Adaptador/switch rj45 para rj21

Boas, não sei se devo colocar aqui ou noutro lado a minha dúvida mas aqui vai. Supondo que mudo de ISP(nesse caso para ZON), e o modem dispersa o sinal por RJ45 para os pcs, mas eu ja possuo um router wireless (Sapo ADSL) que recebe o sinal por RJ21, não querendo perder o material em questão, venho por esta forma perguntar se existe algum tipo de Adaptador/switch rj45 para rj21, ou outra solução para não ter que adquirir + material(nesse caso outro router wireless).
 
Boas, não sei se devo colocar aqui ou noutro lado a minha dúvida mas aqui vai. Supondo que mudo de ISP(nesse caso para ZON), e o modem dispersa o sinal por RJ45 para os pcs, mas eu ja possuo um router wireless (Sapo ADSL) que recebe o sinal por RJ21, não querendo perder o material em questão, venho por esta forma perguntar se existe algum tipo de Adaptador/switch rj45 para rj21, ou outra solução para não ter que adquirir + material(nesse caso outro router wireless).

ola,

não sei se isso existe, mas mesmo que exista, não funcionaria, porque o que o teu modem recebe na porta RJ11 é um sinal ADSL, diferente do sinal de cabo, ou seja, terás que adquirir um router com porta WAN para poderes ligar o modem da zon.

segundo tive a ver no site da zon, aderindo online, ficas com um router wireless por 25€
http://www.zon.pt/Internet/Kits.aspx
 
Boas, não sei se devo colocar aqui ou noutro lado a minha dúvida mas aqui vai. Supondo que mudo de ISP(nesse caso para ZON), e o modem dispersa o sinal por RJ45 para os pcs, mas eu ja possuo um router wireless (Sapo ADSL) que recebe o sinal por RJ21, não querendo perder o material em questão, venho por esta forma perguntar se existe algum tipo de Adaptador/switch rj45 para rj21, ou outra solução para não ter que adquirir + material(nesse caso outro router wireless).

Boas, RJ21 não existe, talvez RJ12(RJ11), que router wireless tens??
 
Supondo que mudo de ISP(nesse caso para ZON), e o modem dispersa o sinal por RJ45 para os pcs, mas eu ja possuo um router wireless (Sapo ADSL) que recebe o sinal por RJ21, não querendo perder o material em questão, venho por esta forma perguntar se existe algum tipo de Adaptador/switch rj45 para rj21, ou outra solução para não ter que adquirir + material(nesse caso outro router wireless).
Atendendo ao que disseste, neste momento estás com Sapo ADSL numa linha analógica, certo?

Se esse for o caso, a resposta à tua pergunta depende da alteração de ISP que quiseres fazer.

Por exemplo, se quiseres ir para Meo, ou outro que tenha IPTV, o mais certo (de certeza no Meo, não conheço os outros) é precisares de um router dedicado, que é fornecido, por causa do sinal IPTV, que precisa de equipamento de terminação específico. Neste caso, não há nada a fazer, não podes manter o router wireless antigo (embora seja tecnicamente possível utilizá-lo apenas como Access Point sem fios e Switch, ao lado do router novo, se quiseres).

Se quiseres ir para outro ISP ADSL, então em princípio podes escolher o equipamento que estás a utilizar. Digo "em princípio" porque alguns routers estão bloqueados a certos ISPs (tipo o 516v6 que o Sapo distribui, e creio que o Huawei do Clix). Se não estiver bloqueado, só tens de mudar alguns parâmetros na ligação ADSL e pronto.

Se quiseres mudar para cabo (ou outra tecnologia, incluindo fibra ou PowerLine), depende do router que tiveres agora. Se for um router/modem (ou seja, um router com uma ligação RJ-11), tens de o trocar; se for só router (sem ligação RJ-11), ou usas o router específico que for fornecido pelo ISP, ou ligas o novo modem à porta WAN do teu router e reconfiguras a ligação.

Btw, tal como disseram antes, não existe RJ-21, apenas RJ-12 (vulgarmente chamado RJ-11). Além disso, as fichas RJ-11 podem ser ligadas a fichas RJ-45 sem adaptadores, desde que, cumulativamente, se verifiquem os seguintes pressupostos:

- A outra ponta da ficha RJ-45 terminar numa ficha telefónica normal;
- Não estar a usar um sistema de duas linhas (que precisam de quatro fios, e não apenas dois, como de costume);
- Se for caso disso, não estar a correr na mesma ligação RJ-45 rede mais rápida do que 10/100 (que só precisa de 6 dos 8 fios do cabo UTP, ao contrário de Gigabit, que precisa dos oito fios).

E se estão a achar o último pressuposto muito estranho, sim, é tecnicamente possível correr rede 10/100 e uma linha telefónica ao mesmo tempo sobre o mesmo cabo UTP. A primeira linha telefónica só usa os dois fios centrais, e Ethernet 10/100 só usa os 6 restantes. Aliás, o standard Ethernet foi criado especificamente para permitir essa possibilidade.

Cumps.

Miguel
 
Atendendo ao que disseste, neste momento estás com Sapo ADSL numa linha analógica, certo?

Se esse for o caso, a resposta à tua pergunta depende da alteração de ISP que quiseres fazer.

Por exemplo, se quiseres ir para Meo, ou outro que tenha IPTV, o mais certo (de certeza no Meo, não conheço os outros) é precisares de um router dedicado, que é fornecido, por causa do sinal IPTV, que precisa de equipamento de terminação específico. Neste caso, não há nada a fazer, não podes manter o router wireless antigo (embora seja tecnicamente possível utilizá-lo apenas como Access Point sem fios e Switch, ao lado do router novo, se quiseres).

Se quiseres ir para outro ISP ADSL, então em princípio podes escolher o equipamento que estás a utilizar. Digo "em princípio" porque alguns routers estão bloqueados a certos ISPs (tipo o 516v6 que o Sapo distribui, e creio que o Huawei do Clix). Se não estiver bloqueado, só tens de mudar alguns parâmetros na ligação ADSL e pronto.

Se quiseres mudar para cabo (ou outra tecnologia, incluindo fibra ou PowerLine), depende do router que tiveres agora. Se for um router/modem (ou seja, um router com uma ligação RJ-11), tens de o trocar; se for só router (sem ligação RJ-11), ou usas o router específico que for fornecido pelo ISP, ou ligas o novo modem à porta WAN do teu router e reconfiguras a ligação.

Btw, tal como disseram antes, não existe RJ-21, apenas RJ-12 (vulgarmente chamado RJ-11). Além disso, as fichas RJ-11 podem ser ligadas a fichas RJ-45 sem adaptadores, desde que, cumulativamente, se verifiquem os seguintes pressupostos:

- A outra ponta da ficha RJ-45 terminar numa ficha telefónica normal;
- Não estar a usar um sistema de duas linhas (que precisam de quatro fios, e não apenas dois, como de costume);
- Se for caso disso, não estar a correr na mesma ligação RJ-45 rede mais rápida do que 10/100 (que só precisa de 6 dos 8 fios do cabo UTP, ao contrário de Gigabit, que precisa dos oito fios).

E se estão a achar o último pressuposto muito estranho, sim, é tecnicamente possível correr rede 10/100 e uma linha telefónica ao mesmo tempo sobre o mesmo cabo UTP. A primeira linha telefónica só usa os dois fios centrais, e Ethernet 10/100 só usa os 6 restantes. Aliás, o standard Ethernet foi criado especificamente para permitir essa possibilidade.

Cumps.

Miguel

Boas, 1 pequena correcção 10/100 utiliza 2 pares (4 fios), Gigabit utiliza 4 pares (8 fios)!!! ;)
 
Boas, 1 pequena correcção 10/100 utiliza 2 pares (4 fios), Gigabit utiliza 4 pares (8 fios)!!! ;)
Exacto. Fios 1, 2, 3 e 6 para 10/100. Tinha lido que era possível correr uma linha telefónica e rede Ethernet pelo mesmo conector, por isso assumi que Ethernet utilizasse os três pares restantes.

Uma pequena pesquisa na Wikipedia já resolveu o assunto. De facto é possível correr uma linha telefónica e uma rede Ethernet pelo mesmo conector, sim, se deixarmos os fios nas posições correctas. Nesse caso, o último par (castanho e castanho/branco) fica livre, porque a sua colocação não é standard. Se formos para uma utilização não-standard do cabo (nada recomendado, por via de regra... Cria confusões de meia noite se não estiver bem documentada), pode adicionar-se a segunda linha telefónica, ou então ter uma rede dupla, sem telefone.

Obrigado pelo alerta. Hoje já aprendi mais uma coisa ;)

Cumps.

Miguel
 
Gracias

Boas, enganei-me como é obvio não é RJ21 mas sim RJ11. O que eu uso em casa e o router wireless da sapo adsl thomson speedtouch 585v6 e tive a ver preços de pacotes da ZON (madeira) a ver se compensava os pacotes (tv+net+phone) o problema é a tal coisa teria que pagar + 25€ e abandonar o router que tenho em casa, pensava que havia algum switch ou algo que me "poupasse" alguns trocos.
Mas pelo que ja li, muito dificilmente terei uma solução condigna. Terei que ponderar bem se vale a pena mudar ou não. Na mesma obrigado a quem tentou ajudar.
Fiquem Bem.
 
tive a ver preços de pacotes da ZON (madeira) a ver se compensava os pacotes (tv+net+phone) o problema é a tal coisa teria que pagar + 25€ e abandonar o router que tenho em casa, pensava que havia algum switch ou algo que me "poupasse" alguns trocos.
Os €25 só se pagam uma vez, e são tecnicamente a taxa de activação. Todos os ISPs dizem que são o preço do modem, e oferecem a taxa de activação do serviço, mas na prática o que estás a pagar é a taxa de activação, e não o modem.

O router que tens em casa podes não o abandonar. Como disse, pode acontecer de poderes manter o router que tinhas, quer sozinho (se a parte da TV não precisar de router específico, como no Meo), quer ao lado do router que vier, a servir de switch e AP wireless sem a função de router activada.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo