1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Add-ons legais para La Fonera mantendo o seu conceito inicial

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por mawukito, 21 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 16328)

1. mawukito

mawukito Suspenso

Boas,

A questão da alteração do firmware da Fonera foi muito discutida neste fórum, pois muita gente se aproveitou do conceito Fon para ter routers baratos para proveito próprio. A discussão de como colocar firmwares alternativos como o DD-WRT acabou mesmo por ser proibida. No entanto este é um problema do passado, pois recentemente surgiram add-ons com as funcionalidades que todos procurávamos para os Foneras (repeater, hide private ssid, etc.), não sendo assim necessário deixar de partilhar a ligação com a restante comunidade :)

Os add-ons mais conhecidos são o FrancoFON e o FreeWLAN. Estes são legais pois mantêm o propósito da iniciativa e são até discutidos no próprio fórum da Fon, sendo que há até contactos entre os criadores dos add-ons e pessoal da Fon.

Aqui ficam algumas da funcionalidades de cada um, retiradas directamente do site oficial de cada uma das equipas:

FrancoFon:

FreeWlan:

A instalação dos add-ons é fácil, bastante mais fácil até que a instalação do DD-WRT, portanto deixa de haver razões para optarem pelo segundo :)

Aqui ficam as instruções de instalação:
    FrancoFon
    FreeWlan

Para já ainda só experimentei o FreeWlan e tou satisfeito!

Com os routers La Fonera a apenas 10€ (portes incluídos) ou a 12€ com uma Fontenna de 8dbi, não há desculpa para não entrarem para a grande comunidade Fon ;)

Cumprimentos.

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  2. legion

legion Power Member

Excelente. Quando receber o meu vou logo instalar esse dois addons.

:)

3. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Boas

Tenho andado a pensar num Fonera para fazer isto que se vê aqui nesta imagem:

Mas para eu fazer isto, pelo que tenho lido, tinha de por o dd-wrt e depois configurar o Fonera como Client Bridge.

O que eu queria saber, é se com um desses modos legais eu posso fazer isto...

Não saberá isso, mawukito ?

4. bseixas

bseixas Power Member

Muito bom... :D

Sempre achei o firmware default bem fraco (ao contrário do dd-wrt q está brutal, aliás era o q gostava de usar, mas mantendo o conceito FON activo), pode ser q com um destes firmware fique um meio termo entre o FON firmware e o dd-wrt, tenho de experimentar...

O FrancoFON parece bem mais fácil de instalar q o FreeWlan...

5. Spiderman

E quanto à minha questão, ninguem me pode esclarecer isso??

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

muito bom.

para conectar por SSH, terei que ligar via wi-fi ao router?

Tenho o la fonera ligado ao router speedtouch e como conecto à ele?

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  7. LuCk

LuCk Power Member

Pessoal tenho um problema com o meu fonera, ligado ao meu modem (cabovisao) esta sempre a reiniciar de 3 em 3 minutos, estive a ler no suporte e dizem la que acontece com alguns modems por cabo, já é o segundo que tenho e acontece a mesma coisa. Acham que com um firmware desses alternativo que consigo resolver o problema?

Abraço

8. mawukito

mawukito Suspenso

Pelo contrário, desde que tenhas o firmware indicado, para instalares o FreeWlan basta mudares o SSID da rede e os endereços DNS, e depois ligas a net que ele faz tudo sozinho. Foi por ser mais fácil de instalar que experimentei primeiro este.

Sim, é possivel fazer o que pretendes com ambos os addons, já vi na net relatos de users a terem essa configuração com sucesso. No FrancoFon ainda não vi como se faz, mas no FreeWlan basta colocares as Internet Settings em Wlan e a seguir activar o Wan Interface. Depois é uma questão de configurares IP's.

Sim, ligas via wifi ao fonera. No site que dei do FreeWlan, tens lá como activar o acesso SSH, mesmo que instales depois o FrancoFon.

Não sei mas acho q não perdes nada em tentar.

Cumps

9. madsites

madsites Power Member

Queria fazer uma perguntinha rápida:
    Eu queria ligar o fon á xbox360 e fazer de wireless adapter.
    Algum destes 2 firmwares me permite isso?
    Cumps
    mad

10. mawukito

mawukito Suspenso

Sim, permitem ambos, foi essa a questão q o Spiderman colocou e à qual respondi no post anterior.

cumps

11. madsites

madsites Power Member

Liguei agora o meu para instalar o add on e ele só acende a wlan.
    Help? :\

Já instalei o addon, mas não consigo pôr akilo a bulir como repeater. Alguma ajuda?

Última edição: 25 de Fevereiro de 2008
  12. Será que é possivel reverter uma fonera como dd-wrt para o conceito original?
    Eu tinha de a flashar, so por curiosidade :P mas agora se for possivel volto ao conceito original.

Alguem sabe de um tut para isto??!

13. miraportuga

miraportuga Power Member

Na própria página do dd-wrt tens a explicar como fazer isso. Acho que é preciso instalar uma cena qualquer para ao dd-wrt para funcionar. mas vais lá e vês.

Cumps

14. Já andei numas buscas, nao encontrei!
    Se por acaso deparares com um link para isso, mete por aqui :001:

Descobri, e já está. Não é nada dificil.
    Agora que ja exprimentei o que queria, EXISTE MAIS UM FONERO

Última edição: 22 de Março de 2008
  15. Spiderman

Eu mandei vir o meu ontem.

Estou a pensar meter o Freewlan, porque quero fazer aquele esquema mais acima da Xbox. Espero que ainda seja possivel, e não me meter numa embrulhada qualquer....

16. Não sei se vais ter sorte.
    Os novos veem com a versao r3, que não dá para abrir SSH. Para abrir SSH tens de pressionar reset durante 30s e depois aplicar o kolofonium.
    Mas depois ao ligar ao server fonera, a versao r3 é instalada de novo o que faz com que o que fizemos seja apagado e fecha de novo o SSH.

Corrijam-me se estiver enganado...

17. Spiderman

Ja procurei pela net, e há umas maneira...dá é mais trabalho.

Mas vamos lá ver o que me calha na rifa :p

18. Mas se possivel esclareçam-me esta duvida.
    Se eu instalar o FreeWLAN, depois ao ligar à rede fonera esta vai flashar o router com a ultima versao e apagar tudo o que fiz, ou não??? Será que é possivel instalar isso, estar na rede e não perder tudo??

19. DanK

DanK Power Member

Boas!

EDIT:
    Com estes addons, vou mesmo comprar um FON :D Em princípio vou usar o FreeWlan, mas pq raio é q este não tem as duas primeiras features do FrancoFON ?! :x
    Já agora, alguém com tele2 12mb a usar o modem speedtouch 516 v6 ligado a este router wireless?

Cumps.

Última edição: 28 de Março de 2008
  20. PJTuga

PJTuga Power Member

Boas,
    recentemente instalei o freewlan no meu fonera.
    e gostaria que me tirassem umas duvidas.

A 1200 metros de distancia da minha casa existe uma rede wireless.

Consigo ligar-me a essa rede a 800 metros de distancia com o portatil.

E com este addon no fonera ele pode fazer de repetidor.

Se eu ligar uma destas antenas http://www.redespt.com/index.php?option=com_phpshop&page=shop.browse&category_id=15&Itemid=6
    ao fonera, seria possivel ligar-me a tal rede que esta a 1200 metros de minha casa?

segundo o que vi aqui http://www.via6.com/topico.php?tid=95986 penso que deve funcionar. mas gostaria de pedir a vossa opinião.

cumprimentos
    :)

Partilhar esta Página