1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Actualizar computador com Mac OS 9 para a ultima versão

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por bgcngm, 8 de Setembro de 2005. (Respostas: 42; Visualizações: 3918)

1. bgcngm

bgcngm Power Member

É possível instalar a última versão do Mac OS num computador mais antigo que ainda tem o Mac OS 9?

EDIT: Reparei agora que os requisitos do Mac OS X 10.4 Tiger são:

Como é que eu posso ver as caracteristicas do computador em causa? O computador não é meu e não estou familiarizado com os Mac.

Última edição: 8 de Setembro de 2005
  2. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

No Apple Menu tem lá um programa "Apple System Profiler" que mostra isso tudo.

3. bgcngm

bgcngm Power Member

Ok, vou ver isso agora de tarde.

Em príncipio, para um computador que tem o Mac OS 9 de origem, qual acham que será o processador e memória que aquilo tem?

4. Encarnado

Isso agora... é preciso saber o modelo para se especular :)

5. bgcngm

bgcngm Power Member

Bom, já sei... O computador é um iMac cor de rosa. :p

Tem um PowerPC G3 a 400Mhz, 64Mb de RAM, firewire, dvd-rom e um disco de 9,5Gb.

Só precisava de um módulo de 256Mb para poder instalar o Tiger. Sendo assim alguém me sabe dizer onde comprar memória para o Mac? A memória para computadores Intel/AMD dá?

6. bgcngm

bgcngm Power Member

Pessoal, vá lá... Uma ajudinha...

Preciso mesmo de saber se o Mac usa módulos de memória da Apple ou se são módulos SD-RAM standard.

Vou arranjar uma cópia do Tiger e gostava também de saber se é fácil de instalar.

Agradecia que me ajudassem, para ter a certeza que não estrago o computador que não é meu. :P

7. Encarnado

iMac G3 400 DV...

Podes usar DIMMs 256MB PC100 ou PC133.

É facilimo de instalar. Basta seguir as instruções. Não tem nada que enganar.
    Não sei se esse iMac tem o disco de origem, mas se tiver é capaz de ser um bocadito apertado.

8. bgcngm

bgcngm Power Member

Bom, obrigado mais uma vez pela resposta.

Parece que és o único atento à thread. Acho que o disco é de origem, porque acho que a dona nunca lhe fez nenhuma alteração. Nos requisitos do Tiger dizia 3Gb livres... O disco é de 9,5Gb, será que fica muito apertado?

Bom, então este módulo, por exemplo daria... Então e abrir o Mac? Aquilo parece um plástico tão frágil. Não vi com muita atenção, mas pareceu-me ser a maior parte de encaixe. É preciso abrir todo ou tem alguma parte só para meter a memória (como nos portáteis)?

EDIT: Peço desculpa por estar a fazer tantas perguntas, mas não estou à vontade com os Mac e muito menos porque o computador não é meu.

Última edição: 9 de Setembro de 2005
  9. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Não tenho a certeza mas antes de alguem dar uma resposta com muita certeza.. acho que é como nos portateis.. googla.. eu tnh essa ideia pk vi em algum lado.. :D

10. Encarnado

9,5GB? depende do que esteja lá dentro. Se tiver 5GB free serve...
    Dos 3GB se desligares a maior parte dos printer drivers, ficas com uma instalação de 1,5GB.

Essa RAM funciona sim.

Abrir o iMac? upgrades de ram ao imac é simples, basta tirar a tampa que fica na base.

Quanto às perguntas não faz mal :) também eu fiz muitas quando começei a caminhar no mundo Apple.

11. bgcngm

bgcngm Power Member

Obrigado pela ajuda. Vou então comprar a memória para instalar no iMac, quando acabar de sacar o Tiger. :p

Por agora, acho que me safo. Se tiver dúvidas eu coloco.

12. bgcngm

bgcngm Power Member

Bom, agora que já tenho o Tiger quase completo e a memória para meter no computador, gostava só que me dissessem qual a maneira de fazer backup dos dados que estão no computador. Ele não tem gravador de cd/dvd's, mas está ligado em rede, numa rede onde é o único Mac. É possível guardar os dados num pc, instalar o Mac OS e depois repor os ficheiros guardados no Mac?

Se fosse necessário um gravador de cd/dvd's podia-se instalar um interno? Agora não me estou a lembrar bem se o computador tem espaço...

13. Encarnado

Ai... copiar os files do OS 9 para um PC não. Isso avaria mais de metade dos files devido à forma como o Mac OS 9 os grava.

Os ficheiros em OS 9 têm 2 partes:
    Resource fork (onde está guardado o icon e tipo de ficheiro entre outras infos)
    Data fork (a parte "normal" dos ficheiros que o windows "vê").

O melhor mesmo era ligar um gravador de CDs externo FireWire ou então um gravador de CDs substituindo a drive de dvd. Mas isto tá muito trabalho já que é preciso desmontar o iMac quase todo.

14. bgcngm

bgcngm Power Member

Ok... Eu também assim que fiz esta pergunta fui ver preços de gravadores de dvd externos.

Como a dona do Mac também quer um gravador a melhor solução é então comprar um externo.

15. bgcngm

bgcngm Power Member

Agora lembrei-me de uma coisa, antes de comprar o gravador...

Não é possível usar um programa de gravação de cd's e gravar tudo aquilo que quero guardar numa imagem e depois transferir essa imagem pela rede? Um iso é sempre um iso, não?

16. Encarnado

Hmmm
    Os formatos de imagem em OS 9 que conheço são "proprietarios"...
    O ISO não suporta os nomes de 32 caracteres do Mac OS nem o resource fork...

No Toast é que há uma opção de gravar um CD/DVD hibrido.
    Não sei se permite criar uma imagem gravavel em windows, mas acho que não.
    Como tive gravador de CDs em Macs nunca tive esse problema...

17. [knap]

[knap] Power Member

Encarnado penso que ele não quer ler os ficheiros em Windows, quer apenas armazena-los num pc com Windows para depois passar para o Mac novamente (já com OSX). Penso que uma iso era o ideal, uma pasta comprimida tambem não funcionará? Não é para ler em Windows, apenas para armazenar.

Fiquem bem :)

18. bgcngm

bgcngm Power Member

Sim, a ideia era mesmo essa. Passar os dados para um pc com Windows, para depois instalar o OSX e assim que ele estivesse instalado voltar a passar tudo para o Mac. Era só para ter uma solução antes de comprar o gravador. O facto de ser possível gravar a imagem para cd/dvd no pc com Windows era mesmo um extra, que se funcionasse até podia substituir a solução de comprar o gravador externo.

19. Encarnado

Hmmm
    Só se tiver o Stuffit e copiar os .SIT para o windoze :|

20. bgcngm

bgcngm Power Member

Os .SIT são os ficheiros comprimidos criados pelo Stuffit, certo?

Vou tentar arranjar esse programa e fazer uns testes. Passar uns quantos ficheiros destes para o pc com windows e depois voltar a meter no OS 9, tudo através da rede. Ou até mesmo depois de ter os ficheiros no pc com windows, gravando-os num cd e tentar abrir no OS 9. Será que isto garante que também os consigo ler com o OS X e que não perco nenhuma informação importante?

Partilhar esta Página