Acréscimo á minha rede (help!)

20COMER

Power Member
Meus amigos...
Peço imensa desculpa por me repetir (pois ja tinha aberto uma thread do género que se revelou infruitifera.. ) e por talvex estar a fazer uma pergunta que já tenham esclarecido a alguém e que eu por falta de atenção não tenha lido.
É o seguinte:
Tenhu o meu PC ("Habitual") que tem uma placa de rede comum 10/100 pois ao fim-de-semana ligo smp um portátil em rede ao meu PC. Acontece que agora estou a acabar o meu projecto de Modding e brevemente vou querer pô-lo operacional, em rede com estes dois.
Sendo assim, o que quero é que alguém me faça uma lista completa de todo (mas todo.. :p) o material que necessito e que faça uma especulação sobre a média de preçoes de cada componente ou uma estimativa de qto me vai ficar ao todo este "acrescimo á rede".

Aguardo Respostas.

Um Abraço...
20COMER:004:
 
Hm... se bem percebi, tens dois computadores (desktop e portátil) que se ligam por um cabo de rede.
Para ligares um terceiro (ou quarto, quinto, sexto, etc) computador em rede vais precisar de arranjar um hub ou switch, ao qual ligar as máquinas todas, e 3 cabos cat5:

1 placa de rede em cada PC
- presumo que já tenhas

1 hub ou switch
- a partir de uns 40€

3 cabos cat5 "straight" c/fichas RJ45
- 0.50€/metro , 0.10€/ficha

Pela minha experiência, um hub 10mbit dá perfeitamente para ter a rede a funcionar e mesmo fazer uns joguitos. Mas para trocar ficheiros grandes a velocidades decentes o ideal é um switch 10/100Mbit. Obviamente, os preços variam...
 
Obrigado pela prontidão de resposta StormhawK..
Só esperava resposta amanhã... quer dizer, mais daqui a bocado:) .
De qquer maneira... tocaste no ponto que eu queria... HUB ou switch??
Quais as diferenças... Funcionalidades... ?Vantagens/Desvantagens..?
Gostava que me iluminasses um pco sobre essa questão pois já estive perto de comprar uma switch em segunda mão mas resolvi esperar.

Obrigado.



Um Abraço...
20COMER:004:
 
Ok alguem me corrija se eu estiver enganado.

A principal diferença entre um hub e um switch tem a ver com a maneira como ambos funcionam, enquenta que o hub manda os pacotes para todos os endereços q a ele estiverem ligados e so o computador certo os aceita, o switch lembra-se dos mac adresses das maquinas que lhe estao ligadas fazendo uma gestão bem mais optimizada do trafego que lhe é enviado apenas enviando os pacotes q recebe para o endereço que lhe é pedido. Isso em larga escala faz com que ganhes bastante tempo agora numa rede pequena nao sei ate q ponto sera ou nao vantajoso em termos de diferenças de preços.
Sendo so 3 maquinas que pretendes ter em rede não sei se valera tanto a pena.
 
pah 20comer....

apenas te posso informar acerca da minha experiência....
tenho 3 computers ligados em rede (2 desktops + 1 portátil) com recurso a um hub....

e funciona na perfeição, ateh parece k nem existe partinha da largura de banda... excepto claro, se todas as máquinas estiverem a fazer downloads a 40 kps lol....

por isso se partires para a solução de hub n tens kalker problema....penso eu de k, :001:
 
sim, com hub n deves ter problemas...


pergunta idiota:é possível em vez do hub usar uma outra placa de rede e usando cabos crossover ter um dos computadores com 2 placas de rede e os outros 2 ligados a esse com crossovers??? penso que sim, mas n tenho a certeza.
 
Originally posted by Chip
sim, com hub n deves ter problemas...


pergunta idiota:é possível em vez do hub usar uma outra placa de rede e usando cabos crossover ter um dos computadores com 2 placas de rede e os outros 2 ligados a esse com crossovers??? penso que sim, mas n tenho a certeza.

Poder acho que podes mas depois tens de ter um router por software a ligar essas duas "redes"acho eu.

Quanto à questão inicial basta cada PC com uma placa de rede e um switch que hoje em dia se vende (5 portas acho) a 35€.

Eu arranjei um Hub de 18 portas (10Mbit) usado por 5€ LOOOOL :-D
 
e lembrem-se que segundo a regra o comprimento minimo para o utp entre activos é de 2 metros, não usem portanto os chicotes de 1 metros

e porque existem se nao podem ser usados !?

sao patchs para usar num bastidor ligado a cablagem estroturada que a tipica loja de informatica vende por total ignorancia.
 
Originally posted by Triston
Ok alguem me corrija se eu estiver enganado.

A principal diferença entre um hub e um switch tem a ver com a maneira como ambos funcionam, enquenta que o hub manda os pacotes para todos os endereços q a ele estiverem ligados e so o computador certo os aceita, o switch lembra-se dos mac adresses das maquinas que lhe estao ligadas fazendo uma gestão bem mais optimizada do trafego que lhe é enviado apenas enviando os pacotes q recebe para o endereço que lhe é pedido. Isso em larga escala faz com que ganhes bastante tempo agora numa rede pequena nao sei ate q ponto sera ou nao vantajoso em termos de diferenças de preços.
Sendo so 3 maquinas que pretendes ter em rede não sei se valera tanto a pena.

Axo ke n há melhor explicação :)

Por acaso tenho em casa um switch de 8 portas 10/100 pk comprei-o por 60€, ke na altura era +- o mesmo preço dos hubs 10/100... Se tiverem a hipotese de arranjarem da mesma maneira ke eu... por ke nao um switch? :001:
 
Mmmm ok.. obrigado a todos.
Logo vejo akilo que compro dependendo da diferença de preços.
Vo fazer um estudo de mercado para avaliar a melhor compra.

+ 1ma vex Obrigado!


Um Abraço...
20COMER:004:
 
Originally posted by WarLock
e lembrem-se que segundo a regra o comprimento minimo para o utp entre activos é de 2 metros, não usem portanto os chicotes de 1 metros


Eu tenho uns quanto chicotes IBM de 1.5m para ligar os PC's às tomadas da parede e nunca tive problemas.

Porque é que as regras dizem que o cabo tem de ser maior que 2m?

...e se existem activos tb existem passivos? Em caso afirmativo, o que são e como se distinguem?
 
Originally posted by Mig
Eu tenho uns quanto chicotes IBM de 1.5m para ligar os PC's às tomadas da parede e nunca tive problemas.

Porque é que as regras dizem que o cabo tem de ser maior que 2m?

...e se existem activos tb existem passivos? Em caso afirmativo, o que são e como se distinguem?

1º- se tens tomadas de parede, contando com com esses patch cables, já tens mais de 2m...

2º o pk de os chicotes terem de ser com mais de 2m, n sei...

3º os activos ke sao referidos devem de ser computador <-> switch/hub

p.s.: se alguma errada no ke disse, agradeço ke me corrijam... :die:
 
Back
Topo