AçorOS

Minguno

Power Member
Muito melhor do que o esperado o AçorOS é um digno representante Português do Linux ou GNU/Linux mantido por cá por amantes do Software Livre, Kernel ou da ética/teórica do livre (GPL, CL).

Grata surpresa devo dizer a que me caiu no teste, desempenho muito bom em máquinas em que desejamos fluidez e quem sabe uma opção funcional para equipamentos de 512 MB Ram para cima, máquinas antigas ou assim consideradas ao dia de hoje mas que ainda podem servir para muita coisa e para muito mais do que se imagina pois como sabemos o GNU/Linux é um sistema ultra rápido e muito fácil de manter.

Vejamos então o teste , o aspecto é muito bom , colorido que baste com presença definida para ser um LXDE está até optimizado como pouco se tem hoje em dia.

Em Português , sim já tem muita da interface toda em português (nesta altura ainda testo uma Beta)

Programas muito bem escolhidos e nem por isso são poucos, vamos lá ver o vlc, o chromium, um centro de aplicações ... .

Desempenho que dificilmente sobressai dos 300 MB Ram naquele tipico abre e fecha de aplicações .

Fluidez - rápida, não trava.

Gráficamente o modo live não dá granes problemas de rendimeto dos X .

Uma base Debian e um Kernel 4....

Tudo o que um usuário Português quer , uma base que facilita toda a configuração que depois cada um fará.

Algumas screens →

MHjTFcvqYzMe.png


jyljuHYvnCdk.png


kE4kD8NCij0M.png


Esta Beta é já uma madura ISO Linux , que não tardará a ser publicada creio eu.

Nota 10 em 10.

Uma distribuição que fala Português , chegada dos Açores e que livremente voa por terras de usuários Linux portugueses, certamente um motivo que baste para a usar , testar e quem sabe visitar a miúdo e formar uma comunidade nela mais activa ficam os links , e os meus parabéns ao Manuel Rosa desenvolvedor do AçorOS por tão belo trabalho .

https://sourceforge.net/projects/acor-os/


[youtube]

Um LXDE belo e ultra rápido!
 
Última edição:
Experimentei-o há uns tempos (mais de um ano, julgo eu), mas ainda tinha uns quantos bugs.
Vou-lhe dar outra oportunidade.

Eu experimentei o sistema e devo dizer que com uma base Debian os Bugs tendem a ser poucos ou seja os bugs existentes com muita probabilidade estarão numa derivação assim como numa distro mãe a não ser que haja versões Kernel diferente, certo é que o AçorOS tem uma personalização muito aceitável do ambiente LXDE é diferente e acrescenta os locales PT enfim uma base em PT o que a um usuário local dá sempre muito jeito não perderemos horas com actualizações de pacotes idioma etc... São vantagens.
Por outro lado o facto dos bugs existirem não é por aí além é até normal e eles são mais preponderantes em projectos mais pequenos que os podem portar mas podem ou não ter a comunidade suficiente para os contornar, quantos mais usuários tiver o AçorOS mais nivel de suporte terá. Para mim do que vi só posso dar nota elevada , simples e bonito e em PT.
 
Uma aposta interessante baseada no Debian 11 Bullseye, ao contrário de muitas ubuntu-based.
Agora não encontro é changelog / news e o forum próprio nem é atualizado :/
 
Uma aposta interessante baseada no Debian 11 Bullseye, ao contrário de muitas ubuntu-based.
Agora não encontro é changelog / news e o forum próprio nem é atualizado :/
Tens de seguir o canal do Manuel Rosa no youtube, é lá que ele vai fazendo diretos ou colocando vídeos sobre a Distro.
Ele está sozinho a manter tudo o que envolve a Distro e comentou num vídeo que tem um site que está a desenvolver para o projeto, o Açor tem alguns canais de uso inclusive site mas essa parte agora está em reestruturação, acho eu.

É uma pena que muitos projetos como o do Manuel não só sejam pouco vistos como também pouco valorizados, faz muito tempo que ele devia ter apoio e quando falo em apoio é apoio público institucional neste caso nos Açores - escolas, empresas, instituições de ensino enfim daqueles que devem valorizar quem tanto faz sem nada pedir em troca, mas é assim as pessoas pouco ligam e os que ligam é por gosto meramente, isso sim não tenhamos dúvidas que muito se perde basta ver que projetos hoje muito valorizados como Raspberry, Arduino, Distros Linux, suporte parcelar Kernel etc nasceram de ideias e muitas vezes o que precisam é de uma ajuda de outros que ajude a potenciar a ideia em qualquer que seja o sentido.

Por citar como nasceu por exemplo a ideia do Raspberry Pi →

El administrador de la fundación, Eben Upton, se puso en contacto con un grupo de profesores, académicos y entusiastas de la informática para crear un ordenador con la intención de animar a los niños a aprender informática como lo hizo en 1981 con el ordenador Acorn BBC Micro.1920 El primer prototipo basado en ARM se montó en un módulo del mismo tamaño que una memoria USB. Tenía un puerto USB en un extremo y un puerto HDMI en el otro.21

Hoje em dia as escolas UK estão cheias de projetos Raspberry Pi.

Tal qual ideias mais diferentes ou similares se forem valorizadas acrescentam algo se não forem vão mantendo-se enquanto quem faz por gosto as mantem.

Site → → [URL]https://acoroslinux.directorioforuns.com/forum[/URL]

https://acoroslinux.directorioforuns.com/forum
https://www.youtube.com/channel/UC-hpvEkDpKBX27yHUm4nBMQ

Deixo alguns links que encontrei, se tiverem dúvidas comentem nos comentários do youtube do seu canal o Manuel responde sempre que pode e possa.
 
Back
Topo