1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adaptador para passar ide para sata?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por blitza, 31 de Outubro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1591)

1. blitza

blitza Power Member

Oi
    Quero pôr um disco de 300 gigas no meu pc, mas segundo o que me disseram na loja no meu pc só dá ide (tem cerca de 3, 4 anos). Entretanto falaram-me que é possível pôr um adaptador de modo a dar um disco sata.

É mesmo assim? Não vou ter probemas com o disco pelo facto de ter um adaptador? E o facto de manter o outro disco que é ide no pc,mpode dar algum conflito? É que hardware não é comigo, preciso de ajuda... Obrigada

2. Mitch

Mitch Banido

Última edição: 31 de Outubro de 2006
  3. blitza

blitza Power Member

Porque há cerca de 2 meses que estou para comprar o disco e encontrar discos ide de 300gb é mentira, tá tudo esgotado. Não dá para comprar online ou isso porque não sei instalar. Anyway uma vez que os sata são mais rápidos segundo dizem e os ide parecem estar a ficar para trás, talvez seja melhor comprar um sata, não? Até que posso mais tarde usá-lo nouto pc.

Precisava era de saber se não dará conflitos o adapatador ou o facto de manter um ide de 80gb (que terá o SO) e se pelo facto de ter um adaptador perde velocidade.

E o adaptador dá para sata e sata 2?

4. MadOnion

MadOnion Folding Member

Sim, a interface é a mesma, apenas muda a velocidade de transferência dos dados.
    É um erro venderes/trocar o disco por um IDE, serve-te para o futuro. Quando, no futuro, fizeres um eventual upgrade, já terás à disposição boards com sata2 nativo.
    Esta pci, apenas funciona com sata1, mas como disse no início, é rectro-compatível.
    Outro ponto é a alimentação do disco, se for maxtor ou seagate, a alimentação é feita exclusivamente por uma molex propria, algumas fontes antigas ainda têm senão tens que comprar uma molex que dê para adaptar. Existe à venda em qualquer loja de informática.

5. blitza

blitza Power Member

Desculpa mas não percebi isto
    Sim eventualmente penso fazer um upgrade mais tarde, logo concordas com comprar sata é isso?

Pretendo manter os discos que tenho. Tenho dois ide de 80 gb, quero manter um (que é onde ficará o SO) e por um de cerca de 300gb (talvez sata com um adapatador, já que os ide de 300 estão esgotados e os sata são mais rápidos). O outro ide de 80gb que sai fora é para comprar uma caixa externa e ligá-lo também ao pc (julgo que dá).
    O disco que o técnico da loja que telefonei falou-me num disco seagate de 320 gb sata 2 e num adapatador, portanto o tal adaptador que ele falou deve dar para esse disco sata2. As minhas dúvidas são:
    - Existirão conflitos por ter um ide no pc e um sata com adaptador?
    - Por ter o adaptador o sata perde velocidade? (já agora é de 16mb)
    - É esta a melhor solução?

Como disse hardware não é o meu forte :)

6. Mitch

Mitch Banido

não reparei que o adaptador que ali meti era só sata1, mas também não faz grande diferença, diga-se.

7. banid0

banid0 Power Member

eu tive o mesmo problema,queria comprar uma disco 320gb..

optei por comprar uma controladaora SATA(2 portas sata e uma ide-> dá para mais duas ligacoes IDE)

assim comprei um disco para o futuro(penso upgradar o pc a curto-medio prazo),fiquei com mais portas...e com mais um canal em separado

arranjas essa controladora(conceptronic,chipset VIA) por 20-30€

ah e tambem suporta alguns modos RAID,embora eu nao os va usar

8. blitza

blitza Power Member

Agora já não sei se na loja me falaram em adaptador ou controladora... mas era cerca de 20€. tenho de confirmar isso. O que é o RAID e para que serve?

9. banid0

banid0 Power Member

http://en.wikipedia.org/wiki/RAID

os adaptadores sao muas fichitas só para adaptar...nao custam mais de 5€ cada um(cada adaptador so da para um disco)

a controladora e uma placa PCI ,no meu caso dá para 2 sata's e 2 IDE's)

10. blitza

blitza Power Member

Nesse caso pelo preço deve ser uma controladora e não um adaptador... se calhar como andei a pesquisar tópicos sobre sata e ide antes de postar troquei o nome. Ok thanks

11. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Compra SATA, mete o adaptador IDE de dados(o da corrente normalmente vem com o disco, um adptadorzinho que se liga a uma molex) e não te chateias mais. Quando trocares de máquina ficas logo com o SATA ligado directamente...

IMHO

Partilhar esta Página