1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adaptador DVI-HDMI= Som?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por igordafonseca, 26 de Maio de 2009. (Respostas: 34; Visualizações: 12965)

1. igordafonseca

igordafonseca Power Member

Olá
    Por motivos profissionais terei que ligar o PC a uma tv HD via HDMI. A minha gráfica, 4850, tem a capacidade de passar som 7.1 por HDMI mas não tem porta, só duas DVI.

Ora bem existe com ela um adaptador de DVI para HDMI mas, segundo sei o som não passa em DVI e por conseguinte não vai passar para o HDMI.
    Portanto á algo que possa ser feito para que usando o adaptador possa ligar o PC á TV e ter som?
    Ou terei mesmo que fazer ligações extras ao nivel de som, via placa de som?

Obrigado

Última edição: 26 de Maio de 2009
  2. syqe

syqe Power Member

Ao instalar os drivers da placa gráfica, deve ter sido adicionada uma placa de som, com o nome similar a "ATI HDMI Audio", quando estabeleceres a nova ligação deverás escolher essa placa de som como default.

3. igordafonseca

E isso vai-me permitir ter imagem e som via HDMI? Relembro que a placa não dispõe de uma porta nativa, terei que usar um conversor dvi-hdmi.

Última edição: 26 de Maio de 2009
  4. syqe

syqe Power Member

Sim, se os drivers tiverem adicionado essa placa de som que disse, então o som sairá por hdmi.

5. igordafonseca

O problema é que DVI não passa audio, so video. A placa não tendo porta nativa HDMI vai forçar a que use um adaptador DVI-HDMI, e assim sendo não há som.

Isto é o que tenho conseguido saber na net, mas a questão é confusa, pelo menos para mim.

Resumindo, só uma porta HDMI fornece audio/video no mesmo cabo. HDMI via adaptador DVI só video.

Certo?....

6. mBiT

mBiT Power Member

Tens de usar a porta DVI mais afastada da board e o adaptador DVI-HDMI que veio com a gráfica.

Só dá som com esse adaptador da ATI. Com outros não dá (pelo menos é o que tenho lido).

7. igordafonseca

Obrigado. Estou a ver que só mesmo tentando. Já agora em termos de qualidade de imagem ligação DVI ou HDMI é a mesma coisa numa tv certo?

8. syqe

syqe Power Member

Depende das resoluções que a televisão suportar. Se só fizer 1080p (não acredito que faça mais :P) é igual e tens o bónus do som.

Se fizer resoluções maiores ganhas com o DVI.

9. DracKula

DracKula Power Member

Boas,ja agora tb estou com o mesmo problema ao conectar a minha 9800gtx com o tal adaptador dvi-hdmi ao lcd,imagem tudo mt bem,mas som so mesmo ruido como se fosse um canal mal sintonizado,alguma coisa q deva fazer para obter som por hdmi sem ter de utilizar um audio jack pc-lcd?
    Obgdo

10. igordafonseca

Posso estra errado, mas após ter tentado de todas as formas, a única maneira é a placa ter saída nativa HDMI.
    OS conversores só adaptam o sinal de video, não o de som uma vez que este simplesmnete não é suportado via DVI.

Resumindo se a placa não tem saida HDMI não há forma de teres som e imagem no mesmo cabo.

11. Tenho o mesmo problema sem som via adaptador dvi-hdmi, mas na caixa da minha placa (4870) vem lá escrito que com o adaptador o som funciona dado que a placa tem um especie de placa de som incorporada, ou algo parecido. Acredito que isso se relativo ao adaptador que usas, uns dao outros nao

12. DracKula

DracKula Power Member

Entao se nao tens som,deves ter que actualizar qualquer coisa na tua placa,eu sei que nao tenho som via adaptador,mas tb nunca vi em lado nenhum que a minha incorpora essa tal placa de som incorporada

13. Pela pesquisa que fiz só o adaptador da ati (que só vem nalgumas placas gráficas) é que suporta a funcionalidade de som. Os meus drivers estão actualizados por isso vou ver se compro um adaptador desses e vejo se dá, depois passo aqui para posar novas informações.

14. igordafonseca

Se descobrires onde se vende diz qq coisa.

15. igordafonseca

Mas não vi nada no site que diga que tb faz passagem de áudio.

Continuo convencido que som por HDMI só por saída nativa.Logo as placas que precisam de conversor DVI-HDMI não têm essa capacidade.
    Mas claro posso estar errado.

16. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

É totalmente errado dizer-se que o DVI não passa som.
    O DVI passa som também. Isto simplesmente acontece porque usa mais pinos que o habitual, basta que alguns sejam usados para isso.

Se vocês repararem bem na fêmea e no macho de um DVI, vão ver que grande parte dos pinos não são usados, logo existe existe espaço suficiente para passar o som e outras tecnologias que possam a ser desenvolvidas no futuro.

É natural se estiverem a usar um adaptador que não esteja preparado para usar os pinos correspondentes, que não passe som nenhum para o cabo HDMI. No entanto se usarem o da ATI que vem junto com a placa, nada disso acontece porque está preparado internamente para isso.

17. http://www.powercolor.com/pt/products_features.asp?ProductID=5167
    "HDMI output support
    All display resolutions up to 1920x10802
    Integrated HD audio controller with support for stereo and multi-channel (up to 7.1) audio formats, including AC-3, AAC, DTS, DTS-HD & Dolby True- HD4, enabling a plug-and-play audio solution over HDMI"

http://www.powercolor.com/pt/products_features.asp?ProductID=5167 (vê-se mal mas se esforcares a vista um bocadinho chegas lá, rectangulo com texto paralelo á bandeira de espanha e por baixo do ecran com flores)

NINJA1200, ai ta o meu problema, a minha placa nao vinha com esse tal adaptador.

Última edição: 30 de Julho de 2009
  18. igordafonseca

Não estou a afirmar taxativamente que DVI não passa som, sinceramente é algo que em termos técnicos me ultrapassa.
    O que sei é que não conheço um caso em que uma placa ATI com saida DVI fosse ligada com o conversor HDMI e tivesse som.
    Esse link da Powercolor, placa que tenho bem como o respectivo dongle diz que o áudio só é possível "enabling a plug-and-play audio solution over HDMI".

Resumindo, até provas em contrario, contento-me com um caso de sucesso via Google:) continuo convencido que som via DVI nas condições em que as placas ATI vêm não é possível.

19. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Certo... queres tu dizer então que os gajos da ATI nos mentem quando dizem que as placas têm controlador de som sabendo eles que as suas placas nem sequer têm jack de 3.5mm e nenhuma HDMI nativa. É isso?
    :D

Partilhar esta Página