Activar Cool'n'Quiet da AMD

topeoli

Power Member
1-Cool'n'Quiet, o que é?


Este artigo destina-se principalmente a utilizadores de processadores Althon 64, isto porque este é o único processador que beneficia da tecnologia Cool'n'Quiet da AMD.


Esta tecnologia permite diminuir a frequência de funcionamento do processador quando este último é pouco solicitado diminuindo o Vcore
(similar a tecnologia utilizada com os processadores de pc portáteis: PowerNow! da AMD e SpeedStep da Intel), esta tecnologia permite assim reduzir a velocidade do cooler cpu (e até para-lo em certos casos) quando o cpu é pouco solicitado, melhorando assim a dissipação térmica do CPU, o que permite baixar as temperaturas, melhorar a duração de vida do seu processador e diminuir a sua factura de eletricidade.


A frequência resultante da aplicação da tecnologia Cool'n'Quiet depende do tipo de processador utilizado, o Athlon 64 3200+ 1.5V 2.2Ghz Newcastle, por exemplo, pode baixar até 1Ghz a 1.1V com a tecnologia Cool'n'Quiet, o que representa uma passagem de uma dissipação térmica de 70W a 20W.


Claro que para beneficiar ao máximo de esta tecnologia é preciso ter um cooler CPU auto-regulado, o que vai permitir diminuir, ao mesmo tempo que a frequência, a velocidade do Cooler e da mesma forma o nível de ruido emitido.


Quando o seu pc volta a ser utilizada ao máximo das suas capacidade, a tecnologia Cool'n'Quiet volta a subir a frequência.
O driver da AMD verifica 30 vezes por segundo a necessidade de diminuir ou aumentar a frequência.




2-Material necessário


No entanto esta tecnologia Cool'n'Quiet não esta activada em "default" e é assim preciso activa-la manualmente.


Antes de vermos como fazer para activar esta tecnologia vamos falar do material necessário para poder beneficiar do Cool'n'Quiet.


Precisamos assim de um processador Athlon 64 (pois a tecnologia Cool'n'Quiet so esta presente nos processador A64), de uma motherboard compatível com o Cool'n'Quiet (como por exemplo a ASUS K8V SE) e de um sistema operacional compatível (como o Windows XP).


Lista de todas as motherboards compatíveis com a tecnologia Cool'n'Quiet:Aqui


Se estas três condições estão reunidas, então você pode , e deve beneficiar da tecnologia Cool'n'Quiet da AMD.




3-Activar o Cool'n'Quiet


A primeira manipulação a realizar é a activação no Bios da tecnologia Cool'n'Quiet, para isso vamos no Bios activar a opção "AMD Cool N'Quiet" que esta disponível no menu "Advanced => CPU Configuration".


Depois disto é preciso instalar o driver compatível no Windows XP, para isso vamos fazer o download do driver no site da AMD:Aqui


Depois da instalação do driver vamos passar a ultima etapa da activação, vamos para isso ir ao "Painel de controlo", "Opções de energia" e escolher a opção "Gerenciamento mínimo de energia" na parte "esquemas de energia" e validar com "OK".


Para os outros sistemas Windows (98,2000..) um novo ícone aparece no "Painel de controlo", o "AMD's Cool'n'Quiet (tm) Technology", é a partir de aqui que se activa a tecnologia Cool'n'Quiet, para isso basta por a opção "Performance" em "Automatic Mode".


A tecnologia Cool'n'Quiet esta agora activada, e pode verificar os resultados com CPU-Z por exemplo.


Nota:Para os utilizadores que realizaram um overclock do seu pc é preciso ter algum cuidado com a tecnologia Cool'n'Quiet, pois esta última diminui a frequência do cpu quando este último não é solicitado, e volta depois a po-lo a sua frequência normal voltando a por o coeficiente multiplicador no seu valor de origem (e você pode assim perder os seus parâmetros de overclocking).

post original: Darkfly AKI

Faz muito jeito agora no calor pois diminui em mt a temperatura do processador em idle (pode a mt gente fazer poupar umas massas!!!) espero que de jeito a algumas pessoas!

Fikem bem!!!
 
Há umas pequenas incorrecções.... essa tecnologia ñ é exclusiva aos a64. Os XP barton Mobile tb dispõe disso pois a minha asus a7n8x deluxe permite activar o Coll'n'quiet. Ñ sei é se os barton desktop permitem... é questão de experimentar com o meu, embora pra ñ me interesse nada essa tecnologia... isto está sempre a 100% no folding :D
 
NeoToPower disse:
Há umas pequenas incorrecções.... essa tecnologia ñ é exclusiva aos a64. Os XP barton Mobile tb dispõe disso pois a minha asus a7n8x deluxe permite activar o Coll'n'quiet. Ñ sei é se os barton desktop permitem... é questão de experimentar com o meu, embora pra ñ me interesse nada essa tecnologia... isto está sempre a 100% no folding :D

O meu barton locked não deve ter isso...

Plo menos não vejo nada na bios da A7N8X-X :mad:
 
CA3iR0 disse:
O meu barton locked não deve ter isso...

Plo menos não vejo nada na bios da A7N8X-X :mad:

Existe para linux (tb é capaz de existir no windows) uns modulos que controlam a freq e tensão dum cpu numa nf2. So que fazem por FSB em vez de ser multiplicador. Mas dá jeito quando o pessoal não está a usar o computador não é preciso ter um akecedor no quarto.
 
O primeiro CPU a beneficiar de PowerNow/Cool'n'Quiet não foi o Athlon XP "Barton" Mobile, mas sim o Athlon MP, para servidores com até 2 CPU's por board.
 
Back
Topo