1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Actualização de Comodo Firewall Pro 3.0

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por cloverleaf, 6 de Novembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1000)

1. Caros amigos:

Tive a felicidade de descobrir este fórum quando andava á procura de uma solução\explicação para o que me aconteceu ao fazer a actualização da Firewall acima mencionada, e desde logo fiz o meu registo e li alguns posts!:009:

Como a minha experiência neste assunto é pouco (para não dizer nenhum…), venho assim pedir a vossa ajuda para o seguinte caso:

Tinha a CFP 3.0 instalada a algum tempo, sem problemas e com o Vista a reconhecer a mesma sem qualquer constrangimento, mantendo a Firewall do Vista desactivada. O respectivo ícone estava no canto inferior direito e apresentava umas setas vermelhas descendentes situadas no lado esquerdo do logótipo, sempre que estava a "entrar informação" no PC.

Depois de fazer a referida actualização (ontem, 4 de Novembro) com sucesso, a CFP solicitou a reiniciação do sistema. Reiniciei o sistema e imediatamente o Centro de Segurança do Windows (CSW) começou a alertar que não estava nenhuma Firewall activa, ou seja, este deixou de reconhecer a CFP apesar de esta estar a funcionar nas devidas condições!
    Activei a função no CSW que informava o sistema de que existia uma Firewall instalada e gerida por mim e este perguntou se queria que o CSW monitorizasse a CFP, quando respondia afirmativamente á questão, este activava a Firewall do Vista...
    Refiro que após esta actualização o ícone situado no canto inferior direito passou a apresentar, sempre que "entrava informação", umas setas verdes ascendentes colocadas no lado direito do logótipo! Ou seja, literalmente o oposto da situação anterior, o que não deixava de ser estranho...

Cansei-me da situação e desinstalei a CFP. Acedi ao site da Comodo e descarreguei novamente a CFP, só que a que lá está disponível ainda era (é) a mesma 3.0! Ora se existem actualizações já disponíveis, estas não deviam já estar incluídas na CFP que está no site deles? Não devia ser, por exemplo a versão 4.0?

Tudo isto para referir que, após instalar a CFP descarregada minutos antes, a situação voltou a ser a mesma que existia antes de fazer a actualização, tirando o facto de, só no dia seguinte, o CSW ter voltando a reconhecer e a receber os "reports" da Comodo...e desta avisar diariamente que existem actualizações disponíveis e a perguntar se as quer instalar!

Pergunto eu se a situação acima descrita será normal e se farei bem fazer efectivamente a actualização da Firewall, pois como está tem funcionado na perfeição.

Muito obrigado pela atenção

Cloverleaf

2. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

Olá.

Então é assim. Não és o único a ter esse problema ao fazer o upgrade da versão 3.0 para a 3.5. Devo salientar que a versão 3.5 é o CIS (Comodo Internet Security), que tal como o nome sugere, engloba antivirus, mas que poderás optar ou não por instalar.

O que eu te sugiro, é que desinstales a Comodo, através do próprio desinstalador, e depois limpa com esta ferramenta, que foi desenvolvida por moderadores do fórum da Comodo, precisamente por causa de problemas como esse, e também porque o processo de desinstalação da própria aplicação não é 100% eficaz.

Após limpares com essa ferramenta, reinicia o sistema, e instala a CIS. Se queres ou não instalar o antivirus, é contigo, mas de acordo com estas "reviews", este pacote de segurança é extremamente eficaz. O primeiro video corresponde ao quarto video, e o quarto video ao primeiro. Julgo que me percebes. :)

Aconselho-te, a que, quando a firewall te pedir para fazer uma verificação ao sistema, que digas que não, e que quando te perguntar se tens a certeza que o sistema está limpo, diz que não, e assim a componente Defense+ ficará automáticamente em Safe Mode.
    Depois vai à secção Firewall, na Comodo Internet Security, e em Stealth Ports Wizard, escolhe a terceira opção.
    Devo alertar, que nesta versão, infelizmente, o Defense+ está um pouco mais "intrometido". Por exemplo, eu para que o D+ não me dê vários alertas sempre que queira fazer um download pelo navegador Opera, tive que colocar este navegador como aplicação de confiança. Mas também, apenas o fiz após ter colocados as definições que queria ;)

Sinceramente, tanto a firewall como o Defense+, não trazem de novo, a não ser uma outra facilidade de acesso na secção "Summary", mas de resto, nada. E os 3 componentes - Firewall, Defense+ e Antivirus - bem que poderiam estar melhor distribuidos. Algo para o qual já alertei o pessoal da Comodo, e inclusive, com uma imagem do que poderia ser mudado, e com o avalo de outros utilizadores do fórum da Comodo. A ver, vamos.

Abraços.

P.S: Depois diz se funcionou ou não.

3. My friend:

Muito obrigado pela resposta! Foi muito esclarecedora mas, como escreveste no fim, a versão 3.5 não trás nada de (muito) novo. Sendo assim, acho que vou manter por mais algum tempo a meu "sistema de defesa" CFP 3.0+Avast+SpyBot Search & Distroy! O que é que achas?

Refiro que vou guardar a tua informação pois é preciosa e sei que vou voltar a precisar dela!

Os melhores cumprimentos

Cloverleaf

4. ...Já agora: se dizes que a actualização da 3.0 é efectivamente o sistema de defesa 3.5, (que eu tinha analisado no site da Comodo), acho muito estranho que, quando fiz a tentativa de actualização, não ter sido apresentado qualquer wizard sobre o processo e as escolhas a fazer...simplesmente fez-se o download e reiniciou-se o sistema!:confused:

Cumprimentos

Cloverleaf

5. DarkButterfly

Sim, o teu sistema de defesa está bom. Apenas adicionaria um outro antispyware, mas apenas para verificações a pedido. Existem 2 e muito bons, o SUPERAntispyware Free Edition e o Malwarebytes Anti-malware. Ficas bem servido com qualquer um deles para verificações a pedido, ou até os dois, caso pretendas, pois como será apenas para verificações a pedido, enquanto não os executares, não irão gastar qualquer recurso do teu sistema

Só uma pergunta: qual o browser que utilizas? (Dependendo da tua resposta poderei aconselhar outro tipo de medidas preventivas para evitar que o malware entre no teu sistema.)

6. DarkButterfly

Sim, de facto, quando a firewall Comodo é actualizada a partir da própria firewall, não irás ver qualquer instalação. Sempre foi assim... pelo menos, desde que eu uso esta aplicação, e já lá vai um tempinho.

7. O browser é o do Vista, penso que é o IE7.

Cumprimentos

8. DarkButterfly

Então, aconselho-te a instalar o SpywareBlaster. Este antispyware, ao contrário de todos os outros, não precisas de fazer verificações, até porque não há essa opção, e pelo simples facto de que serve para colocar medidas preventivas dentro do IE e Firefox.

Aconselho-te mesmo. Ainda te aconselharia o uso do Haute Secure. O que é o Haute Secure? Bem, o Haute Secure funciona de 3 maneiras:

- bloqueio de sites maliciosos
    - bloqueio de tentativas de entrada de malware e modificações que tentem fazer ao IE e Firefox, e ao sistema. (através de análise comportamental, e de certa forma HIPS, tal como o Defense+ da Comodo Firewall, só que o do Haute Secure não é HIPS a 100% ;) )
    - De uma certa forma, também oferece algumas características de sandbox. A única diferença entre a "sandbox" do Haute Secure e, por exemplo, do Sandboxie, é que o Haute Secure deixa passar os ficheiros temporários. Nada que não se resolva com o Crap Cleaner. ;)

Neste momento o Haute Secure ainda se encontra em fase beta, e já há algum tempo que não sai nenhuma ou versão beta e nem sequer nenhuma "release candidate", contudo já uso há bastante tempo, e devo dizer que nunca me causou nenhum tipo de problema. É de facto bastante estável.
    O único senão, é que de momento não tem nenhum ficheiro de ajuda, caso alguém se queira aventurar pelas definições, de forma a proteger de uma forma ainda mais eficaz o sistema. É mesmo o único senão.

Poderás ainda, e caso te decidas por instalar o Haute Secure, abrir uma conta no site oficial do Haute Secure e subscrever a listas de bloqueio de sites maliciosos. Pessoalmente, eu subscrevi 3 listas. 2, salvo erro do Haute Support, e são logo as 2 primeiras, e a 1 outra do Iain, que também faz parte da equipa do Haute Secure. Não subscrevi a mais nenhuma, pois de momento, como ainda é um projecto beta, não temos possibilidade de ver os sites que são bloqueados. Se bem que, mesmo que te inscrevas e depois te apercebas que estão a bloquear sites que tu sempre visitaste, apenas terás que retirar a lista da tua lista de subscrições. Nada de mais...

Pessoalmente, eu uso o browser Opera, e não preciso de nada disso. É um navegador bastante menos propício ao tipo de ataques que tanto o IE e Firefox estão sujeiros, se bem que muito mais o IE. Felizmente a versão IE7 está mais segura que outras versões, e com a ajuda destes pequenos programas que mencionei, ainda mais segura fica a experiência de navegação da Internet.

Pois, e como digo eu isto se uso o Opera, não? ;) Simples, este sistema não é somente usado por mim, mas também por outros familiares, que pela força do hábito ainda usam o IE. E já lá vai um ano de vida deste computador, e até hoje nada de mal aconteceu.

Já me ía esquecendo... Existe ainda uma outra ferramenta que poderás usar, o IE7Pro, que tal como o próprio nome indica, apenas funciona para o IE. O que esta ferramenta faz? Entre várias funcionalidades que oferece ao IE, ainda permite o bloqueio de publicidade, e de por exemplo, de animações flash (terás que seleccionar essa opção no painel de controlo do IE7Pro (terás que abrir o IE e em Ferramentas escolher IE7Pro Preferences - AD Blocker (oitava opção a contar de cima, caso o teu fique em português ;) ) e selecciona Enable Flash Blocker.

Agora, sempre que visitares sites com conteúdo flash, este mesmo conteúdo estará bloqueado, e apenas terás que clicar no play para visualisar esse conteúdo.

Também ainda poderás colocar o IE7Pro para eliminar todos os ficheiros temporários, etc quando fechas o IE. Poderás fazer isso nas preferências do IE7Pro em Privacy/Privacidade.

Voltanto ao Haute Secure, uma das formas de proteger o utilizador é verificando os sites e se forem maliciosos bloquear o acesso. Contudo, convém sempre ter uma segunda ou terceira opinião, e para isso, aconselharia o uso do Finjan Secure Browsing, Linkscanner Lite e MyWot. O Finjan e o Linkscanner fazer verificações às pesquisas que fazes, por exemplo, no google, em tempo real. O MyWot é baseado numa base de dados, o que quer dizer que se hoje um site é malicioso, amanhã já poderá não o ser e vice-versa.

Para o IE, além do Haute Secure, ainda coloquei o MyWot, para dar uma melhor ideia aos meus familiares se devem ou não entrar nos links das pequisas que efectuam.

Para o sistema, em global, tenho o LinkScanner Pro, que diferência-se do LinkScanner Lite, pelo facto de que o LinkScanner Pro trabalha em pano de fundo independentente do navegador utilizado, e mesmo que se clique num link que assinale a vermelho, o acesso será bloqueado. O mesmo não, como é óbvio não acontece na versão gratuita. Isto é óptimo, pois como uso o Opera...

Poderás, por 15 dias, testar o LinkScanner Pro. Após estes 15 dias passará à versão Lite.

Existem ainda outras formas de proteger a tua privacidade, como, por exemplo, colocar o IE para apenas aceitar os cookies que tu queres, ou seja, o IE perguntar se queres aceitar ou negar a colocação de cookies quando visitas X ou Y site. A grande maioria de sites funciona muito bem sem qualquer uso de cookies.

São apenas sugestões. Mas aconselho, a que pelo menos uses o SpywareBlaster, Haute Secure e pelo menos o LinkScanner.

Se tiveres qualquer dúvida não hesites.

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  9. My friend:

Estou decidido a seguir os teus conselhos! Gostaria de começar por questionar-te sobre o Spywareblaster. Ora como já tenho instalado e a funcionar o SpyBot-SD, instalo também o Spywareblaster e passam a funcionar os dois em simultanêo, ou deverei substituir um pelo outro? No caso de dever instalar os dois, essa situação não absorverá muitos recursos ao sistema?

Cumprimentos

10. DarkButterfly

Instalas o SpywareBlaster, e deixas o Spybot instalado na mesma. ;) Ambos oferecem medidas preventivas, e o que se pretende é prevenir que o malware entre no sistema. :)

O SpywareBlaster não gasta qualquer recurso do sistema. Lembra-te apenas, após a instalação escolher o update manual, pois o update automático é pago. E terás que verificar constantemente se existem actualizações para o SpywareBlaster (uma vez ao ligares a net e uma ao desligares será suficiente, e talvez uma terceira vez entre essas duas). Depois terás que reimunizar as protecções do SpywareBlaster. Muito à imagem do Spybot, na verdade.

11. Amigo, muito obrigado pelas respostas e disponibilidade! Este forum trata-se de autêntico serviço público!:009:

Bem Hajam

Cloverleaf

Partilhar esta Página