Adesão a multiple play continua a impulsionar crescimento na rede fixa

JoaquimSilva

Power Member
Os serviços combinados de rede fixa mais televisão, internet e outros serviços, no que se designa como multiple play, continua a justificar o crescimento do número de ligações do serviço de telefónico fixo. Embora timidamente, numa subida de 0,1% face ao trimestre anterior, o número de acessos cresceu e já chega aos 4,5 milhões

552816.gif


Os números são da Anacom que acaba de divulgar o relatório relativo ao segundo trimestre de 2012, no qual confirma que a Portugal Telecom mantém a liderança, com 57,6% dos acessos principais, e que a Zon é a segunda maior operadora, com uma quota de mercado de 19%. Em terceiro lugar está a Optimus /Sonaecom, com 11,9% e em quarto a Cabovisão com 5,8%

552817.gif


Segundo a Anacom, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu os 42,7 acessos por 100 habitantes, mas nos lares é mais elevada e corresponde a 57 por 100 alojamentos familiares clássicos.

O regulador confirma que o aumento de acessos resulta, sobretudo, de ofertas multiple play suportadas em redes de alta velocidade (fibra ótica/FTTH/B e TV por cabo), uma categoria que cresceu 5,2% em relação ao primeiro trimestre de 2012, embora as ligações por cabo coaxial - linhas analógicas - continuem a dominar.

No volume de minutos de voz regista-se igualmente um decréscimo face ao trimestre anterior e uma subida em termos homólogos, na comparação com o segundo trimestre de 2011. A Anacom indica que este aumento de tráfego, e da duração média de chamadas, estão associados ao crescimento do número de assinantes mas também às ofertas em pacote que permitem efetuar chamadas gratuitas para números da rede fixa.
 
Back
Topo