1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adesão a multiple play continua a impulsionar crescimento na rede fixa

Discussão em 'ISPs' iniciada por JoaquimSilva, 27 de Agosto de 2012. (Respostas: 0; Visualizações: 667)

  1. JoaquimSilva

    JoaquimSilva Power Member

    Os serviços combinados de rede fixa mais televisão, internet e outros serviços, no que se designa como multiple play, continua a justificar o crescimento do número de ligações do serviço de telefónico fixo. Embora timidamente, numa subida de 0,1% face ao trimestre anterior, o número de acessos cresceu e já chega aos 4,5 milhões

    [​IMG]

    Os números são da Anacom que acaba de divulgar o relatório relativo ao segundo trimestre de 2012, no qual confirma que a Portugal Telecom mantém a liderança, com 57,6% dos acessos principais, e que a Zon é a segunda maior operadora, com uma quota de mercado de 19%. Em terceiro lugar está a Optimus /Sonaecom, com 11,9% e em quarto a Cabovisão com 5,8%

    [​IMG]

    Segundo a Anacom, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu os 42,7 acessos por 100 habitantes, mas nos lares é mais elevada e corresponde a 57 por 100 alojamentos familiares clássicos.

    O regulador confirma que o aumento de acessos resulta, sobretudo, de ofertas multiple play suportadas em redes de alta velocidade (fibra ótica/FTTH/B e TV por cabo), uma categoria que cresceu 5,2% em relação ao primeiro trimestre de 2012, embora as ligações por cabo coaxial - linhas analógicas - continuem a dominar.

    No volume de minutos de voz regista-se igualmente um decréscimo face ao trimestre anterior e uma subida em termos homólogos, na comparação com o segundo trimestre de 2011. A Anacom indica que este aumento de tráfego, e da duração média de chamadas, estão associados ao crescimento do número de assinantes mas também às ofertas em pacote que permitem efetuar chamadas gratuitas para números da rede fixa.
     

Partilhar esta Página