenho quem me traga semanalmente qq coisa da *****, mas de momento está esgotada, quer uma que outra.. aguardo que fique novamente disponivel... tou a ver k se vende mt!

    Ou então qd for de ferias já compro!
     
  14. sike

    sike I'm cool cuz I Fold

    Bem que sorte que tiveste. Se fosse cmg de certeza que ficava logo sem portátil :( , com a sorte que custumo ter ...
     
  15. Squillace

    Squillace Power Member

    Yap, Arctic Silver não há melhor. Eu tenho aqui uma bisnagazinha mínuscula de Zalman Thermal Grease.
     
  16. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    e o gajo q entornou a cerveja vai sair impune ????
     
  17. Juzhan

    Juzhan Power Member

    Ainda tenho k falar com ele.. mas como isto ficou a funcionar bem... apenas lhe vou mandar um seremão!

    Como não teria problemas em encontra-lo (cidades pequnas), sse tivese avariado e ele n kisesse saber, ia fazer queixa à policia.

    Para mim é um grande prejuizo avariar o portatil

    PS: Como podem ver.. já não se nota nada, a não ser que se observe ao promenor!

    [​IMG]
     
    Última edição: 6 de Julho de 2006
  18. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Ainda bem que ficou bom, tiveste sorte (e bons reflexos). Já levei o meu portátil a festas, mas agora que tenho conhecimento desse caso vou ter imenso cuidado, ou deixá-lo mesmo em casa. Eu morria se ficasse sem portátil numa situação desse género!
     

Partilhar esta Página