Activar S.M.A.R.T. no disco?

Boas. Tenho o sistema da minha assinatura e uso o WinXP Pro.
Queria activar o S.M.A.R.T. do meu disco rígido, porque presumo que não esteja activo. Pelo menos no programa SpeedFan, na secção referente ao S.M.A.R.T., não me surge qualquer drive para escolher.
O meu disco é um Seagate Barracuda 7200rpm modelo "st312002 2a", que suporta S.M.A.R.T. e que inclusivamente está listado no site do SpeedFan como totalmente compatível com o programa.
Andei à procura na minha BIOS (uma bios modificada, "D26 Manta-Rays XT") nos diversos menus por uma qualquer opção referente à (des)activação do S.M.A.R.T. do meu disco e não encontrei nada, pelo que solicito a vossa ajuda. O intuito é, básicamente, ter a monitorização da temperatura do meu disco rígido... isto porque tenho o sistema operacional 24/7 e uso um programa (para os eventuais interessados, "WebTemp") que me faz a monitorização das temperaturas para a internet para eu poder saber o "status" do sistema esteja onde estiver.

Agradeço desde já a vossa ajuda com isto, porque ando aqui às voltas e vai-se a ver é uma coisa que está mesmo à frente do meu nariz... :rolleyes:

Cumprimentos
 
EU nao tenho a certeza disto: mas o SMART esta activado no disco, na MB nao tens (nem dá hipotese) de activares nada. Só consegues visualizar o SMART no caso de acontecer alguma coisa com o disco, como por ex. se ele estiver para ir a´vida.
No entato nao tenho a certeza disto. Mas alguem deve de saber... :)
 
Boas, tenta instalar o everest....há lá uma parte sobre o "armazenamento"....tem lá o smart.....ve se tá lá alguma drive...Lá diz o status. se nao disser....é pk é na bios....vasculha:P
 
Boas.
Existe discos com o SMART desactivado.
Para o activares usa o programa hdat2all.
Atenção este programa é uma caixa de pandora mas ao mesmo tempo um perigo quando não
usado correctamente.
Boa sorte e um grande abraço.
 
RaDeoNe disse:
O S.M.A.R.T pode ser activado e desactivado na BIOS.
Pois, acredito que sim, o problema é que - tal como relatei no post inicial - não encontro qualquer opção com essa finalidade na minha BIOS... :rolleyes:


AVxAMD disse:
Boas.
Existe discos com o SMART desactivado.
Para o activares usa o programa hdat2all.
Atenção este programa é uma caixa de pandora mas ao mesmo tempo um perigo quando não
usado correctamente.
Boa sorte e um grande abraço.

Se está actualmente desactivado, é estranho porque já o tive activo em tempos. Penso que deixei de o ter activo após um "reset" à CMOS da minha motherboard, pelo que presumo que seja algo configurável na BIOS. O problema é que não encontro a opção em lado nenhum :(
 
AVxAMD disse:
Boas.
Existe discos com o SMART desactivado.
Para o activares usa o programa hdat2all.
Atenção este programa é uma caixa de pandora mas ao mesmo tempo um perigo quando não
usado correctamente.

Q perigo ? COmo assim ? :confused: :confused:
 
Whooper disse:
Q perigo ? COmo assim ? :confused: :confused:

Este programa faz tudo o que é necessário para discos.
Por exemplo:
Muitos discos são ATA133 e vem bloqueados a ATA100 (podes activar os 133)
Muitos discos têm 80GB na etiqueta e na realidade são de 120GB, podes desbloquear
o restante espaço oculto.
Podes ver quanto tempo o disco tem de vida (horas em que esteve ligado e se exite erros nos
logs do S.M.A.R.T.
Retirar passwords de discos, meter, bloquear discos e muito mais.
Testes ao disco, etc, etc.
O perigo é se fazes algo mal e não sabes como voltar a tráz e modes matar o disco ou apagar
o seu conteudo.
Basicamente podes ocultar partições, encolher ou esticar o espaço, baixar ou aumentar o ATA,
testes, ver logs do S.M.A.R.T e se este está desligado ou ligado e muito mais coisas.
Um grande abraço.

P.S. O teu problema está na Motherboard, tens o S.M.A.R.T desactivado na BIOS, procura essa
opção que acabas por a encontrar algures na BIOS.
 
Back
Topo