Actualização de um controlador estragou a resolução do ecrã

estou com o mesmo problema. tenho um Toshiba que atualizou na quinta a gráfica. a resolução está ok mas o ecrã parece desfocado. tento instalar as drives da HD 2400 mas dá erro e vai para as drives genéricas do Windows. como não tenho nada de especial no pc fiz reposição e mesmo assim não resolveu, penso que por causa do update da fall creators update que fez na sexta a noite.
 
Exemplo de backup manual de um driver

com o DriverStoreExplorer procurem pelo nome do ficheiro Inf do driver.
Na foto tenho como exemplo o Inf do driver grafico igdlh64.inf.

XhCTorl.png


No local "C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository" pesquisem por esse ficheiro, como resultado vão obter algo como (uma ou mais pastas, depende):

U4YmY2t.png


fazer backup a essas pastas.

No case de serem vários ficheiros, pesquisem por todos.
No exemplo da foto são os Inf's do chipset.

7miSNLP.png
 
@Mu7e: eu fiz o backup e restauro com o Double Driver, sem sucesso, continuei com a resolução do ecrã toda marada. Posso tentar seguir o teu tutorial, embora já pareça que tudo me corre mal nesta questão :P

Para repor os drivers, é só copiar os ficheiros/pastas por cima dos que já lá estão?
 
@Mu7e: tentei a versão legacy na altura em que iniciei este tópico e ficou fixe mas o PC começou a encravar passados segundos de carregar o Windows, daí ter restaurado um backup mais antigo e desligado o Windows Update. Tentarei novamente quando tiver pachorra.
Mas fazendo um backup e um restauro com o Double Driver não deveria resultar?
 
@Mu7e: tentei a versão legacy na altura em que iniciei este tópico e ficou fixe mas o PC começou a encravar passados segundos de carregar o Windows, daí ter restaurado um backup mais antigo e desligado o Windows Update. Tentarei novamente quando tiver pachorra.
Mas fazendo um backup e um restauro com o Double Driver não deveria resultar?

Qual a versão do driver que tens neste momento instalado? Vê no gestor de dispositivos.
Deverá ser um 8.*** ou 15.***?


https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=ati radeon 4800 windows 10
 
Última edição:
@Mu7e: o PC agora nem liga... Ou quando liga nem faz o apito do POST ou chega ao Windows e encrava logo ou encrava ainda antes de chegar ao Windows. Hoje não consegui estar mais de 1 minuto no ambiente de trabalho :(
Este PC está como há-de ir... Estou a ver que tenho de o levar a uma loja de informática, não percebo patavina de hardware.

Mas sim, a versão do driver começava por 8, isso lembro-me. Não que interesse muito agora, visto o PC não ligar.
 
@saccor: nunca gostei de Macs, mas neste momento até me sinto tentado a passar para o outro lado. Que paciência... Mas vá, o PC já tem 8 anos e uso intensivo. Amanhã lá vai ele à loja de informática aqui da esquina para me desenrascarem isto. O pior é sempre ficar uns dias sem ele :/
 
Tive um portatil sony vaio sz71xn em fibra de carbono que entretanto dei a um familiar.
Essa máquina vai a caminho dos 12 anos. Originalmente trazia windows vista que passei a xp, posteriormente a windows 7 e recentemente a windows 10 quando o entreguei.
Tem apenas 2GB de memória mas o windows 10 faz uma boa gestão da mesma, tem 2 gráficas a intel (modo stamina) e nvidia (não tem suporte de driver para windows 10). Coloquei um SSD e um caddy no local do DVD para um HDD. Tem o firmware do bios modificado por mim. A bateria ainda dá para umas 3.5h.
Nunca avariou nenhum componente e continua ligado aproximadamente 8h ao dia.
Único contra é ter as ventoinhas constantemente a trabalhar, coisa a que já me desabituei.

É uma situação tramada caso não tenhas substituto e precises de máquina diariamente. Se fosses meu vizinho tinhas sorte, tenho por aqui um Asus W3J que não uso e dá para desenrascar, não têm é bateria nenhuma, tem que estar sempre em AC.
 
Se fosses meu vizinho tinhas sorte, tenho por aqui um Asus W3J que não uso e dá para desenrascar, não têm é bateria nenhuma, tem que estar sempre em AC.

Ahah! És muito simpático, pá! Deviam haver mais vizinhos como tu :)
Ontem liguei o PC uma última vez antes de ir dormir e o sacana ficou a trabalhar normalmente até hoje de manhã. Deixei-o estar, já nem o desligo! Como vou estar este fim-de-semana fora, desligo-o na Quarta-feira à noite e, se na Quinta-feira voltar a ser o mesmo drama ao ligá-lo, vai mesmo para a loja de informática ali da esquina logo nesse dia. Entretanto, vou já fazendo contas à vida para comprar um PC novo. Uma máquina com uma gráfica 1080, um disco 6TB WD Black, water cooling e tal não deve ficar barata (é o "upgrade" de que tenho andado atrás há algum tempo) :P
Mas o off-topic já vai longo. Já ficaram aqui muitas dicas tuas para a resolução do problema. Vamos a ver se ainda as consigo aplicar :)
 
260 euros para o disco ou consegues por menos?
Tens o Datacenter Gold o Red Pro e o Black, do mais barato ao mais caro!

O ideal era um SSD para o sistema e um HDD para o resto.

Exemplo: Samsung 960 EVO M.2 250GB

Sequential Read Speed Up to 3,200 MB/sec
Sequential Write Speed Up to 1,500 MB/sec
 
Última edição:
O ideal era um SSD para o sistema e um HDD para o resto.

O meu plano é esse. No PC actual (o moribundo) tenho um SSD Goodram (só com o Windows e programas), um WD Blue e outro WD Green (o Green é do piorio, lento como tudo, mas estava barato na altura). Sou fã da WD porque tive vários discos deles ao longo dos anos e nunca me falharam (também tenho diversos discos externos WD). Comprei este PC há 8 anos com 2 discos Seagate e ambos foram à vida passados dois ou três anos. Os da WD têm-se aguentado desde então e eu sou um ávido consumidor de multimédia, por isso estou sempre a fazer download e a copiar e a mover cenas e eles nunca se queixaram.
Mas volto a referir que não percebo nada de hardware, portanto vou contar muito com a opinião da loja onde for pedir para me montarem a máquina, mas sei de uma que supostamente é de confiança.
 
Mas existe aqui pessoal no fórum, na respectiva secção desktop/hardware, que te pode aconselhar.
Tenho 4 greens e estão todos bons de saúde mas são discos de 5400rpm, é normal um disco grande com muitos ficheiros e sem quaisquer partições apresentar lentidão. Para armazenamento nem precisas de 7200rpm, fiabilidade sim.
Neste momento os menos fiáveis da WD são os blue e purple, tens Red de 5400 que é o que nossa equipa no trabalho designa para colocação em workstations.
 
@Mu7e: eu sei que há aqui secções para ajudar na configuração de um novo PC, mas para alguém como eu que não percebe muito de hardware depois acaba por ser muita informação para digerir, porque cada pessoa sugere coisas diferentes. Eu quero uma máquina boa para jogos e multimédia, com carradas de programas a correr em simultâneo e tinha em boa conta a série Black da WD para isso, por ser um disco rápido e não se arrastar tanto como o Blue ou o Green.
Estou para aqui a especular mas se calhar ainda me vão faltar meses até me conseguir meter num PC novo :/
 
Isto aconteceu cá em casa ao actualizar um portátil Toshiba A200 com uma ATI Mobility Radeon HD2400 para a Fall Creators Update. A solução passa por reverter o controlador/driver da gráfica para a versão de 2015. Gestor de dispositivos - Gráficas - Propriedades da Gráfica - Controlares - Reverter Controlador. Caso não dê para reverter, instalem manualmente.

@Mu7e: na boa, tu já me ajudaste mesmo muito! Também só vou estar em casa com o PC ao fim do dia, até lá não posso experimentar nada. Agradeço as imagens, assim fica mais fácil e se calhar vou restaurar o backup com o Macrium Reflect e fazer logo isso assim, evitando a actualização desse driver específico por parte do Windows. Se bem que reparei agora que aquilo parece impedir que o Windows INSTALE aquele dispositivo específico, e não refere nada quanto a actualizações do controlador. Mas tu obviamente percebes muito mais disto que eu, por isso vou confiar e esperar que o Windows não actualize o driver da placa gráfica.

Estou na versão 1607 porque o Windows não detecta nova versão para actualizar, diz sempre que tenho tudo actualizado. No entanto, há umas semanas forcei a actualização (sacando e correndo o programita da Microsoft de propósito para isso) mas terminava sempre em ecrã azul, tive de desistir. Por coincidência, ontem depois da cagada com a actualização do driver da placa gráfica, o Windows Update começou sozinho a sacar a actualização para a versão 1703 (não sei se os números estão correctos, mas é a Fall Creator's Update, salvo erro). Mas não me arrisco a fazer essa actualização enquanto isto da placa gráfica não ficar resolvido.

Actualiza primeiro para a Fall Creators Update (v1709 - v1703 é a Creators), porque não te vai adiantar de nada resolveres primeiro a questão da resolução. Ao actualizares para a FCU ela vai instalar-te o driver genérico mais recente de 08/2017, se não me engano, e vais voltar a ter o problema.
 
Última edição:
@Raen: não dá para reverter porque essa opção aparece-me sempre bloqueada (indisponível). Fiz a actualização para a versão 1709, fiquei com a resolução rasca, mas o pior foi o PC que encravava sempre alguns segundos depois de entrar no Windows. Tive de regressar à 1607. Quando tiver paciência tento novamente e já sei que depois da actualização é que vou ter de tentar instalar os drivers da placa gráfica.
 
Como ainda não apagaste a instalação v1607 do PC, e como tal conseguiste reverter para essa versão, fica a dica: tenta fazer backup do driver bom, actualizas para a FCU v1709 e manualmente instalas esse dito driver bom.
Reparei que o driver que não instala correctamente e que estraga a resolução é de 2017, ao passo que o driver bom e que instala e mete a gráfica a correr sem problemas é de 2015.

Eu com uma pesquisa consegui encontrar este tópico (em Inglês) com sugestões de resolução que parecem resultar.

https://www.tenforums.com/graphic-cards/9511-no-1920x1080-resolution-while-using-windows-10-a-6.html

A opção de escolher manualmente o driver, parece a mais acertada, foi o que funcionou no meu caso. O driver bom parece ser o 13/01/2015.

Outro, a mesma sugestão: https://h30434.www3.hp.com/t5/Noteb...update-changed-screen-resolution/td-p/6435002


É que a mim aconteceu este problema quando o driver actualizou ainda na Creators v1703, resolvi-o revertendo o driver para a versão anterior, actualizei para a Fall Creators v1709 e o driver defeituoso voltou a ser instalado por defeito. Como se tratou de uma instalação de raiz, já não deu para reverter o driver (a opção aparecia bloqueada a cinzento como dizes), e aí já tive que ir pelo caminho manual de escolher da lista o driver adequado.
 
@Raen: eu já fiz isso, segui um tutorial no YouTube para instalar a versão legacy dos drivers da minha placa gráfica. Resultou, mas o Windows começou a encravar poucos segundos depois do boot. Desconfio que possa ter um problema mais grave na minha máquina, até porque as actualizações do Windows parecem já não funcionar (fica sempre nos 0%). Acho que o vou levar a uma loja onde alguém que perceba melhor disto consiga fazer alguma coisa de jeito.
 
Back
Topo