[Colunas] Aconselhamento de sistema 5.1 ELAC UNI-FI

BziPedro

Membro
Boas, desde já agradeço pelas respostas e conselhos que me possam dar os mais entendidos na matéria.

Estou à procura de montar um sistema 5.1 para Home Cinema e Música.
Após inúmeras horas a investigar cheguei à conclusão que é um mundo extremamente confuso, mesmo depois de se estabelecer um budget.
Nesse seguimento foi-me proposto um sistema composto pelo seguinte:

  • Frontais LR - Elac Unify FS U5
  • Central - Elac Uify CC U5
  • Surround - Elac Unify BS U5
  • Subwoofer - SVS Serie 1000
  • Processador/Amplificador Denon AVR - X4500H
Tudo isto para um valor aproximadamente de 4400€ (que está dentro do budget inicial estabelecido)

O que gostava de ouvir dos entendidos é se será este o melhor conjunto possível ou se, ao nível das colunas, poderão existir outras opções com melhor qualidade (mesmo tendo que estender um pouco o budget +/- 10%)

No que toca ao espaço a estamos a falar de um open space com 4,5m largura por uns 8m comprimento (onde ficariam as colunas traseiras junto ao tecto (pé direito de 2,5m)

Um muito obrigado.
 
Última edição:
Melhor conjunto obviamente por varios motivos é algo que nao existe, agora tens que ver se é o sistema dentro do teu orçamento que gostas mais e vendo o material presumo que a proposta seja da ultimate audio, portanto so ha uma hipotese obvia.

Ouves e ves se gostas e ja agora tb seria conveniente visitares outras lojas e ouvires outras alternativas, pois 4000€ nao sao 4€...
Alternativas em relaçao a colunas sao imensas e em relaçao ao receiver existem menos mas tb existem algumas, agora o trabalho (que acho a parte mais interessante e educativa!) sera visitares umas lojas e veres/ouvires alternativas mas pessoalmente evitava 5 colunas de baixa impedancia (como essas elac) para uma sala grande.

O que achaste do conjunto que referes, gostaste??

O mundo do audio é relativamente simples, existem felizmente sao imensas alternativas e o gosto é algo pessoal e instransmissivel portanto mesmo que cada vez mais se esqueçam que felizmente existem lojas de audio (por algum motivo!), deviam ouvir e "educar" o gosto e nao comprar as cegas como quem compra uma torradeira!

Aproveita, boas compras :)
 
O conjunto que ouvi ate foi o debut com bookshelf’s à frente e atrás. Especificamente este sistema não ouvi nesta configuração.
E sim, bullseye em quem fez a proposta. Já li bastante e o que vou começando a perceber é que realmente só ouvindo é que se pode escolher. Mas entretanto chegam as questões técnicas e, para essas, facilmente serei enviesado por quem está a propor.
Aqui a minha questão é, no Porto que opções existem de lojas para poder ouvir e testar?
Em relação à questão da impedancia também já li que, estas em particular, tem baixa mas ainda não percebi ao certo a implicação directa disso.
Daí estar a pedir (e desde já agradeço a opinião dada) sugestão, dentro do budget apresentado, para um sistema deste tipo. Até para ir visitando as lojas poder ter alguma referência do que pesquisar.
 
Aqui no Porto (cidade) tens a *****, Luz e som, Ultimate Audio e a Som e Arte.
Depois existem lojas nos arredores, Vila Conde e Aveiro (aqui nao é bem arredores!).

Cada uma dessas lojas comercializa marcas distintas portanto je podes ver/ouvir outras alternativas desntro do teu orçamento.

Uma coluna com impedancias baixas, 2/4 ohm exige muito mais de um amplificador, é uma "carga" pesada e quanto mais puxares pelo amplificador pior, mas nao tem a ver com exigencias de potencia (watts) do amplificador mas sim se o mesmo tem ou nao "corrente" para debitar as mesmas e isso ha forma de se aferir e alem do mais, mesmo sendo um modelo ja de gama media/alta (o Denon) os transformadores dos receivers sao geralmente muito inferiores aos dos integrados stereo.
Geralmente o ideal sao colunas de 8/6ohm embora exista uma teoria em que colunas de baixas impedancias sao superiores...

Pensa como o peso de um carro, uma coluna exigente a nivel de impedancia pesa mais 500kg do que uma coluna com impedancia elevada e estavel, portanto dois carros com a mesma potencia e binario, vao ter comportamentos distintos pois um pesa mais 500kg!

Um amplificador de 2*50w 8ohm, 2*100w a 4ohm e 2*200watts a 2ohm tem muito mais corrente para debitar do que um de 2*200watts a 8ohm, 2*250 watts a 4ohm e 2*300watts a 2ohm, alem do damping factor mas isso nao interessa para aqui!

Visita as lojas referidas e depois conta...
 
Segue o excelente conselho do Shiseido e vai visitar umas tantas lojas. Nunca fui à *****, mas tenho ouvido as melhores referências à loja. Neste momento têm lá umas SVS Prime Tower de demo, que ficam a um preço brutal - combinadas com as restantes colunas da gama Prime, acho também uma excelente alternativa. O que poupas nas colunas, investe num sub superior

Já tive as Elac Unify FS U5 cá em casa e não as achei nada de especial ligadas ao meu Denon 4311. No entanto um amigo meu tinha umas Unify BS U5 ligadas a um Hegel H90 e aquilo tocava muito bem. Também já ouvi muita gente a dizer que na série Unify, as BS são uma excelente escolha, mas as FS "saíram ao lado". Sinceramente não ouvi as duas nas mesmas condições, pelo que não posso confirmar isto.

É importante perceber que a sinergia entre componentes e preferências podem fazer toda a diferença. No meu caso, a escolha acabou por recair nas MA Silver.

Quanto à fonte de alimentação do Denon X4500h, creio que é mais um problema nas gamas de entrada, e os testes feitos mostram que estes bichos melhorzitos por vezes têm até mais potência do que a anunciada. Para mim o "drawback" dos receivers é a nível de pre-amplificação, mas no 4500h já estás num patamar bem elevado onde esse problema é menor. É um excelente receiver que não terá problemas em puxar mesmo por colunas um pouco mais difíceis como essas ELAC (quer dizer, dependerá também dos volumes a que pretendes ouvir :lol:).
 
@BziPedro A ***** que o miguel referiu é a loja de Vila do Conde.
Se amanha puderes, da um salto a ***** pois recebi ha pouco uma sms (ja apagada) com publicidade ao facto de amanha estarem com 30% desconto no material de exposiçao (estranho ser so amanha mas...) e puderes ouvir por ex isto https://www.*****.pt/pt/catalogo/oportunidades/colunas/demo-sonus-faber-chameleon-t/, mas como referi se es aqui da Imbicta tens varias lojas para visitares...
 
Desde já obrigado pelas sugestões. Estou a tentar organizar uma visita guiada as várias lojas para seguir o vosso conselho. Entretanto tb estive a ver mais algumas situações mas confesso que é confuso. Principalmente quando o nível de conhecimento das várias marcas é pouco
 
O conhecimento (como em tudo!) obtem se essencialmente com longos kilometros de pratica e nao com leitura (tem o peso q tem), ao ires a lojas e ouvires sistemas de som, ao conversares e mexeres alem de tudo, aprendes sempre um pouco.

Para mim pessoas com longos testamentos, dissertaçoes tecnicas e mais nada, com experiencia pratica a nivel sonoro reduzida ou nula (agora com a net ha informaçao tecnica ate para um gaijo se armar em medico...) valem como diria o outro, bola, ou nada....
Fazendo o paralelismo, deve haver muito gaijo virgem que ja leu 5 vezes o kamasutra...
Isto foi so um desabafo!
;)
 
Aposto o meu testiculo esquerdo noutra hipotese....:004::004:

Tinhas de mandar a farpa... :205:na altura as FS5 tocaram iguais às KEF Q55.2 - já as Monitor Audio Silver RX6 fizeram uma diferença brutal. E depois o salto para as Silver 8 foi também significativo (que também não são fáceis de conduzir). Mas é bem provavel que as FS5 casassem mal com o meu Denon. Mas citando outra pessoa numa conversa de outro forum "Já ouvi as duas, as B5 e as F5, e na minha opinião as B5 dão 10 a 0 às F5"
 
Tinhas de mandar a farpa... :205:na altura as FS5 tocaram iguais às KEF Q55.2 - já as Monitor Audio Silver RX6 fizeram uma diferença brutal. E depois o salto para as Silver 8 foi também significativo (que também não são fáceis de conduzir). Mas é bem provavel que as FS5 casassem mal com o meu Denon. Mas citando outra pessoa numa conversa de outro forum "Já ouvi as duas, as B5 e as F5, e na minha opinião as B5 dão 10 a 0 às F5"
Estranharias se nao mandasse eheheheh
Agora mais a serio, nunca ouvi as elac mas nao me supreende mesmo nada que a monitora toque melhor do que uma coluna de chao "cheia" de drives, mesmo nada....!

Outra "historia", existe um camarada de armas deste forum (e nao so) que por acaso tem umas ma rx (nao sei se sao as 2 ou a versao de chao) e espero nao me enganar, usava um receivers pioneer gama media e quando mudou para as ma rx comprou um yamaha gama alta (ou vice versa) e as colunas so ganharam alma quando obviamente comprou um integrado, o hegel (nao sei se é o que referes ou o modelo abaixo), hegel esse que infelizmente nunca ouvi...:shifteye:
 
Sim, lembro-me de ter lido... mas tenho ideia que não eram as RX2, mas sim as RX8... umas colunas bem difíceis de controlar e de casar com a sala. Aliás, é muito comum haver quem diga que as RX6 eram "melhores" do que as RX8, mas na realidade creio que o problema das RX8 é conseguir conduzi-las e acima de tudo conseguirem casar com a sala.

Houve muitas mudanças das RX8 para as minhas Silver 8 (para além das mudanças de materiais e de crossovers, deixou de ter porticos à frente e atrás e passou só a ter atrás, e o woofer de médios é mais pequeno), e o que é certo é que se transformou numa coluna que recebeu "rave reviews" por todo o lado... Impressionante que apesar de ter vendido imenso, foi muito difícil comprar umas (aqui em Portugal durante meses só apareceu um par, mas era em branco). Quem as comprou não se desfaz delas facilmente. Do que já ouvi das novas Silver 300 e a avaliar pelas reviews, são muito parecidas, talvez um pouco mais refinadas... pena aquela chapa metálica em forma de pêra que envolve o tweeter e o woofer de médios... IMHO estragaram a estética das colunas.
 
o pessoal nao acredita, quando estão a entrar neste mundo, que o amplificador talvez tenha de custar mais que as colunas para tocar bem...

eu próprio não acreditava....
 
o pessoal nao acredita, quando estão a entrar neste mundo, que o amplificador talvez tenha de custar mais que as colunas para tocar bem...

eu próprio não acreditava....
Para mim a parte mais relevante sempre foi a amplificaçao (e sempre defendi isso), existem varias façoes (umas defendem a fonte e outras a coluna) e cada uma com os seus argumentos mas pessoalmente, mal por mal sempre preferi ter colunas de 100€ num amp de 1000€ do que colunas de 1000€ num amp de 100€, isto levando ao extremo pois obviamente ha que haver um certo equlibrio.
 
Última edição:
Ora, algum update após uma primeira visita.
Fui a uma visita para ouvir mais algumas opções e confesso que só se torna mais difícil porque depois de ouvir lá se vai a ideia do orçamento :D
Contudo, após esta visita e depois de ter ouvido umas Dynaudio X ***** coisa em stereo (fiquei abismado com o som daquilo), e um sistema cinema com umas MA Silver 300 (com um sub de outro mundo - SB16 Ultra), pedi uma opinião para aquilo que pretendo.

Recebi duas opções:

SISTEMA #1
Denon AVR-X4500H
DALI Oberon 7
DALI Oberon centre
DALI Oberon 1
SVS SB4000

Este dentro do orçamento inicial

SISTEMA #2
Denon AVR-X3500H
Roksan K3CD
Roksan K3AMP
MA S300
MA SCentre
MA S50
SVS SB4000

Este fora de orçamento mas com algumas coisas que não incluirei e outras que talvez troque.

Já sei o que têm a dizer em relação às comparações, mas, olhando aos sistemas que já aqui apresentei, qual a vossa opinião? Fariam alterações? outras hipóteses relevantes para tentar ouvir?

Obrigado desde já
 
Ui, qualquer um dos sistemas são muito bons, claro que o segundo, com CD e amp stereo da Roksan atiram o conjunto já para outro patamar.

Conheço bem as MA Silver e gosto muito. As Dali Oberon nunca ouvi mas conheço muita gente que as tem elogiado bastante - no Audioshow deste ano a malta toda ficou abismada com o som que uma loja tinha com estas colunas.

Esse sub é brutal, não há muito a dizer.

Agora a decisão terá de ser tua: avançar ou não para o sistema com o amp integrado + leitor de CD; escolher entre Dali Oberon ou MA Silver.
 
Ora, algum update após uma primeira visita.
Fui a uma visita para ouvir mais algumas opções e confesso que só se torna mais difícil porque depois de ouvir lá se vai a ideia do orçamento :D
Contudo, após esta visita e depois de ter ouvido umas Dynaudio X ***** coisa em stereo (fiquei abismado com o som daquilo), e um sistema cinema com umas MA Silver 300 (com um sub de outro mundo - SB16 Ultra), pedi uma opinião para aquilo que pretendo.

Recebi duas opções:

SISTEMA #1
Denon AVR-X4500H
DALI Oberon 7
DALI Oberon centre
DALI Oberon 1
SVS SB4000

Este dentro do orçamento inicial

SISTEMA #2
Denon AVR-X3500H
Roksan K3CD
Roksan K3AMP
MA S300
MA SCentre
MA S50
SVS SB4000

Este fora de orçamento mas com algumas coisas que não incluirei e outras que talvez troque.

Já sei o que têm a dizer em relação às comparações, mas, olhando aos sistemas que já aqui apresentei, qual a vossa opinião? Fariam alterações? outras hipóteses relevantes para tentar ouvir?

Obrigado desde já
Nao te colocaram a possibilidade de comprares dois SB2000?

Quando andava a procura de um integrado ouvi esse roksan, gostei mesmo muito.

Também partilho da opinião de que é preferível gastar mais dinheiro na amplificação do que nas colunas, neste caso e para ambas as opções a margem de risco é pequena, é mesmo uma questão de gosto e carteira.

Atenção ao tratamento acústico da tua casa, poderás verificar que o som ouvido em loja possa ser diferente da tua sala.
 
Última edição:
Atenção ao tratamento acústico da tua casa, poderás verificar que o som ouvido em loja possa ser diferente da tua sala.
É sempre diferente ;)

@BziPedro Desculpa la pah mas nao tem logica, entao na opçao 1 tens um receiver e colunas, na opçao 2 tens alem do receiver e colunas, mais um integrado e leitor de cds (alem do valor ser outro!), sao opçoes incomparaveis!
Se usas cds e queres o melhor possivel a nivel de som, a opçao 2 sem duvida (pelo menos na configuraçao de equipamentos!) mas ouves e ves qual gostas mais e depois é facil, compras essa!
 
@o santo as hipóteses colocadas foram a sugestão de quem estava na loja e com algumas limitações em relação ao posicionamento de colunas/sub. Mas tb será uma hipótese a verificar. (de resto a intenção deste post é mesmo essa, tentar encontrar um consenso numa matéria complexa e que muito dificilmente será comparável e passível de apontar bom ou mau). E sim, tenho noção que o tratamento acústico (que não existe na minha sala) pode levar a um a diminuição da performance das colunas. Daí esta discussão porque já li algures que existem colunas mais difíceis e mais sensíveis a esse tipo de situação.

@shiseido claro que não tem lógica. Eu pedi uma opção dentro do orçamento e outra que fosse sugestão da loja. A questão que se colocou foi que após ouvir as Dynaudio perguntei de que forma poderia ter aquele tipo de efeito stereo dentro dum sistema home cinema e a sugestão foi esta. É uma hipótese que poderá ser executada já ou no futuro. A minha questão aqui resume-se aos equipamentos que estão a ser propostos (receiver e amp) e às colunas propostas (saber se existe algum benefício, conhecido por quem tenha mais experiência, do ponto de vista técnico que sobreponha umas às outras).

Acaba por ser um apontar de pequenos pormenores para gradualmente poder ir definindo uma aposta :D

E desde já vos volto a agradecer a contribuição que têm dado e a qual valorizo imenso.
 
Back
Topo