Adaptar fans computador para ligar à corrente?

Rudzer

Power Member
Alguem me podia mostrar como é possivel adaptar fans a alimentação de fans para computador para ligar a uma tomada electrica "normal"?

Danke :)
 
Alguem me podia mostrar como é possivel adaptar fans a alimentação de fans para computador para ligar a uma tomada electrica "normal"?

Danke :)


Basta ligares as fans num transformador (>=7v<=12v). :P

Se usares um transformador normal, geralmente o fio preto da fan, entra dentro da banana e o vermelho enrolas por fora.

GERALMENTE ! ( nem sempre é assim, só consultando as especificações do transformador ou verificar os polos com um multimetro).
 
Alguem me podia mostrar como é possivel adaptar fans a alimentação de fans para computador para ligar a uma tomada electrica "normal"?

Danke :)

tem 3 fios se nao me engano..preto vermelhor e amarelo
o amarelo podes cortar bem rente..ja k é o conta rotaçoes..vermelho sempre positivo..preto smp negativo..mas mesmo que te enganes inverte as polaridades ja que fiz tanta porcaria com 1 que tenho ali e ela ainda funciona :D
cumps
 
n sei se percebi bem.....o que tu keres é meter uma ventoinha do pc (12V) ligada á rede (230V)?

opah, se é isso: compras um transformador de 230V pra 12V, só que na saida n vais ter os 12 mas sim uns 14.5 +/-, porisso metes tb um regurador de tensão pa 12V na saida e um condensador de 220microF.

quanto aos fios, podes ter 2 ou 3 depende da ventoinha. se tiver 2 fios: um tem uma cor fria (que é o -) e outro de cor quente (que é o +).
se tiveres 3 fios: um deles deve ser amarelo que é do encoder pra medir a rotação da ventoinha. de qualquer maneira esse fio n interessa! fazes o mesmo que pa 2 fios.
 
Basta ligares as fans num transformador (>=7v<=12v). :P

Se usares um transformador normal, geralmente o fio preto da fan, entra dentro da banana e o vermelho enrolas por fora.

GERALMENTE ! ( nem sempre é assim, só consultando as especificações do transformador ou verificar os polos com um multimetro).
É possível usar isto certo?
female1-500x500.png
 
Boas,
1º belo desenterro...
2º sim podes usar esse adaptador para ligar os fios ao transformador mas convém sempre verificar a polaridade não vás colocar a fan a rodar no sentido contrário ;D
 
Isso é fácil amigo em casa tenho uma coleção de transformadores de telemóveis velhos , tablets ,telefones,pianos elétricos,computadores portateis (cerca de 20 v) são reutilizáveis tens é de ver a voltagem que precisas e fazer as ligações corretas para como o nosso amigo godevskii disse não a meter a fan a rodar no sentido contrario de resto é easy job qualquer coisa pergunta...
 
Back
Topo