1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Actualização de Comodo Firewall Pro 3.0

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por cloverleaf, 6 de Novembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1000)

  1. Caros amigos:

    Tive a felicidade de descobrir este fórum quando andava á procura de uma solução\explicação para o que me aconteceu ao fazer a actualização da Firewall acima mencionada, e desde logo fiz o meu registo e li alguns posts!:009:

    Como a minha experiência neste assunto é pouco (para não dizer nenhum…), venho assim pedir a vossa ajuda para o seguinte caso:

    Tinha a CFP 3.0 instalada a algum tempo, sem problemas e com o Vista a reconhecer a mesma sem qualquer constrangimento, mantendo a Firewall do Vista desactivada. O respectivo ícone estava no canto inferior direito e apresentava umas setas vermelhas descendentes situadas no lado esquerdo do logótipo, sempre que estava a "entrar informação" no PC.

    Depois de fazer a referida actualização (ontem, 4 de Novembro) com sucesso, a CFP solicitou a reiniciação do sistema. Reiniciei o sistema e imediatamente o Centro de Segurança do Windows (CSW) começou a alertar que não estava nenhuma Firewall activa, ou seja, este deixou de reconhecer a CFP apesar de esta estar a funcionar nas devidas condições!
    Activei a função no CSW que informava o sistema de que existia uma Firewall instalada e gerida por mim e este perguntou se queria que o CSW monitorizasse a CFP, quando respondia afirmativamente á questão, este activava a Firewall do Vista...
    Refiro que após esta actualização o ícone situado no canto inferior direito passou a apresentar, sempre que "entrava informação", umas setas verdes ascendentes colocadas no lado direito do logótipo! Ou seja, literalmente o oposto da situação anterior, o que não deixava de ser estranho...

    Cansei-me da situação e desinstalei a CFP. Acedi ao site da Comodo e descarreguei novamente a CFP, só que a que lá está disponível ainda era (é) a mesma 3.0! Ora se existem actualizações já disponíveis, estas não deviam já estar incluídas na CFP que está no site deles? Não devia ser, por exemplo a versão 4.0?

    Tudo isto para referir que, após instalar a CFP descarregada minutos antes, a situação voltou a ser a mesma que existia antes de fazer a actualização, tirando o facto de, só no dia seguinte, o CSW ter voltando a reconhecer e a receber os "reports" da Comodo...e desta avisar diariamente que existem actualizações disponíveis e a perguntar se as quer instalar!

    Pergunto eu se a situação acima descrita será normal e se farei bem fazer efectivamente a actualização da Firewall, pois como está tem funcionado na perfeição.

    Muito obrigado pela atenção

    Cloverleaf
     
  2. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Olá.

    Então é assim. Não és o único a ter esse problema ao fazer o upgrade da versão 3.0 para a 3.5. Devo salientar que a versão 3.5 é o CIS (Comodo Internet Security), que tal como o nome sugere, engloba antivirus, mas que poderás optar ou não por instalar.

    O que eu te sugiro, é que desinstales a Comodo, através do próprio desinstalador, e depois limpa com esta ferramenta, que foi desenvolvida por moderadores do fórum da Comodo, precisamente por causa de problemas como esse, e também porque o processo de desinstalação da própria aplicação não é 100% eficaz.

    Após limpares com essa ferramenta, reinicia o sistema, e instala a CIS. Se queres ou não instalar o antivirus, é contigo, mas de acordo com estas "reviews", este pacote de segurança é extremamente eficaz. O primeiro video corresponde ao quarto video, e o quarto video ao primeiro. Julgo que me percebes. :)

    Aconselho-te, a que, quando a firewall te pedir para fazer uma verificação ao sistema, que digas que não, e que quando te perguntar se tens a certeza que o sistema está limpo, diz que não, e assim a componente Defense+ ficará automáticamente em Safe Mode.
    Depois vai à secção Firewall, na Comodo Internet Security, e em Stealth Ports Wizard, escolhe a terceira opção.
    Devo alertar, que nesta versão, infelizmente, o Defense+ está um pouco mais "intrometido". Por exemplo, eu para que o D+ não me dê vários alertas sempre que queira fazer um download pelo navegador Opera, tive que colocar este navegador como aplicação de confiança. Mas também, apenas o fiz após ter colocados as definições que queria ;)

    Sinceramente, tanto a firewall como o Defense+, não trazem de novo, a não ser uma outra facilidade de acesso na secção "Summary", mas de resto, nada. E os 3 componentes - Firewall, Defense+ e Antivirus - bem que poderiam estar melhor distribuidos. Algo para o qual já alertei o pessoal da Comodo, e inclusive, com uma imagem do que poderia ser mudado, e com o avalo de outros utilizadores do fórum da Comodo. A ver, vamos.

    Abraços.

    P.S: Depois diz se funcionou ou não.
     
  3. My friend:

    Muito obrigado pela resposta! Foi muito esclarecedora mas, como escreveste no fim, a versão 3.5 não trás nada de (muito) novo. Sendo assim, acho que vou manter por mais algum tempo a meu "sistema de defesa" CFP 3.0+Avast+SpyBot Search & Distroy! O que é que achas?

    Refiro que vou guardar a tua informação pois é preciosa e sei que vou voltar a precisar dela!

    Os melhores cumprimentos

    Cloverleaf
     
  4. ...Já agora: se dizes que a actualização da 3.0 é efectivamente o sistema de defesa 3.5, (que eu tinha analisado no site da Comodo), acho muito estranho que, quando fiz a tentativa de actualização, não ter sido apresentado qualquer wizard sobre o processo e as escolhas a fazer...simplesmente fez-se o download e reiniciou-se o sistema!:confused:

    Cumprimentos

    Cloverleaf
     
  5. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Sim, o teu sistema de defesa está bom. Apenas adicionaria um outro antispyware, mas apenas para verificações a pedido. Existem 2 e muito bons, o SUPERAntispyware Free Edition e o Malwarebytes Anti-malware. Ficas bem servido com qualquer um deles para verificações a pedido, ou até os dois, caso pretendas, pois como será apenas para verificações a pedido, enquanto não os executares, não irão gastar qualquer recurso do teu sistema

    Só uma pergunta: qual o browser que utilizas? (Dependendo da tua resposta poderei aconselhar outro tipo de medidas preventivas para evitar que o malware entre no teu sistema.)
     
  6. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Sim, de facto, quando a firewall Comodo é actualizada a partir da própria firewall, não irás ver qualquer instalação. Sempre foi assim... pelo menos, desde que eu uso esta aplicação, e já lá vai um tempinho.
     
  7. O browser é o do Vista, penso que é o IE7.

    Cumprimentos
     
  8. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Então, aconselho-te a instalar o SpywareBlaster. Este antispyware, ao contrário de todos os outros, não precisas de fazer verificações, até porque não há essa opção, e pelo simples facto de que serve para colocar medidas preventivas dentro do IE e Firefox.

    Aconselho-te mesmo. Ainda te aconselharia o uso do Haute Secure. O que é o Haute Secure? Bem, o Haute Secure funciona de 3 maneiras:

    - bloqueio de sites maliciosos
    - bloqueio de tentativas de entrada de malware e modificações que tentem fazer ao IE e Firefox, e ao sistema. (através de análise comportamental, e de certa forma HIPS, tal como o Defense+ da Comodo Firewall, só que o do Haute Secure não é HIPS a 100% ;) )
    - De uma certa forma, também oferece algumas características de sandbox. A única diferença entre a "sandbox" do Haute Secure e, por exemplo, do Sandboxie, é que o Haute Secure deixa passar os ficheiros temporários. Nada que não se resolva com o Crap Cleaner. ;)

    Neste momento o Haute Secure ainda se encontra em fase beta, e já há algum tempo que não sai nenhuma ou versão beta e nem sequer nenhuma "release candidate", contudo já uso há bastante tempo, e devo dizer que nunca me causou nenhum tipo de problema. É de facto bastante estável.
    O único senão, é que de momento não tem nenhum ficheiro de ajuda, caso alguém se queira aventurar pelas definições, de forma a proteger de uma forma ainda mais eficaz o sistema. É mesmo o único senão.

    Poderás ainda, e caso te decidas por instalar o Haute Secure, abrir uma conta no site oficial do Haute Secure e subscrever a listas de bloqueio de sites maliciosos. Pessoalmente, eu subscrevi 3 listas. 2, salvo erro do Haute Support, e são logo as 2 primeiras, e a 1 outra do Iain, que também faz parte da equipa do Haute Secure. Não subscrevi a mais nenhuma, pois de momento, como ainda é um projecto beta, não temos possibilidade de ver os sites que são bloqueados. Se bem que, mesmo que te inscrevas e depois te apercebas que estão a bloquear sites que tu sempre visitaste, apenas terás que retirar a lista da tua lista de subscrições. Nada de mais...

    Pessoalmente, eu uso o browser Opera, e não preciso de nada disso. É um navegador bastante menos propício ao tipo de ataques que tanto o IE e Firefox estão sujeiros, se bem que muito mais o IE. Felizmente a versão IE7 está mais segura que outras versões, e com a ajuda destes pequenos programas que mencionei, ainda mais segura fica a experiência de navegação da Internet.

    Pois, e como digo eu isto se uso o Opera, não? ;) Simples, este sistema não é somente usado por mim, mas também por outros familiares, que pela força do hábito ainda usam o IE. E já lá vai um ano de vida deste computador, e até hoje nada de mal aconteceu.

    Já me ía esquecendo... Existe ainda uma outra ferramenta que poderás usar, o IE7Pro, que tal como o próprio nome indica, apenas funciona para o IE. O que esta ferramenta faz? Entre várias funcionalidades que oferece ao IE, ainda permite o bloqueio de publicidade, e de por exemplo, de animações flash (terás que seleccionar essa opção no painel de controlo do IE7Pro (terás que abrir o IE e em Ferramentas escolher IE7Pro Preferences - AD Blocker (oitava opção a contar de cima, caso o teu fique em português ;) ) e selecciona Enable Flash Blocker.

    Agora, sempre que visitares sites com conteúdo flash, este mesmo conteúdo estará bloqueado, e apenas terás que clicar no play para visualisar esse conteúdo.

    Também ainda poderás colocar o IE7Pro para eliminar todos os ficheiros temporários, etc quando fechas o IE. Poderás fazer isso nas preferências do IE7Pro em Privacy/Privacidade.

    Voltanto ao Haute Secure, uma das formas de proteger o utilizador é verificando os sites e se forem maliciosos bloquear o acesso. Contudo, convém sempre ter uma segunda ou terceira opinião, e para isso, aconselharia o uso do Finjan Secure Browsing, Linkscanner Lite e MyWot. O Finjan e o Linkscanner fazer verificações às pesquisas que fazes, por exemplo, no google, em tempo real. O MyWot é baseado numa base de dados, o que quer dizer que se hoje um site é malicioso, amanhã já poderá não o ser e vice-versa.

    Para o IE, além do Haute Secure, ainda coloquei o MyWot, para dar uma melhor ideia aos meus familiares se devem ou não entrar nos links das pequisas que efectuam.

    Para o sistema, em global, tenho o LinkScanner Pro, que diferência-se do LinkScanner Lite, pelo facto de que o LinkScanner Pro trabalha em pano de fundo independentente do navegador utilizado, e mesmo que se clique num link que assinale a vermelho, o acesso será bloqueado. O mesmo não, como é óbvio não acontece na versão gratuita. Isto é óptimo, pois como uso o Opera...

    Poderás, por 15 dias, testar o LinkScanner Pro. Após estes 15 dias passará à versão Lite.

    Existem ainda outras formas de proteger a tua privacidade, como, por exemplo, colocar o IE para apenas aceitar os cookies que tu queres, ou seja, o IE perguntar se queres aceitar ou negar a colocação de cookies quando visitas X ou Y site. A grande maioria de sites funciona muito bem sem qualquer uso de cookies.

    São apenas sugestões. Mas aconselho, a que pelo menos uses o SpywareBlaster, Haute Secure e pelo menos o LinkScanner.

    Se tiveres qualquer dúvida não hesites.
     
    Última edição: 8 de Novembro de 2008
  9. My friend:

    Estou decidido a seguir os teus conselhos! Gostaria de começar por questionar-te sobre o Spywareblaster. Ora como já tenho instalado e a funcionar o SpyBot-SD, instalo também o Spywareblaster e passam a funcionar os dois em simultanêo, ou deverei substituir um pelo outro? No caso de dever instalar os dois, essa situação não absorverá muitos recursos ao sistema?

    Cumprimentos
     
  10. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Instalas o SpywareBlaster, e deixas o Spybot instalado na mesma. ;) Ambos oferecem medidas preventivas, e o que se pretende é prevenir que o malware entre no sistema. :)

    O SpywareBlaster não gasta qualquer recurso do sistema. Lembra-te apenas, após a instalação escolher o update manual, pois o update automático é pago. E terás que verificar constantemente se existem actualizações para o SpywareBlaster (uma vez ao ligares a net e uma ao desligares será suficiente, e talvez uma terceira vez entre essas duas). Depois terás que reimunizar as protecções do SpywareBlaster. Muito à imagem do Spybot, na verdade.
     
  11. Amigo, muito obrigado pelas respostas e disponibilidade! Este forum trata-se de autêntico serviço público!:009:

    Bem Hajam

    Cloverleaf
     

Partilhar esta Página