Activar o audio DTS no Popcorn Hour A-100

Aston

Membro
Desde já alerto que este artigo se destina aos actuais donos de PCH A-100 e não a potenciais futuros compradores. O A-100 fui o primeiro NMT a surgir e na altura não havia outras opções. Agora já existem NMT de 2º geração com DTS de origem, com botões de power, fichas USB atrás, HDMI 1.3, etc. Não faria sentido comprar um A-100 só porque já é possível a reprodução de DTS.

Ao contrário do PCH A-110, de origem o A-100 não permite a reprodução do audio DTS a não ser que se ligue um aparelho que descodifique DTS à saída coaxial de audio.

Para ultrapassar este problema a solução é simples: basta colocar o firmware do modelo A-110 no A-100. A única desvantagem é a ligação HDMI deixar de funcionar. Contudo, qualquer televisão que tenha HDMI também terá entrada por componentes e a qualidade é idêntica. Sempre tive o PCH ligado por componentes e funciona perfeitamente. E fico com uma HDMI disponível para outros equipamentos que não têm ligações alternativas.

O processo é relativamente simples. Contudo, tal como qualquer actualização de firmware neste ou em qualquer equipamento electrónico, envolve algum risco. Caso decidam experimentar, devem estar conscientes que eu não poderei assumir qualquer responsabilidade caso o processo corra mal. E caso não consigam recuperar e enviem o equipamento para garantia, o fabricante caso perceba o que tentaram fazer, seguramente não irá reparar em garantia.

Para a actualização, é necessário uma Pendrive/disco externo, um PC ligado na mesma rede do PCH e cabos de componentes para ligar o PCH à televisão.

Primeiro que tudo, desligar o cabo HDMI e ligar o A-100 por componentes. Colocar no modo 720p (50) ou 1080p (50) conforme a televisão em questão. Depois de actualizar o firmware, nunca activar o HDMI novamente.

Para começar, basta descarregar este ficheiro http://rapidshare.de/files/44247785...e_to_other_NMT_players_to_enable_DTS.zip.html bem como este http://www.lundman.net/wiki/images/9/9c/Telnet-installer.zip .

Descomprimir ambos os ficheiros. Copiar os ficheiros dentro do zip Telnet-installer para a pasta do primeiro zip (Guide to flash Popcornhour firmware to other NMT players to enable DTS) substituido as versões ai existentes (com a versão que vem junto do firmware não consegui activar o serviço de Telnet dai ser necessário uma versão do telnet diferente).

Copiar todos os ficheiros dessa pasta para a raiz de uma Pendrive ou de um disco rígido.

Ligar a uma das portas do PCH A-100 e, depois de ser detectado, anotar qual o nome que o PCH lhe atribui (por exemplo USB_DRIVE_A-1)

Ir às opções de rede e anotar o endereço IP do PCH A-100 (à partida não é obrigatório para este processo de actualização de firmware mas recomendo que seja qual for o equipamento de rede optem sempre por IPs fixos para simplificar).

Entrar no disco através do PCH A-100 e seleccionar o modo ficheiro (o ícone mais à direita com o icone de uma lista).

Seleccionar o ficheiro "telnet-installer.html" e pressionar "Enter". Depois seleccionar a opção correspondente ao nome atribuido (por ex. "Run from USB_DRIVE_A-1"). Depois seleccionar a opção "Run from USB (Removing USB would be bad)"

10º Neste momento o ecrã fica todo branco e fica completada a primeira fase que é por um servidor Telnet activo no PCH.

11º Agora basta usar um PC que esteja na mesma rede local do PCH A-100 e ir a "Iniciar"->"Executar" e escrever "cmd" e depois pressionar "Enter"

12º Agora escrever: "telnet" e pressionar "Enter"

13º Depois escrever "open 192.168.1.74" (substituir o IP pelo do vosso PCH)

14º Agora para irmos para a pasta correcta, escrever:
"cd /opt/sybhttpd/localhost.drives/USB_DRIVE_A-1" (adaptar a parte final caso o vosso disco tenha sido reconhecido por um nome diferente) e pressionar "Enter". A partir daqui podem seguir pela imagem ou continuar a ler.

update.jpg


15º Agora escrever " ./flash /dev/mtd2" e depois pressionar "Enter"

16º Esperar que volte a aparecer a linha de comandos. O processo vai correr até aos 99%. Quando terminar, escrever " dd if=mtd2 of=/dev/mtd2" e aguardar uns minutos. Se o disco ou pen tiver um LED, ele vai piscar durante algum tempo.

17 º Quando voltar a linha de comandos, escrever " ./busybox26 reboot". O PCH vai reiniciar já com o firmware do PCH A-110. Agora é só ir às opções de Video/Audio e seleccionar na opção DTS o "Analog (PCM) e depois fazer "Save".

Uma das alterações que agora vão notar é que o LED do Power agora fica vermelho quando está em stand-by em vez de ficar cor-de-laranja (gostei desta novidade pois às vezes o laranja não era muito perceptível). Quando está a funcionar continua a estar verde. O laranja agora fica reservado para quando o sistema está a arrancar (quando se faz um reset ou se desliga da tomada).

Ele vai ficar com o firmware "01-17-081023-15-POP-403-000 que é a antepenúltima versão. Para actualizar para a versão mais recente, basta fazer como sempre fazem (com a diferença que a partir de agora devem descarregar os firmwares para o PCH-110).

É muito importante não activarem a partir daqui o HDMI. Eu antes de escrever o artigo fui fazer a experiência para ver se por acaso o HDMI tinha sobrevivido à actulização e, depois de o seleccionar fiquei sem imagem e não voltei a conseguir recuperá-la. Mesmo acedendo pelo interface WEB (http://192.168.1.74:8883/preferences.htm) às opções do PCH, ele não aceitava trocar o HDMI por outra ligação. Foi necessário fazer uma recuperação com o firmware FailSafe do PCH A-100 e depois fazer todo o processo de actualização para o A-110 .

Como não tenho disco rígido instalado no A-100, não pude experimentar as intruções incluidas no pacote (Readme.txt). Procurei então por informações sobre como fazer o processo por USB. A única informação que encontrei sobre o tema foi num forum sobre o ISTAR (http://www.mpcclub.com/modules.php?...opic&t=19392&postdays=0&postorder=asc&start=0). Contudo nunca consegui por a correr o telnet que vem no pacote do firmware. Quando resolvi esse problema não consegui executar o ficheiro "update.cgi". Depois resolvi também esse problema. Basicamente este post descreve a única forma que encontrei do PCH aceitar um firmware alternativo. Para quem percebe zero de Linux, acho que até correu bem :cool:
 
Última edição:
Back
Topo