1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Activar o Automatic Acoustic Managemen em Chipsets/Boards Problematicas [+ tutorial]

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Romani48, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 2158)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Tendo eu adquirido a um user aqui da TZ um disco rigido (Hitachi 200Gb SATA), e por ter achado este muito barulhento, decidi procurar formas de calar o bixo durante os tempos de escrita.

Usando então o sistema de AAM, Advanced Acoustin Management, ser-me-ia possivél a redução do ruido existente nos tempos de procura da drive. Isto claro acarreta um pequeno impacto na performance desses mesmos tempos, mas nada notável sem testes profundos.

Até aqui tudo bem, arranjei a aplicação Hitachi FTool, não se deixem enganar, esta é uma ferramenta que funciona numa grande extensão de discos duros de diferentes marcas.
    Com esta ferramenta podemos configurar funções reservadas no firmware da unidade, como alterar a sua capacidade máxima (normalmente só para diminuir, em caso de zonas danificadas), esquemas de energia, verificação do estado da mesma pela leitura do sistema SMART, verificar as suas temperaturas, bem como o AAM que eu queria modificar.

Após ter gravado a ferramenta num CD e tendo feito boot por esta, rápidamente, pela simplicidade dos controlos da ferramenta (uma ferramenta DOS com uma interface compativel com o uso do Rato), encontrei todas as informações/definições que queria.

Enquanto me encontrava na zona de alteração do AAM acabei por reparar que bastava a diminuição em um nivel do AAM (0 - 254) que a drive automaticamente se silenciava, pelo que me parece ter sido um problema da própria hitachi na configuração do firmware da drive.

Tendo alterado os valores, restava me agora sair da ferramenta, reiniciando o sistema.
    Foi aqui que começaram a surgir os "problemas".

Após o boot no windows, notei que o barulho se mantinha. Ao aceder novamente à FTool notei que o valor de AAMnão tinha sido gravado. Pesquisei e econtrei outro programa muito bom, e que não necessita de um arranque independente. Este pode ser encontrado em muitas distro com LiveCD de Linux, no meu caso usei o Linux Mint. A ferramente tem o nome de HDParm, que descobri ter também um port para Windows.

Novamente o problema mantinha-se e o valor não era gravado.

Após algum tempo de pesquisa no google, encontrei vários relatos de pessoas com o mesmo problema, e por acaso até na mesma placa mãe que se encontra no meu sistema, uma ASUS P5W DH Deluxe.

Contudo o problema não se encontra só nesta placa mãe, mas é afectada em muitas outras boards ASUS e também com chipsets Intel (975x, P35, G31, P45, ...)

A solução para este problema não foi me dada pela ASUS nem pela Hitachi.
    Mas para todos aqueles com este mesmo problema, e que realmente queiram silenciar os vossos discos, por exemplo os WD Raptors, encontra-se num pequeno software já conhecido por muitos.

O Notebook Hardware Control!

E não se enganem pelo nome, o software é também compativel com desktops!

Então aqui fácilmente voces podem controlar o AAM

Como?

Abrimos o NHC, e vamos ao separador Settings, para vermos todas as opções do programa

Após carregar no texto "Show all options and settings", vamos poder abrir o separador Hard Disk

Então agora, vamos ao menu do Acoustic Management, e selecionamos a opção pretendida.
    Como eu sabia que o valor 253 chegava, coloquei custom, mas podem defenir outros valores ou usar um dos predefinidos.

Depois disto, para testar, basta usarem um programa tipo HD Tune e fazer um teste, para ouvirem os resultados!

Dito isto,
    Bons Silenciadores :D

Todo o guia foi estruturado e criado por mim. Qualquer utilização por terceiros deve me ser requisitada e notificada.

2. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Excelente trabalho! ;)

Estranho a Hitachi Feature Tool não ter funcionado correctamente... no Travelstar(7k200) que tenho no portatil funcionou ás mil maravilhas. Como os meus objectivos eram alcançar a máxima performance disactivei o APM, AAM e o SMART(completamente inútil num disco com pouco uso e com backups externos periódicos).

O único inconviniente usando o NHC prende-se com o facto de essas alterações não se repercutirem fora do SO, ou seja nada é flashado no firmware do disco, são meramente alteradas via ACPI. Como vantagem a simplicidade de aplicação e configuração.

A própria Hitachi possui uma ferramenta que permite alterar as profiles APM/AAM dentro do SO, no entanto peca por suportar só alguns HDDs da série Travelstar. Para quem quizer experimentar deixo aqui o link(Hitachi Power Booster): http://www.hitachigst.com/downloads/pbinstall.exe

Abraço ;)

3. Romani48

Romani48 Power Member

por acasom, ainda nao provei, mas pelo o que li, o NHC aplica isto de forma definitiva no disco.. até porque eu ja desinstalei o NHC e o AAM ficou definido para 253 ..

Partilhar esta Página