Actualizações automáticas e vbshost.exe

ribamar

Power Member
Ora bem! Tenho o avira antivir instalado e este reconheceu-me um trojan de nome vbshost.exe ( acho que não tem relação com o vshost.exe do Visual Studio 2005 ), no momento que isso aconteceu as actualizações automáticas ficaram desligadas, e fui informado disso. O problema é que nas opções das actualizações automáticas estas encontram-se ligadas (na opção recomendado).

-Tou a usar o XP SP3
-O símbolo vermelho de alertas de segurança está na taskbar
-No centro de segurança as actualizações automáticas estão desligadas, mesmo estando seleccionado ligadas nas suas opções
-Não consigo reparar o vbshost.exe (...nem sei se é do windows, mas está na pasta system)

-Numa procura rápida no fórum e google não consigo encontrar nada a respeito do vbshost.exe
 
Já tinha instalado! Apenas usei o "Spybot search and destroy" ( e nada foi encontrado ). Mas fiz como disse e fiz um scan completo usando o Malwarebytes e reiniciei. Resultado:

Processos da Memória infectados: 0
Módulos de Memória Infectados: 0
Chaves do Registo infectadas: 0
Valores do Registo infectados: 0
Ítens do Registo infectados: 0
Pastas infectadas: 0
Ficheiros infectados: 0
Processos da Memória infectados:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Módulos de Memória Infectados:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Chaves do Registo infectadas:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Valores do Registo infectados:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Ítens do Registo infectados:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Pastas infectadas:
(Nenhum item malicioso foi detectado)
Ficheiros infectados:
(Nenhum item malicioso foi detectado)

O problema persiste.
-Enquanto fazia o scan, o avira acusava sempre o trojan (é na system32 e não na system que ele está alojado, anteriormente não estava correcto)
-Posso tentar apagar o ficheiro usando o shredder do tuneup 2009, mas como disse não sei se o ficheiro é do windows
 
A informação (in)disponível sobre o tal ficheiro faz crer que não é nada de bom.

Confira P.F. que a ortografia é vbshost.exe!

Pode usar o Unlocker para eliminar.

Mas, talvez fosse útil "perder" um pouco mais de tempo e fazer isto.

Se não resultar use o Unlocker para eliminar o ficheiro.

Zee
 
Por acaso já tinha usado o unlocker para verificar se o vbshost(.exe) estava a ser utilizado (a ortografia está correcta, copiei com o ctrl+c para não haver dúvidas) - e não estava a ser utilizado, logo utilizei o shredder - não foi permitido apagar o ficheiro (talvez por ser uma pasta do windows...), tentei apenas o usual shift+del e consegui apagar o ficheiro. Reiniciei. O vbshost já não se encontrava na pasta, mas o problema persistia, por isso resolvi fazer um scan com o avira, que por sua vez também não encontrou nada!

Já corri o ccleaner, vou agora tentar o SUPERAntiSpyware.
Já estou a achar estranho...
 
Tá se a revelar mais difícil do que pensava! O SUPERAntiSpyware revelou 2 ameaças (menores) que foram posteriormente apagadas. Já corri antivir, SUPERAntiSpyware, Spybot S&D, Malwarebytes, ccleaner!!

-Anteriormente bloqueei o acesso à internet do vbshost. Sem crer posso ter bloqueado o acesso das actualizações?? Ou não?
 
Tá se a revelar mais difícil do que pensava! O SUPERAntiSpyware revelou 2 ameaças (menores) que foram posteriormente apagadas. Já corri antivir, SUPERAntiSpyware, Spybot S&D, Malwarebytes, ccleaner!!

-Anteriormente bloqueei o acesso à internet do vbshost. Sem crer posso ter bloqueado o acesso das actualizações?? Ou não?
Teste desactivando a firewall.

Tente também o Dial-a-fix:
http://wiki.lunarsoft.net/wiki/Dial-a-fix#Mirrors.2Fdownload_locations.2C_and_articles

Extraia para uma pasta e corra o ficheiro Dial-a-fix.exe.

Use esta opção para tentar reparar o Windos Update:
http://wiki.lunarsoft.net/wiki/Dial-a-fix#WU.2FWUAU

Diga-nos se resultou.

Zee
 
Última edição:
A opção Dial-a-fix funcionou! As actualizações estão ligadas! Muito obrigado!
Deixo as opções que foram escolhidas para resolver o problema:



Mais uma vez obrigado!
 
A opção Dial-a-fix funcionou! As actualizações estão ligadas! Muito obrigado!
Deixo as opções que foram escolhidas para resolver o problema:

Mais uma vez obrigado!
icon13.gif

Óptimo!
 
Back
Topo