1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Artigo Adeus MS Internet Explorer! Olá MS Gazelle

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Armadillo, 20 de Março de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 2740)

1. Armadillo

Armadillo Folding Member

http://research.microsoft.com/apps/pubs/default.aspx?id=79655

Artigo completo: http://research.microsoft.com/pubs/79655/gazelle.pdf

2. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

E mais uma cómoda implementação proprietária.. ;)

Já bastava a bela invenção do ActiveX da década de 90 para revolucionar o mundo da web a ponto de funcionar fora dos standards, porque não repetir a experiência mais uma vez?

Mais uma tecnologia a par do SilverLight a ir pelo esgoto abaixo daqui a uns tempos porque o monopólio da MS na internet começa a esbater-se depressa, a competição não brinca em serviço.

:)

3. dvfer

dvfer Power Member

Não sei... O SL está bastante bom e está a ganhar espaço rapidamente.

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isto é um trabalho de research. Não quer dizer que o Trident (o motor do IE) esteja de partida e que o Gazelle será o novo motor.

Existem outros projectos de research, como por exemplo o Singularity ( http://research.microsoft.com/en-us/projects/singularity/ ) e por ele existir, não quer dizer que o Windows tal como o conhecemos, esteja acabado.

5. Armadillo

Armadillo Folding Member

do artigo que está no 1ºpost, não há qualquer referencia a outras tecnologias que não sejam as Standard: HTML, DOM e Javascript.

se tiveres outras informações contrarias, agradecia que disponibilizasses esses documentos

6. oscarolim

oscarolim Power Member

Porque sabemos como a Microsoft sempre seguiu os standars a risca... NOT!

7. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Eu quero dizer que seria triste voltar aos tempos em que temos de programar uma página para a internet vista pelo browser padrão da MS e só depois é que olhas para o "resto".

Encontras ao longo do documento diversas medidas de segurança que reforçam a segurança ao mesmo tempo que retiram funcionalidades habituais a nivel de protocolo:
    Ou proibir o cross-script por também ser considerado perigoso:
    E pouco a pouco decide-se que ficas (por exemplo) sem acesso às bibliotecas ajax hospedadas em domínios que não te pertençam (como aquelas disponibilizadas pela yahoo para a execução de certos efeitos javascript) porque também é um risco.

O que também se torna uma desvantagem em termos de performance porque diminue drasticamente o numero de ligações concorrentes e torna mais lento o carregamento da página, mas pronto - segurança primeiro.. ;)

Se a página funciona do modo como pretendes na larga maioria dos browsers e depois no Gazelle empanca, creio que será caso para dizer "Houston, we've got a problem.."

Começa por embicar com o Flash, será que no SilverLight isto funciona melhor? ;)

Ou então:
    Não te iludas, isto causa um grande impacto no modo como as páginas são feitas hoje em dia. E isto é tudo possível de corrigir segundo a MS.. ;)

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Por o modo de funcionamento ser diferente ou incompativel com o que é feito actualmente, não quer dizer que as ideias não sejam boas.
    Isto é research e depois de ler o pdf, acho que as propostas são bem positivas.

Mas lá está, como veio da Microsoft, leva sempre com o mesmo rótulo.
    Pelo menos a Microsoft faz research e não faz forks de projectos que já existem.

9. SWEDISH

SWEDISH Power Member

safari.... gazelle..

oh wait :D

10. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Ainda gostava de perceber o que é que o ActiveX e os standards da web tem uma coisa a ver com a outra? Oh espera, lembrei-me agora, nada...

Este tópico sem bocas idiotas e sem qualquer fundamento a tudo aquilo que a Microsoft faz perdia todo o seu sentido de existência...

Mais uma prova que só falas mal da Microsoft porque te apetece ou porque tá na moda, sei lá...

Já fazias progressos e começavas a falar das coisas quando estás a par delas. Ficas tu a saber, como já disseram, que o Silverlight está a ganhar bastante terreno ao Flash e por incrível que te pareça esta minha próxima afirmação, é muito superior ao Flash (principalmente a beta da versão 3 que já anda ai).

11. lfdesign

lfdesign Power Member

Podes-me dizer onde viste que o SilverLight está a ganhar muito terreno ao Flash?

E já agora em que é que é muito superior?

12. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

A partir do momento em que um qualquer Gazelle force os web developers a modificarem o design dos sites para que fiquem compatíveis, então sou sem dúvida anti-MS.

ActiveX é mais um daqueles exemplos indesejados de integração proprietária do SO com as funcionalidades de internet.

Se ActiveX fosse standard, então seria possível usar livremente noutros SO's. É um exemplo de como uma implementação proprietária força utilizadores a utilizarem uma plataforma específica. No caso do Gazelle, caminha-se para a utilização (intrinseca) do SilverLight em preterimento ao Flash por não estar adaptado e como resultado teremos de novo sites que só funcionam debaixo do Windows devido à suposição que a tecnologia do windows é standard devido ao número de utilizadores.

Isto é má educação. Não me conheces de lado nenhum para dizer se aquilo que digo é idiota ou não. Mas de diversos exemplos no progresso da MS é possível ver como se tenta intencionalmente prender o utilizador a tecnologias específicas com frequência.

.NET framework (alguém consegue usar mono?)
    Internet Explorer (interpretação não padrão de páginas)
    ActiveX (nem wine, nem nada fora do windows)
    Outlook (e que tal usar o IMAP/POP como os outros todos?)
    Active Directory (samba encrava em redes grandes)
    .DOCX, .XLSX, .PPTX (OpenOffice abre os ficheiros mas nunca ficam "perfeitos")
    SilverLight (GPL moonlight para linux ainda é uma miragem..)
    WINS (abandonado mas uma boa tentativa)
    ...
    ...

Não é que a MS seja um papão e se fosse, nem sequer seria o único: CISCO, Apple e muitas outras empresas aplicam a mesma política com frequência. Mas neste caso em concreto é preciso ter atenção e lutar para evitar os erros de omissão no passado porque afecta directamente a minha liberdade de escolha.

Se daqui a dez anos quiser visitar o ebay e só o poder fazer com suporte para silverlight em Windows, será esse um futuro desejável?

Que venham os standards e que sejam acessível a todos os intervenientes no mercado, caso contrário, não é com toda a certeza standard.. ;)

13. lmikotas

lmikotas Power Member

Está aqui um bom artigo sobre o Silverlight.

14. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Fartei-me de rir com os comentários desse artigo, o pessoal brasileiro é danado:
    -------------------
    eheh... lmikotas, da próxima vez que quiseres ajudar - faz um link para um artigo que não critique tanto o silverlight.. ;)

Isso do ganhar terreno é muito bonito para eles (MS, Adobe, etc), mas como já disse: neste caso o importante é defender um standard acessível a todos e não um standard que convenha a um monopólio em particular.

Talvez um dia te apercebas da importância deste conceito.

:)

15. True...agora so falta saber quem é que vai conseguir ter sucesso, nao é so preciso ter ideias, é preciso saber aplica-las.
    Cumps

Partilhar esta Página