1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adeus e-U, olá eduroam!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por pdf, 14 de Setembro de 2007. (Respostas: 38; Visualizações: 5111)

  1. pdf

    pdf Banido

    Pois é, parece que decidiram (e bem) começar a uniformizar os acessos para garantir um verdadeiro roaming e parar com a anarquia que era a anterior rede e-U. Como sabem, os métodos de autenticação eram/são diferentes de faculdade para faculdade. Na encriptação, uns tinham WEP, outros WPA. Depois havia quem usasse PEAP, e outros TTLS. Enfim, uma confusão, e o roaming estava longe de ser verdadeiro.

    Os SSIDs vão passar de e-U e guest-e-U para eduroam e eduroam-guest. Pelo que já pude experimentar, várias são as faculdades da UP que já se adiantaram ao processo, e já irriadiam os novos SSIDs.

    As novas configurações são simples e há agora condições para um roaming verdadeiro entre instituições, sem complicação nos acessos. Experimentei o login na FEUP, FPCEUP, FMUP e FMDUP e funcionou tudo às mil maravilhas.

    De salientar que não usei nenhum certificado (pelos vistos, passa a ser facultativo). Apenas configurei a encriptação para WPA/TKIP, usei PEAP e forneci as minhas credenciais.

    É caso para dizer: agora sim!
     
    Última edição: 14 de Setembro de 2007
  2. casser

    casser Power Member

    Tb acho uma bela ideia, mas os SSIDS só vão ter WPA/TKIP PEAP..ou vão continuar a usar VPN, é pk no meu caso só consigo autenticar pela guest-eU usando VPN, PEAP cmg não funciona!
     
  3. Mitch

    Mitch Banido

    "eduroam" - que lindo nome... not
     
  4. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Realmente... 5 vivas ao génio que se lembrou de tal nome...
     
  5. pdf

    pdf Banido

    Regra geral o VPN vai continuar a funcionar nas instituições, mas agora em vez de te ligares ao guest-e-U ligas-te ao eduroam-guest. O resto é igual, nem precisas de mudar nada. Atenção: regra geral...

    Deixem lá o nome, o que interessa é que funcione.
     
  6. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    A e-U funcionava, de maneira parva mas funcionava... Eu acho que vai ser a mesma treta... Cada faculdade quer ter o seu ******** de diferente... Cheira-me que fica como a e-U...

    Existe em todo o lado mas com codificações diferentes...
     
  7. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    Já está a trabalhar no IST, e até funciona melhor que o e-U, pelo menos na parte da autenticação em OS X ...

    Com o e-U tinha-mos que ligar o Internet Connect e fazer a ligação 802.1x, agora ele faz isso automáticamente quando se liga ao SSID Euduram (ou lá como se chama). Só é preciso por a pass a 1a vez e ele fica guardado no Keychain.
     
  8. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Aqui tb já bomba mas as diferenças são praticamente nulas... A porcaria é a mesma, só muda o cheiro...

    EDUROAM (é duro am)
     
  9. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Na FCT tb já é assim, e até agora tem funcionado bem, mesmo com o Vista
     
  10. AgenteSoulSlayer

    AgenteSoulSlayer Power Member

    Fogo man e para a universidade de Coimbra alguém sabe de algo? Queria meter o meu N80 a bombar sem ser no guest e-U, visto que o e-U não funciona..>( Mas parece que com este eduroam ia dar certo?
     
  11. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Os SSID's antigos foram mantidos. Pelo que sei, agora têm mais um a ser difundido (esse tal eduroam), mas pelo menos por aqui ainda não testei.

    Mais info: http://www.eduroam.pt
     
  12. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Se ainda estão a difundir é pk ainda não alteraram... As SSIDs da e-U vão passar para eduroam.

    Alguém me explica o que é a atribuição de IPs publicos a cada utilizador??
     
  13. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Não é o que se entende pelo que está escrito aqui:

    [SIZE=-1] Na tabela abaixo encontram-se listadas as instituições ligadas à infra-estrutura nacional de autenticação e-U e que disponibilizam o acesso à rede eduroam em Portugal. [/SIZE]
    [SIZE=-1]O SSID usado em Portugal para o acesso a esta rede é o "e-U". Sempre que possível será; usado o SSID "eduroam".[/SIZE]

    Essencialmente, e tentando explicar de uma forma simples, com a atribuição de IP público cada utilizador tem um IP da Internet atribuído (como cada um de nós tem em nossas casas nos nossos acessos à Internet).

    Cumps
     
  14. o N80 funciona perfeitamente na e-U, o problema são as configs, tens de saber as configurações da rede para por no telefone...mas digo-te que não é fácil.
     
  15. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Tens noção que essa história dos SSID não faz qualquer sentido... Ou é para ser geral e é "eduroam" ou então não se mexia e ficava "e-U", certo?

    Acerca do IP, eu também pensava que era isso, mas antigamente isso não acontecia. Por acaso neste momento, é verdade, mas não sei se noutro departamento teria a "mesma sorte".
     
  16. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Podem difundir vários SSID's. Como vai ser não sei. Aquele texto não está explícito. Mas podem meter os dois a difundir e usas o que quiseres. Quem vem de fora usa o eduroam e os de lá continuam a usar o e-U sem terem de fazer alterações. É uma hipótese válida....

    Mas é precisamente isso. Comigo aconteceu e acontece...
     
  17. AgenteSoulSlayer

    AgenteSoulSlayer Power Member

    Hmm..Não é bem assim, é que o N80 não funca com ttls-pap..Não tem isso, mas pelo que tive a ver se mudasse para eduroam ia ficar com uma autenticação que o N80 já tem! Resta saber é quando é que muda aqui!
     
  18. vacalouca

    vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

    Não entrando em aspectos técnicos (até porque não estou minimamente informado sorbe isso), a verdade é que a config do eduoram deu-me bem menos dores de cabeça que a do e-U. Só correr 2 executáveis, fazer reboot, meter a identificação e fica a bombar.

    A do e-U foi bem mais custosa, e pelo menos no Taguspark dava barraca com muitas placas wireless da Intel
     
  19. Platanos

    Platanos I quit My Job for Folding

    Ninguém com um Linksys WRT54G sabe se dá ligar à eduroam?

    Estou a ligar-me através da eduroam-guest e já antigamente me ligava pela guest-e-U por VPN...

    Ora a minha dúvida é se haverá maneira de me autenticar com o router uma vez que ele está junto à janela e é a unica maneira de apanhar a rede... O router tá ligado ao portátil por RJ-45 e tem a firmware DD-WRT...

    Se desse para de alguma maneira me autenticar na eduroam não era mau e sempre me poupava o trabalho de ligar o VPN de 3 em 3 horas.

    De resto um pouco mais ontopic aqui também me parece melhor face à e-U... Bastante simples de configurar e a FCUP até fornece um script para linux onde basta colocar os logins e ele configura o resto.
     
  20. Lord_Snake

    Lord_Snake Power Member

    Boas..

    Sou aluno da UMa e há muito pessoal a stressar com esta Eduroam... o problema é que quem tem uma placa Intel Pro/Wireless 3945 ABG e o Vista tem falhas no serviço.

    Tipo, eu configurei tudo certo, e só ao fim de muito tempo é que consegui que me aparecesse a rede a pedir as credenciais (mas tive que fazer login em redes sem nome até que acertei na eduroam!!)...

    A partir daí passou a funcionar sem problemas... Até ontem, que já não detectava a rede!!!

    Será que é problemas em certos Access Points??

    Não sei como é que está nas outras universidades... Sabem como resolver esta situação??

    Cumps
     
    Última edição: 14 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página