Actualizar BIOS/Firmware

heldermf

Power Member
Desde já devo de anunciar que sou um pouco novo nestas andanças de updates à bios e mt mais updates de firmware.

Updates à bios da minha mobo já fiz alguns e aquilo faz-se na boinha poix no site da asus tem todos os passos a seguir pra fazê-lo tanto pelo windows como pelo DOS.

Agora tava interessado em fazer update à bios da minha placa gráfica Asus V7700 Deluxe GeForce2 GTS 32MB DDR, pra tentar resolver uns problemas que tenho com os oc's e estabilidade da placa. Acontece que esta bios não é fornecida pela asus nem pelo ftp da asus (pelo que andei a ver ficheiro a ficheiro) por isso recorri a um site de um tal Ray Adams pra sacar a bios mais recente pra minha gráfica.

Mas não sei se este update à bios se faz a partir do windows ou do dos.....

Será que posso utilizar pra este update a ultima versão no NVFlash?

Se for a partir do Dos, pode ser com uma disquete de arranque qualquer??

Também tou a pensar passar a firmware do meu cd-rw lg 40/12/40 da 1.00 de origem para a 1.02. Encontrei esta versão num site de firmwares que foi falado neste forum.

O funcionamento pra flashar isto será o mm? será tb pelo dos e com uma disquete de arranque? O tal pack que traz a firmware update é um que traz um file chamado je4.exe e outro *.hex. Podem-me dizer se esse prog que traz nesse pack é o de flashar?

será que devo de ter alguma coisa como atenção especial quando flashar tanto o cd-rw como a gráfica?

desde já um mt obrigado pela vossa atenção!

:)
 
Deves ter em atenção uma coisa, em respeito às duas... Se está bom, não mexas!

Quanto ao CD RW, deve gravar sem problemas. Não flashes nada... Se o fizeres corres o risco do processo correr mal e.. Puft, lá se vai o dinheiro por água abaixo, uma vez que invalidas a garantia.
De qualquer das formas, se o quiseres fazer, esse executável deve ser o flasher, e podes fazê-lo a partir do Windows, contando que tens privilégios de administração na máquina.

Quanto à gráfica, certifica-te primeiro que já alguém usou essa bios numa gráfica igual à tua, par minimizares o risco de problemas.
Se o fizeres, é preferível fazer a partir de uma disquete de arranque do windows 95 ou 98, arrancando no modo de segurança, em que ele não carrega qualquer tipo de drivers ou coisas do género.
Aconselho-te a copiares tanto o flasher como a BIOS para o disco, para não correres o risco de ter problemas com a disquete :)

Inté :)
 
Mas é que esta bios da minha gráfica que eu saquei não traz o programa flasher... poderei usar o nvflash.exe? continua a duvida...
 
Se o flasher reconhecer a BIOS da placa e o formato do ficheiro da BIOS, não tens problemas :) Para testares, tenta executar (No DOS, como já referi em cima...) o flasher... Se funcionar, podes usar o flasher. Não flashes a BIOS!!!! Faz uma cópia da BIOS e compara-a com a que tens, a nível de tamanho. Se o tamanho for o mesmo, então em princípio não terás problemas... De qualquer das formas, faz sempre uma cópia da BIOS que tens agora...

Não te posso dar certezas.... A única que dou é que, se as coisas correrem mal, é um bocado complicado em termos de garantias....
 
Ok Mt obrigado pela ajuda!

Mas pelo que ando a ver, nem vou flashar a minha gráfica... ela já vem com a penultima bios e parece que o problema não é da bios... parece-me qua a voltagem "AGP Bus VDDQ" está baixa em relação a outras... ela aqui está a 1,47 e noutra pessoa que tem uma igual à minha tá a 2v... very esquesitoide. Falta perguntar ao tal cavalheiro qual é a bios que tem na dele!

Tá mm mt etranho isto.. acredita que no asus tweak nem consigo por a placa no máximo qu é 365 na mem's... Esta placa tem um Default 200/333. Mt estranho mm. Poderá ter a ver com alguma coisa do AGP Latency Timer???

[[[ ]]] :)
 
A voltagem é definida pelo tua board... A meu ver, 2 V parecem-me ser muito.. Demais... mas já estamos a entrar em coisas que não entendo muito bem... Alguém te há-de explicar melhor essa coisada dos OC's às gráficas :)

Um abraço
 
Back
Topo