Actualização de PC dificil

Wilsu

Power Member
O problema parece ser um pouco complexo (pelo menos para mim) e agradecia imenso a vossa ajuda e opinião.

Eu tenho uma máquina antiga (my system - KT3 Ultra) que quero actualizar sem gastar dinheiro. Para isso comprei uma board Asus M3N78-VM, um processador AMD Athlon 7750 BE e umas RAM OCZ (recomendado aqui no forum). O problema é que devido à minha noobice e precepitação tenho tido vários problemas a montar estes componentes no meu sistema tais como:

1. As minhas duas drives ópticas e o meu disco rigido são IDE e esta boar só tem uma porta deste tipo. A solução que encontrei é ligar apenas uma das drives e o disco através do mesmo cabo. Isto é compativel? Ou pode dar problema?

2. O outro grande problema que tenho é com a fonte. Não vos sei especificar qual é a q eu tenho (deve ser de marca branca) mas o grande problema encontra-se na ficha de 24 pinos que liga à board. Para meu espanto elas são simétricas :eek: Existe algum conversor para n ter de comprar outra fonte? É que se comprar outra não sei se a alimentação das drives vai ser compativel... Daqui a pouco tenho de comprar tudo novo...

Agradecia algumas dicas.

Afinal isto dos PC's ainda tem que se lhe diga... :rolleyes:
 
Última edição:
1. As minhas duas drives ópticas e o meu disco rigido são IDE e esta boar só tem uma porta deste tipo. A solução que encontrei é ligar apenas uma das drives e o disco através do mesmo cabo. Isto é compativel? Ou pode dar problema?

Não há problema nenhum. Podes ligar descansado.

2. O outro grande problema que tenho é com a fonte. Não vos sei especificar qual é a q eu tenho (deve ser de marca branca) mas o grande problema encontra-se na ficha de 24 pinos que liga à board. Para meu espanto elas são simétricas :eek: Existe algum conversor para n ter de comprar outra fonte? É que se comprar outra não sei se a alimentação das drives vai ser compativel... Daqui a pouco tenho de comprar tudo novo...
Como assim? Consegues postar fotos? Essas fichas obedecem a standarts por norma.
 
Não há problema nenhum. Podes ligar descansado.


Como assim? Consegues postar fotos? Essas fichas obedecem a standarts por norma.

Ok... Agora que li mais algumas coisas posso ter cometido um erro elementar que só posso verificar mais logo. Pode ter acontecido que o conector de 24 pinos estivesse só com 20 embora não me tenha parecido.

Qualquer das formas mais logo ou amanhã de manhã postarei qualquer coisa possivelmente com fotos.

Desde já obrigado syqe
 
Pois é provável que seja isso. As boards antigas tinham uma ligação de 20 pinos.

Se a board aguentar, existem adaptadores de 20 pa 24 pinos.
 
Ora bem, vou tentar explicar isto da melhor forma... Espero fazer-me entender

Segundo o manual da board há dois conectores de power: 24-pin ATX-PWRGD e 4-pin ATX12V.

Além disse tem estes avisos:

  • We recommend that you use an ATX 12 V Specification 2.0-compliant power supply unit (PSU) wih a minimum of 300 W power rating. This PSU type has 24-pin and 4-pin power plugs.

  • If you intend to use a PSU with 20-pin and 4-pin power plugs, ensure that the 20-pin power plug can provide at least 15 A on +12 V and that the PSU has a minimum power rating of 300 W.

  • Do not forget to connect the 4-pin ATX +12 V power plug. Otherwise, the system will not boot up.
Do segundo ponto eu deduso que posso ligar a ficha de 20 pinos à de 24 desde que também liga a de 4 pinos e que ela obdece aquelas especificações.

A pergunta que coloco é: A minha fonte tem uma ficha com o mesmo aspecto mas n faço ideia se é uma ATX12V nem se cumpre os requesitos que a Asus indica. A informação da fonte está aqui.

Pela foto parece que a ficha de 24 pode ser "dividida" numa de 20 mais uma de 4. Essa de 4 é uma ATX12V? Cumpre as especificações?

Espero mesmo que me possam ajudar!

Rica embrulhada...
 
A ficha de 20 pinos dá a energia à board, e a de 4 pinos dá energia ao cpu.

Pela conversa deles se a tua fonte conseguir dar os 15A na ficha dos 20 pinos deverá funcionar sem problemas, deves ligar da seguinte maneira:
11254.jpg


É uma questão de experimentares e veres se o sistema de aguenta estável.
 
OK. Vou experimentar. Mas tenho uma questão: A ficha de 4 pinos, que alimenta o CPU, é "equivalente" à de 4 pinos que falta à de 20 para ter os 24? Ou seja, uma ATX12V = 24 pinos - 20 pinos? Elas de facto são iguais fisicamente mas serão iguais electricamente?!
 
OK. Vou experimentar. Mas tenho uma questão: A ficha de 4 pinos, que alimenta o CPU, é "equivalente" à de 4 pinos que falta à de 20 para ter os 24? Ou seja, uma ATX12V = 24 pinos - 20 pinos? Elas de facto são iguais fisicamente mas serão iguais electricamente?!
sao iguais
liga 20 na ATX e os 4 no BTX

se nao sabes como colocar os 20 ( escostado á esquerda ou á dereita ) existem adaptadores de
20 para 24 pinos nas lojas de informatica

http://www.*****.pt/products_images/CAI2024.jpg
http://www.*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=46223
custa 5€

cumps
 
São mesmo iguais?! :confused:

No manual da board tem este esquema:

board1.jpg


O rectângulo vermelho fui eu que representei. A legenda desses 4 pinos não devia ser semelhante à da ficha ATX12V?
 
Ok. As coisas estão finalmente a andar. Liguei com uma ficha de 20 pinos e para já tudo bem mas ainda é cedo para dizer que o sistema fica estável. Logo se verá.

Desde já obrigado a todos.

Agora gostava de colocar outra questão:

O disco que tenho, embora não tenha nenhuma informação importante, já tem o Windows instalado, etc.

Não há a possibilidade de a board reconhecer e ler o disco normalmente sem ter de reinstalar o Windows?
 
Ok. As coisas estão finalmente a andar. Liguei com uma ficha de 20 pinos e para já tudo bem mas ainda é cedo para dizer que o sistema fica estável. Logo se verá.

Desde já obrigado a todos.

Agora gostava de colocar outra questão:

O disco que tenho, embora não tenha nenhuma informação importante, já tem o Windows instalado, etc.

Não há a possibilidade de a board reconhecer e ler o disco normalmente sem ter de reinstalar o Windows?
se o chipset for igual ou parecido podes ter sorte,
se for diferente o mais certo é encravar e dar uns ecrans azuis

cumps.
 
se o chipset for igual ou parecido podes ter sorte,
se for diferente o mais certo é encravar e dar uns ecrans azuis

cumps.

thanks...

acho q vou ter de reinstalar então porque ele não consegue arrancar. Pensei que houve alguma outra forma de reconfigurar a board ou algo semelhante mexendo no GRUB ou algo do genero. Mas já devo tar a misturar alhos com bugalhos... :p

Anyway, obrigado por tudo. Cumps.
 
Back
Topo