Adaptador para passar ide para sata?

blitza

Power Member
Oi
Quero pôr um disco de 300 gigas no meu pc, mas segundo o que me disseram na loja no meu pc só dá ide (tem cerca de 3, 4 anos). Entretanto falaram-me que é possível pôr um adaptador de modo a dar um disco sata.

É mesmo assim? Não vou ter probemas com o disco pelo facto de ter um adaptador? E o facto de manter o outro disco que é ide no pc,mpode dar algum conflito? É que hardware não é comigo, preciso de ajuda... Obrigada
 
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=4876&cat=1086

PS: mas porque é que não compras um disco IDE e esqueces o adaptador? se é que ainda não o tens...
 
Última edição:
Porque há cerca de 2 meses que estou para comprar o disco e encontrar discos ide de 300gb é mentira, tá tudo esgotado. Não dá para comprar online ou isso porque não sei instalar. Anyway uma vez que os sata são mais rápidos segundo dizem e os ide parecem estar a ficar para trás, talvez seja melhor comprar um sata, não? Até que posso mais tarde usá-lo nouto pc.

Precisava era de saber se não dará conflitos o adapatador ou o facto de manter um ide de 80gb (que terá o SO) e se pelo facto de ter um adaptador perde velocidade.

E o adaptador dá para sata e sata 2?
 
Sim, a interface é a mesma, apenas muda a velocidade de transferência dos dados.
É um erro venderes/trocar o disco por um IDE, serve-te para o futuro. Quando, no futuro, fizeres um eventual upgrade, já terás à disposição boards com sata2 nativo.
Esta pci, apenas funciona com sata1, mas como disse no início, é rectro-compatível.
Outro ponto é a alimentação do disco, se for maxtor ou seagate, a alimentação é feita exclusivamente por uma molex propria, algumas fontes antigas ainda têm senão tens que comprar uma molex que dê para adaptar. Existe à venda em qualquer loja de informática.
 
Desculpa mas não percebi isto
É um erro venderes/trocar o disco por um IDE, serve-te para o futuro. Quando, no futuro, fizeres um eventual upgrade, já terás à disposição boards com sata2 nativo.
Sim eventualmente penso fazer um upgrade mais tarde, logo concordas com comprar sata é isso?

Pretendo manter os discos que tenho. Tenho dois ide de 80 gb, quero manter um (que é onde ficará o SO) e por um de cerca de 300gb (talvez sata com um adapatador, já que os ide de 300 estão esgotados e os sata são mais rápidos). O outro ide de 80gb que sai fora é para comprar uma caixa externa e ligá-lo também ao pc (julgo que dá).
O disco que o técnico da loja que telefonei falou-me num disco seagate de 320 gb sata 2 e num adapatador, portanto o tal adaptador que ele falou deve dar para esse disco sata2. As minhas dúvidas são:
- Existirão conflitos por ter um ide no pc e um sata com adaptador?
- Por ter o adaptador o sata perde velocidade? (já agora é de 16mb)
- É esta a melhor solução?


Como disse hardware não é o meu forte :)
 
eu tive o mesmo problema,queria comprar uma disco 320gb..

optei por comprar uma controladaora SATA(2 portas sata e uma ide-> dá para mais duas ligacoes IDE)

assim comprei um disco para o futuro(penso upgradar o pc a curto-medio prazo),fiquei com mais portas...e com mais um canal em separado

arranjas essa controladora(conceptronic,chipset VIA) por 20-30€

ah e tambem suporta alguns modos RAID,embora eu nao os va usar
 
Agora já não sei se na loja me falaram em adaptador ou controladora... mas era cerca de 20€. tenho de confirmar isso. O que é o RAID e para que serve?
 
Nesse caso pelo preço deve ser uma controladora e não um adaptador... se calhar como andei a pesquisar tópicos sobre sata e ide antes de postar troquei o nome. Ok thanks
 
Compra SATA, mete o adaptador IDE de dados(o da corrente normalmente vem com o disco, um adptadorzinho que se liga a uma molex) e não te chateias mais. Quando trocares de máquina ficas logo com o SATA ligado directamente...

IMHO
 
Back
Topo