Adequação de PSU a CPUs/GPUs modernos

Aymar_Maury

Power Member
Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se me podiam esclarecer uma dúvida.

Uma Antec CP-1000 (mais info sem imagens), comprada em 2014, que me tem servido optimamente até agora, será adequada às rápidas solicitações/variações de tensão dos novos CPUs/GPUs?

Especificamente, um R7 3700X e uma 5700 XT ?

Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dar.
 
Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se me podiam esclarecer uma dúvida.

Uma Antec CP-1000 (mais info sem imagens), comprada em 2014, que me tem servido optimamente até agora, será adequada às rápidas solicitações/variações de tensão dos novos CPUs/GPUs?

Especificamente, um R7 3700X e uma 5700 XT ?

Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dar.
Se estás a perguntar é porque estás um bocadinho preocupado, ja que vais gastar 600€ em hardware acho que 80€ numa fonte boa nao tem mal nenhum. Vais comprar isso novo? uma 5700xt é pessima compra agora.
 
Se estás a perguntar é porque estás um bocadinho preocupado, ja que vais gastar 600€ em hardware acho que 80€ numa fonte boa nao tem mal nenhum.
Preocupado, não estou. Quando a comprei, já tinha lido muito sobre o assunto, nomeadamente no JonnyGuru e ele só dizia bem da CP-1000. Pude verificar em todos estes anos que é excelente. Muito silenciosa, bem construída, extremamente overbuilt e, daquilo que verifiquei nos testes dele, supersólida nos rails. Infelizmente, a review dele já não está disponível.

A minha dúvida, era pelo facto dos actuais CPUs/GPUs variarem muito a sua carga e as mais recentes PSUs terem sido desenvolvidas com atenção a isso. O mesmo não terá sido feito, de modo semelhante, na CP-1000, por ser de uma época diferente, em que as solicitações eram diferentes.

Vais comprar isso novo? uma 5700xt é pessima compra agora.
Correcto. É má compra agora. Mas não o será, depois de sairem as da série 6000 e as 5000 ficarem com descontos. :D
 
Preocupado, não estou. Quando a comprei, já tinha lido muito sobre o assunto, nomeadamente no JonnyGuru e ele só dizia bem da CP-1000. Pude verificar em todos estes anos que é excelente. Muito silenciosa, bem construída, extremamente overbuilt e, daquilo que verifiquei nos testes dele, supersólida nos rails. Infelizmente, a review dele já não está disponível.

A minha dúvida, era pelo facto dos actuais CPUs/GPUs variarem muito a sua carga e as mais recentes PSUs terem sido desenvolvidas com atenção a isso. O mesmo não terá sido feito, de modo semelhante, na CP-1000, por ser de uma época diferente, em que as solicitações eram diferentes.

Correcto. É má compra agora. Mas não o será, depois de sairem as da série 6000 e as 5000 ficarem com descontos. :D
Também estou à espera de promoçoes ou entao vem a 3070 caso a arranje. Normalmente as fontes boas vêm com 7/10 anos de garantia, essa aí ja está quase a chegar ao limite do que é hoje considerado uma muito boa fonte. Se fosse eu, trocava para uma seasonic core de 650w/uma bitfenix formula/whisper ou uma seasonic focus , estas fontes andam pelos 80-95€.
 
Normalmente as fontes boas vêm com 7/10 anos de garantia, essa aí ja está quase a chegar ao limite do que é hoje considerado uma muito boa fonte. Se fosse eu, trocava para uma seasonic core de 650w/uma bitfenix formula/whisper ou uma seasonic focus , estas fontes andam pelos 80-95€.
Ok. Entendido. Obrigado pela resposta.
 
Se não tem dado sintomas de problemas eu não trocaria, essa fonte era bastante razoável e muito boa em preço/performance na altura, é 80+ portanto estás bem servido para o upgrade.
 
A fonte que tens é OK,mas mt antigo 80 plus normal 80% sabe a mt pouco, e se tens um PC normal com consumos baixos a eficiencia devia tar na casa dos 70%.

Eu a ti, ia buscar uma fonte nova com 80 Plus Gold/Plat 90/92% minimo para os dias de hj, preferencia 650w para single card até 300w/350w consumo.

Eu ainda ha pouco comprei a Prime Snow silent 650w Plat a 99€ era de aproveitar.

Cps
 
A não ser que a fonte tenha algum defeito, diria que estás garantido.
Em relação á descida de preço da gráfica, dúvido que atinja um valor que se torne atractivo e uma boa compra .
 
A não ser que tenhas tido CPU+GPU a consumir 300-500W "o dia todo", diria que tens fonte para mais 5-10 anos, pelo menos. Mesmo com o desgaste dos componentes (principalmente condensadores), ao fim de 15-20 anos de uso ainda deverás ter pelo menos o equivalente a uma fonte de ~600W.
 
Se não tem dado sintomas de problemas eu não trocaria, essa fonte era bastante razoável e muito boa em preço/performance na altura, é 80+ portanto estás bem servido para o upgrade.
Obrigado. Eu fiz o trabalho de casa antes de a comprar. Não fiquei desiludido. Até gostaria de a utilizar mais uns anos. A meu ver, continua óptima. Era só a questão das variações rápidas de voltagem/amperagem que eu queria esclarecer.


A fonte que tens é OK,mas mt antigo 80 plus normal 80% sabe a mt pouco, e se tens um PC normal com consumos baixos a eficiencia devia tar na casa dos 70%.
Nos vários testes que li, nunca ia abaixo dos 81%. O valor mínimo de eficiência era atingido com cargas de 1000W. O valor máximo era de 85% ~450W. A 100W nunca descia dos 82%. O meu PC actual, só com o ambiente de trabalho, gasta 120-130W. Em carga, para jogos puxados, vai para os 340-350W e a fazer folding@home (CPU+GPU) chega aos 370W. A fonte nunca esteve com carga maior do que isso. Se bem que sei que existe degradação dos componentes a longo prazo e isso diminui a sua capacidade e eficiência.


Eu a ti, ia buscar uma fonte nova com 80 Plus Gold/Plat 90/92% minimo para os dias de hj, preferencia 650w para single card até 300w/350w consumo.
Com 3700X + 5700XT deve ir lá para os 450W de máximo, mas uma boa fonte de 650W deve chegar perfeitamente.


Eu ainda ha pouco comprei a Prime Snow silent 650w Plat a 99€ era de aproveitar.
Bom desconto. Eu tb arranjei a CP-1000 com desconto. Custou 115€ na altura. Um pechincha para a fonte que é.


A não ser que a fonte tenha algum defeito, diria que estás garantido.
Obrigado. Nunca tive o mais pequeno problema. Sólida, fresca, potente e silenciosa.


Em relação á descida de preço da gráfica, dúvido que atinja um valor que se torne atractivo e uma boa compra .
Espero que estejas enganado. A ver vamos, depois dos lançamentos das nvidia 3000 e radeon 6000 acalmarem um bocado.


A não ser que tenhas tido CPU+GPU a consumir 300-500W "o dia todo", diria que tens fonte para mais 5-10 anos, pelo menos.
Esteve sempre +80% do tempo a menos de 150W. PC ligado 4 horas por dia durante a semana, mais umas 7-8 durante o fim de semana. Durante a semana raramente jogo, mas ao fim de semana são umas 5 horitas por dia. Não faço folding muito regularmente.


Mesmo com o desgaste dos componentes (principalmente condensadores), ao fim de 15-20 anos de uso ainda deverás ter pelo menos o equivalente a uma fonte de ~600W.
É bom ouvir isso. Ela "só" tem 6 anitos. Talvez ainda se possa considerar mais ou menos jovem. :-D


Obrigado a todos pelas respostas.
 
Back
Topo