1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Activar Cool'n'Quiet da AMD

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por topeoli, 1 de Julho de 2005. (Respostas: 8; Visualizações: 1957)

  1. topeoli

    topeoli Power Member

    1-Cool'n'Quiet, o que é?


    Este artigo destina-se principalmente a utilizadores de processadores Althon 64, isto porque este é o único processador que beneficia da tecnologia Cool'n'Quiet da AMD.


    Esta tecnologia permite diminuir a frequência de funcionamento do processador quando este último é pouco solicitado diminuindo o Vcore
    (similar a tecnologia utilizada com os processadores de pc portáteis: PowerNow! da AMD e SpeedStep da Intel), esta tecnologia permite assim reduzir a velocidade do cooler cpu (e até para-lo em certos casos) quando o cpu é pouco solicitado, melhorando assim a dissipação térmica do CPU, o que permite baixar as temperaturas, melhorar a duração de vida do seu processador e diminuir a sua factura de eletricidade.


    A frequência resultante da aplicação da tecnologia Cool'n'Quiet depende do tipo de processador utilizado, o Athlon 64 3200+ 1.5V 2.2Ghz Newcastle, por exemplo, pode baixar até 1Ghz a 1.1V com a tecnologia Cool'n'Quiet, o que representa uma passagem de uma dissipação térmica de 70W a 20W.


    Claro que para beneficiar ao máximo de esta tecnologia é preciso ter um cooler CPU auto-regulado, o que vai permitir diminuir, ao mesmo tempo que a frequência, a velocidade do Cooler e da mesma forma o nível de ruido emitido.


    Quando o seu pc volta a ser utilizada ao máximo das suas capacidade, a tecnologia Cool'n'Quiet volta a subir a frequência.
    O driver da AMD verifica 30 vezes por segundo a necessidade de diminuir ou aumentar a frequência.




    2-Material necessário


    No entanto esta tecnologia Cool'n'Quiet não esta activada em "default" e é assim preciso activa-la manualmente.


    Antes de vermos como fazer para activar esta tecnologia vamos falar do material necessário para poder beneficiar do Cool'n'Quiet.


    Precisamos assim de um processador Athlon 64 (pois a tecnologia Cool'n'Quiet so esta presente nos processador A64), de uma motherboard compatível com o Cool'n'Quiet (como por exemplo a ASUS K8V SE) e de um sistema operacional compatível (como o Windows XP).


    Lista de todas as motherboards compatíveis com a tecnologia Cool'n'Quiet:Aqui


    Se estas três condições estão reunidas, então você pode , e deve beneficiar da tecnologia Cool'n'Quiet da AMD.




    3-Activar o Cool'n'Quiet


    A primeira manipulação a realizar é a activação no Bios da tecnologia Cool'n'Quiet, para isso vamos no Bios activar a opção "AMD Cool N'Quiet" que esta disponível no menu "Advanced => CPU Configuration".


    Depois disto é preciso instalar o driver compatível no Windows XP, para isso vamos fazer o download do driver no site da AMD:Aqui


    Depois da instalação do driver vamos passar a ultima etapa da activação, vamos para isso ir ao "Painel de controlo", "Opções de energia" e escolher a opção "Gerenciamento mínimo de energia" na parte "esquemas de energia" e validar com "OK".


    Para os outros sistemas Windows (98,2000..) um novo ícone aparece no "Painel de controlo", o "AMD's Cool'n'Quiet (tm) Technology", é a partir de aqui que se activa a tecnologia Cool'n'Quiet, para isso basta por a opção "Performance" em "Automatic Mode".


    A tecnologia Cool'n'Quiet esta agora activada, e pode verificar os resultados com CPU-Z por exemplo.


    Nota:Para os utilizadores que realizaram um overclock do seu pc é preciso ter algum cuidado com a tecnologia Cool'n'Quiet, pois esta última diminui a frequência do cpu quando este último não é solicitado, e volta depois a po-lo a sua frequência normal voltando a por o coeficiente multiplicador no seu valor de origem (e você pode assim perder os seus parâmetros de overclocking).

    post original: Darkfly AKI

    Faz muito jeito agora no calor pois diminui em mt a temperatura do processador em idle (pode a mt gente fazer poupar umas massas!!!) espero que de jeito a algumas pessoas!

    Fikem bem!!!
     
  2. NeoToPower

    NeoToPower 1st Folding then Sex

    Há umas pequenas incorrecções.... essa tecnologia ñ é exclusiva aos a64. Os XP barton Mobile tb dispõe disso pois a minha asus a7n8x deluxe permite activar o Coll'n'quiet. Ñ sei é se os barton desktop permitem... é questão de experimentar com o meu, embora pra ñ me interesse nada essa tecnologia... isto está sempre a 100% no folding :D
     
  3. danizito

    danizito Power Member

    epá, olha q copiast o texto mas eskecest-t dos links :(
     
  4. topeoli

    topeoli Power Member

     
  5. CA3iR0

    CA3iR0 Banido

    O meu barton locked não deve ter isso...

    Plo menos não vejo nada na bios da A7N8X-X :mad:
     
  6. NeoToPower

    NeoToPower 1st Folding then Sex

    Eu na minha a7n8x deluxe csg activar isso mas ainda ñ confirmei se funciona.
     
  7. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    nao liguem isso deixem tar desligado fassam oc manualmente lol.
     
  8. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Existe para linux (tb é capaz de existir no windows) uns modulos que controlam a freq e tensão dum cpu numa nf2. So que fazem por FSB em vez de ser multiplicador. Mas dá jeito quando o pessoal não está a usar o computador não é preciso ter um akecedor no quarto.
     
  9. blastarr

    blastarr Power Member

    O primeiro CPU a beneficiar de PowerNow/Cool'n'Quiet não foi o Athlon XP "Barton" Mobile, mas sim o Athlon MP, para servidores com até 2 CPU's por board.
     

Partilhar esta Página