1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Adaptadores para fan's de 120mm

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Flex, 22 de Abril de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 1130)

  1. Flex

    Flex Power Member

    Boas.
    Um adaptador, tipo isto: http://i39.tinypic.com/17wvnd.jpg , é uma boa solução? Para o caso de uma fan de 120mm que não cabe no espaço e assim já cabe. Ou não vale a pena porque a o fluxo de ar da fan vai piorar?

    Cumprimentos e obrigado.
     
  2. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    Para que um adaptador desses dê um mínimo de rendimento tens que recorrer a um truque, porque uma fan de 120mm aplicada directamente causa demasiada turbulência e retorno se é para empurrar ar através dele. Normalmente aproveita-se a frame de uma fan estragada ou má para fazer de espaçador, e só depois se aplica a fan de 120mm de modo a ficar mais afastada, melhorando assim o rendimento. Se é para extrair ar através dele, então não é tão crítica a aplicação directa.
     
  3. Flex

    Flex Power Member

    Nao entendi bem, mas ja entendi que o rendimento da fan vai ser prejudicado. A fan era para fazer intake.

    Mas o que posso fazer mesmo para que a performance da fan não seja prejudicada?
     
  4. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    O melhor que podes fazer é mesmo o que indiquei se vais usar um adaptador, mesmo para fazer intake (embora não melhore tanto).
    Fixas o adaptador à caixa de 8cmm>12cm, depois a frame duma fan de 12cm (sem o rotor, ou a estrutura central), e depois fixas a ventoinha de 12cm. Assim crias um túnel até ao adaptador que permite à fan puxar mais ar do buraco final de 8cm, do que se estivesse encostada ao adaptador sem as pás terem de onde puxar ar na periferia.

    Esta é a solução mais usada na situação inversa, por exemplo ao usar um adaptador de fan maior num cooler que use uma fan pequena, e em que este túnel torna-se muito mais importante para a performance do que na tua situação.
     
    Última edição: 22 de Abril de 2012
  5. Flex

    Flex Power Member

    Ah, estou a entender.
    Achas que vale a pena então?
     
  6. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    Se tiveres espaço na caixa para o adaptador/fan, e vontade de colocar uma ventoínha com CFM iguais ou superiores e com menos ruído que a de 80mm actual, experimenta. Porém, para CFM iguais entre a de 80mm e 120mm, é provável que sem o truque de túnel a de 120mm tenha ligeiramente menos performance por causa da restrição abrupta para 80mm a que fica encostada; mas se o air circulasse na direcção inversa seria muito pior sem o espaçador.

    Não tens antes maneira de fazer um buraco maior para acomodar uma fan de 120mm? Seria a solução ideal, tanto em espaço ocupado, ou diminuíção do ruído por turbolência que o uso dum adaptador trás.
     
    Última edição: 22 de Abril de 2012
  7. Flex

    Flex Power Member

    O espaço para a fan tem buracos de 80mm, mas também tem de 120mm. No entanto, eu nao consigo por uma fan de 120mm direira, porque é no fundo da caixa e com os cabos da fonte nao da -.-

    E queria por um filtro, o que achas melhor? Por filtro de 80mm e depois o adaptador, ou por o adaptador e depois um filtro de 120mm, ou punha depois do espaçador?
     
  8. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    Ah, pensei que fosse na frente da caixa. Esquece o espaçador de túnel então, só ficaria a estorvar. Não podes meter uma de 120mm e uma grelha banal circular por cima para que os cabos não lhe toquem?

    O melhor sítio para meteres o filtro será do lado de fora da caixa em baixo, aproveitando a furação da ventoinha. Se tiveres espaço até ao chão, podes meter um removível/lavável daqueles com moldura de plástico e espuma; else, usas um de grelha de alumínio fino. É que assim o pó que se acumula no filtro nem chega a entrar na caixa, e uma pincelada tira a maior se não for dos removíveis.

    Ie, o ideal seria com parafusos longos e porca na ponta a sanduíche ficar assim: filtro>fundo da caixa>fan 120mm>grelha circular (se isso te resolve o problema dos cabos);
    ou então recorrendo a adaptador: filtro>fundo da caixa>adaptador>fan 120mm
     
  9. Flex

    Flex Power Member

    A que te referes quando dizes grelha circular? Nao estou a ver...

    Olha o problema dos cabos é que nao me deixam espaço para por a fan de 120mm - http://i44.tinypic.com/20u642t.jpg

    E com o adaptador sem criar o fluxo de ar, vale a pena?

    Obrigado por tudo :)
     
  10. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    Googla por "wire fan grill", referia-me a isso para os cabos da fonte não rasparem acidentalmente na ventoinha rodar, porque devem ficar em peso sobre ela.
    Sinceramente, pela foto, também não vejo sequer como consegues lá chapar um adaptador e uma fan de 120mm. O adaptador deve ter somente uns 2.5-3cm de altura, e a fonte tem muito mais que isso na zona onde saem os cabos, estes ficariam sem espaço na mesma porque o adaptador apenas te dava espaço para as fichas mais em baixo (se é que dê...), e o resto ficava a bater na fan.
    Sinceramente, como já tens a ventoinha de lado, estar a meter mais ar por baixo não te servirá de muito. Para mais, limitado por uma fan de 8cm que para render faria demasiado barulho.
     
  11. Flex

    Flex Power Member

    Ah, ja sei o que é.
    Pois, e se compro o adaptador e não serve... Acho que não prefiro arriscar, é que custa 5€ e realmente agora que vejo melhor, é capaz de nao dar para o por...

    Bem, fica assim. Obrigado por tudo mais uma vez :)
     

Partilhar esta Página