1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Active Directory 2008 FailOver cluster

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por inginheiiro, 24 de Junho de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 1645)

1. inginheiiro

inginheiiro Power Member

boas.

Alguém tem um tutorial de como instalar um servidor (Windows 2008 AD) de failover , supondo que tenho um servidor de dominio (windows 2008 , ad, dns, dhcp) já instalado e configurado!

cumps

2. Kain

Kain Power Member

Em 2008 nunca mexi mto mas pq querias com failover? Acaba por ser um bocado overkill para o que quers( e se n me engan, se eles mantiveram a mesma politica para clustering tens de ter o Enterprise)
    Ao instalares um segundo servidor adicionas ao domínio, depois instalas o Role da Active Directory, juntas o DC a um domínio já existente e instalas o DNS.

Ficas com replicação da AD e de DNS depois é só configurares o DHCP e a mesma scope mas mantens desligado.

BTW cria no novo servidor uma copia do Global Catalog.

3. inginheiiro

inginheiiro Power Member

boas.

obrigado pela pronta resposta!

O Objectivo é manter o serviço de directoria + dns + dhcp em caso de falha do servidor MASTER.
    Infelizmente não sou de infraestrutura e redes, e os meus conceitos da area podem não estar muito correctos.

o que sugerias para o cenário proposto?

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Na AD não há o conceito de PDC e BDC na prática como no tempo do NT4 (na verdade existe, mas é outra história).

Se fizeres o que o Kain te disse e se o primeiro DC tiver problemas, só tens que arrancar com o serviço Dhcp no segundo DC e não tens problemas.

Seja como for, aconselhava-te a ler um bocado sobre a AD. Tem muito que se lhe diga.

5. Kain

Kain Power Member

Ao adicionares mais um DC com DNS já ficas com essa situação resolvida( Ficas uma beca mais limitado enquanto o servidor com os Master Roles estiver em baixo mas isso tb se resolve)

Quanto ao DHCP epa que eu saiba para failover so mesmo com um cluster mas é uma beca dispendioso demais. Se a empresa não tiver problemas em adquirir licenças Enterprise, podes configurar o cluster e fica a funcar, mas como aquilo sai caro. Talvez o mais viável seja teres a mesma config no outro servidor e activar qnd for necessário.

Eu pessoalmente recomendo o Enterprise quando a empresa pode. Para alem das questões de clustering ( num DC n faz mto sentido mas nos outros sim) tb tens a vantagem de que com uma licença 2008 Enterprise podes ter uma maquina física e quatro virtuais.

Se o orçamento é mais limitado ent simplesmente partes para um STD e configuras um novo DC pondo o DHCP configurado mas desactivado o que pode implicar algum trabalho manual qnd o primeiro falhar mas é rápido e fácil de fazer.

Btw como o Nemesis menciona a AD têm mesmo mto que se lhe diga especialmente com td o que eles adicionaram no 2008.

6. inginheiiro

inginheiiro Power Member

thanks.

licenças e hardware não são problemas.
    o problema é knowhow ! Como disse não sou de infra/redes, e embora exista a possibilidade de contractar alguém da area, não há muitos candidatos devido às exigências técnicas e localização geográfica ...

A nível de AD (administração) tenho que ler + sobre gpo's e afins.

A questão da hyper-v tmb vou estuda-la, embora não me seja mt vantajosa neste problema, pois se falhar a máquina (hardware) , falham as maquinas virtuais!

vou tentar avançar para uma solução

1 - Dhcp Server (cluster)
    1 - Ad /DNS Server Primario
    1 - Ad/dns Server failover.

A replicação entre as AD'S é feita automaticamente após instalação/configuração?

7. miraportuga

miraportuga Power Member

Quanto á AD e DNS, podes simplesmente ter outro servidor a fazer o mesmo sem necessidade de cluster, a replicação da AD é feita de forma automática e só tens de te preocuper se há ou não erros de replicação.
    Quanto ao DNS é um bocadinho do mesmo, mas aí ja tens de autorizar zone transfers para a maquina nova, para que esta possa ir buscar a zona ao DNS server principal.
    Quanto ao DHCP, porque não usar a regra de 80/20 ? ou seja, o server DHCP principal fica a atribuir 80% da range de ips, e o servidor secundário fica a atribuir os restantes 20%, depois é uma questao de configurar o tempo de resposta do servidor para que o dhcp principal responda sempre(ou quase sempre) primeiro. Assim se falhar um servidor tens tempo de recuperar o outro e fica tudo funcional na mesma.

Cumps

8. inginheiiro

inginheiiro Power Member

boas.

thanks, parece-me uma boa abordagem, e risco o cluster

/ing

9. Kain

Kain Power Member

N tens de configurar zone transfers quando é no dominio. Automaticamente ele replica para tds os DNS dentro do dominio.

Quanto ao Hyper-V não tens necessariamente de perder todas as maquinas qnd o servidor falha.
    Se os ficheiros da maquina virtual estiverem por exemplo numa SAN podes correr logo noutra maquina
    Não sei se o High Availability do Hyper-V já disponibiliza ou não mas o VMWare ESX até te permite ter outro servidor a assumir aquela VM sem a VM parar.

Dá uma olhadela nisso porque é bastante interessante e dá para fazer umas coisas giras

10. inginheiiro

inginheiiro Power Member

+ 1 x , Thanks :p

11. Kain

Kain Power Member

Já agora uma coisa para o caso de teres de ser tu a fazer isso.

Depois de instalares o role da AD e de correres o dcpromo, se ele ter der um erro por causa do ip dinamico, mesmo quando tens ip fixo na maquina, n ligues que é natural.
    Por norma configuramos o IP fixo no servidor e siga, mas o 2008 por defeito vem com IPv4 e IPv6 activo, dai quando configuras ip fixo so no v4 ele continua a dar o erro porque o v6 ainda está dinamico.

É só pq já mta gente encalhar ai sem saber o que fazer

12. inginheiiro

inginheiiro Power Member

obrigado pela dica,

normalmente desenrrasco-me bem!, mas com info previligiada é sempre melhor!

Partilhar esta Página