1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Actualizar BIOS/Firmware

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por heldermf, 27 de Agosto de 2002. (Respostas: 5; Visualizações: 1277)

1. heldermf

heldermf Power Member

Desde já devo de anunciar que sou um pouco novo nestas andanças de updates à bios e mt mais updates de firmware.

Updates à bios da minha mobo já fiz alguns e aquilo faz-se na boinha poix no site da asus tem todos os passos a seguir pra fazê-lo tanto pelo windows como pelo DOS.

Agora tava interessado em fazer update à bios da minha placa gráfica Asus V7700 Deluxe GeForce2 GTS 32MB DDR, pra tentar resolver uns problemas que tenho com os oc's e estabilidade da placa. Acontece que esta bios não é fornecida pela asus nem pelo ftp da asus (pelo que andei a ver ficheiro a ficheiro) por isso recorri a um site de um tal Ray Adams pra sacar a bios mais recente pra minha gráfica.

Mas não sei se este update à bios se faz a partir do windows ou do dos.....

Será que posso utilizar pra este update a ultima versão no NVFlash?

Se for a partir do Dos, pode ser com uma disquete de arranque qualquer??

Também tou a pensar passar a firmware do meu cd-rw lg 40/12/40 da 1.00 de origem para a 1.02. Encontrei esta versão num site de firmwares que foi falado neste forum.

O funcionamento pra flashar isto será o mm? será tb pelo dos e com uma disquete de arranque? O tal pack que traz a firmware update é um que traz um file chamado je4.exe e outro *.hex. Podem-me dizer se esse prog que traz nesse pack é o de flashar?

será que devo de ter alguma coisa como atenção especial quando flashar tanto o cd-rw como a gráfica?

desde já um mt obrigado pela vossa atenção!

:)

2. SpEeDyGoNzAlEs

SpEeDyGoNzAlEs Power Member

Deves ter em atenção uma coisa, em respeito às duas... Se está bom, não mexas!

Quanto ao CD RW, deve gravar sem problemas. Não flashes nada... Se o fizeres corres o risco do processo correr mal e.. Puft, lá se vai o dinheiro por água abaixo, uma vez que invalidas a garantia.
    De qualquer das formas, se o quiseres fazer, esse executável deve ser o flasher, e podes fazê-lo a partir do Windows, contando que tens privilégios de administração na máquina.

Quanto à gráfica, certifica-te primeiro que já alguém usou essa bios numa gráfica igual à tua, par minimizares o risco de problemas.
    Se o fizeres, é preferível fazer a partir de uma disquete de arranque do windows 95 ou 98, arrancando no modo de segurança, em que ele não carrega qualquer tipo de drivers ou coisas do género.
    Aconselho-te a copiares tanto o flasher como a BIOS para o disco, para não correres o risco de ter problemas com a disquete :)

Inté :)

3. heldermf

heldermf Power Member

Mas é que esta bios da minha gráfica que eu saquei não traz o programa flasher... poderei usar o nvflash.exe? continua a duvida...

4. SpEeDyGoNzAlEs

Se o flasher reconhecer a BIOS da placa e o formato do ficheiro da BIOS, não tens problemas :) Para testares, tenta executar (No DOS, como já referi em cima...) o flasher... Se funcionar, podes usar o flasher. Não flashes a BIOS!!!! Faz uma cópia da BIOS e compara-a com a que tens, a nível de tamanho. Se o tamanho for o mesmo, então em princípio não terás problemas... De qualquer das formas, faz sempre uma cópia da BIOS que tens agora...

Não te posso dar certezas.... A única que dou é que, se as coisas correrem mal, é um bocado complicado em termos de garantias....

5. heldermf

heldermf Power Member

Ok Mt obrigado pela ajuda!

Mas pelo que ando a ver, nem vou flashar a minha gráfica... ela já vem com a penultima bios e parece que o problema não é da bios... parece-me qua a voltagem "AGP Bus VDDQ" está baixa em relação a outras... ela aqui está a 1,47 e noutra pessoa que tem uma igual à minha tá a 2v... very esquesitoide. Falta perguntar ao tal cavalheiro qual é a bios que tem na dele!

Tá mm mt etranho isto.. acredita que no asus tweak nem consigo por a placa no máximo qu é 365 na mem's... Esta placa tem um Default 200/333. Mt estranho mm. Poderá ter a ver com alguma coisa do AGP Latency Timer???

[[[ ]]] :)

6. SpEeDyGoNzAlEs

A voltagem é definida pelo tua board... A meu ver, 2 V parecem-me ser muito.. Demais... mas já estamos a entrar em coisas que não entendo muito bem... Alguém te há-de explicar melhor essa coisada dos OC's às gráficas :)

Um abraço

Partilhar esta Página