Adicionado banner no Vende-se.

Status
Fechado a novas mensagens.
@Metro

Boas,

Não vou fazer "citação" aos posts anteriores, para que eu possa explicar-me, pela devida ordem :

1) Eu afirmei: "...debater um assunto sem a mais minima necessidade..." porque achei que o banner em questão , mesmo nos moldes actuais, é quase uma gota no oceano, quando comparado com outros sites. Se estivessemos a falar de banners laterais, com sons e com um incremento excessivo em relação ao actual, aí sim, questionaria o porquê da vossa politica, contas, etc...

Sim, eu percebo ( e aprecio ) a vossa consideração pelos utilizadores no que respeita a opinar sobre o projecto Zwame, mas se falamos de algo tão simples (1 banner ) que é realmente essencial ,para que todos possamos sair a ganhar... não pode ser implementado e ponto final? Não tiro proveito "directo", mas sempre ajudo a manter o projecto vivo.

2) Fiquem cientes que Não quero saber das contas públicas de nenhum site do foro "gratuito", ou seja, não pretendo Balacentes e Extractos de Contas :D

Mas já que falamos sobre o assunto "sustentabilidade do projecto" ( mesmo contradizendo-me em parte do ponto 1 ), e puramente baseado em dicas simnples como:

A) "É necessario para que o projecto continue ou evolua".
B) Baseado na vossa excelente politica de privacidade.
C) Confiança na vossa organização e método de trabalho.

...abordei e sugeri a newsletter!

3) A minha visão da newsletter é baseada nos pontos acima, e não deverei ser o único que tiraria mais proveito de uma newsletter que tem interesse para mim e ao mesmo tempo impulsiona o projecto, do que um banner que impulsiona o projecto, mas não tem conteudo.

Resumindo não seria uma newsletter "só de publicidade".


Cumprimentos

EDIT: Só para informar que estive 2 horas com a janela do reply em aberto, e postei sem conhecer varios posts antes do meu post.
 
Última edição:
Heckel, quanto ao meu comentário, era para tentar justificar o motivo de o Metro não expor os custos da zwame, mas já vi que deu fail.

Quanto ao tema, o banner lá em cima desde que não tenha som não me faz diferença. Já nem me lembro o que lá estava dantes.

Quanto ao novo banner, temos de agradecer por ser naquela zona em que os outros posts são para subir o tópico/mostrar actualizações.

Como me habituei ao nome zwame, habituo-me ao banner :P
 
Realmente não consigo perceber determinados pensamentos .. transcende-me ou então as pessoas estão mal habituadas têm um staff que está sempre presente têm um membro do staff (administrador) que expõe sempre os assuntos a comunidade / informa a melhor maneira de fazer algo para atingir determinado objectivo mas as pessoas nunca estão bem ou por isto ou por aquilo o grande mal talvez seja mesmo isso estão mal habituados.
Verifiquem mas é quantas fóruns existe por ai verifiquem quantos têm esta abertura tão flexível.. deveriam era agradecer além da zwame ser um fórum que considero limpo em termos de publicidade ainda se dá ao trabalho de escolher as publicidades a apresentar para tentar que seja o menos intrusivo possível mas existe sempre users que nunca estão bem.
Seria bom antes de postarem pensarem um bocadinho.
cump's.
 
Realmente não consigo perceber determinados pensamentos .. transcende-me ou então as pessoas estão mal habituadas têm um staff que está sempre presente têm um membro do staff (administrador) que expõe sempre os assuntos a comunidade / informa a melhor maneira de fazer algo para atingir determinado objectivo mas as pessoas nunca estão bem ou por isto ou por aquilo o grande mal talvez seja mesmo isso estão mal habituados.
Verifiquem mas é quantas fóruns existe por ai verifiquem quantos têm esta abertura tão flexível.. deveriam era agradecer além da zwame ser um fórum que considero limpo em termos de publicidade ainda se dá ao trabalho de escolher as publicidades a apresentar para tentar que seja o menos intrusivo possível mas existe sempre users que nunca estão bem.
Seria bom antes de postarem pensarem um bocadinho.
cump's.


Subscrevo completamente.

Se para podermos ter ZWAME gratuita e com a qualidade que tem, o preço é um banner no vende-se, então não me importo nada.

Não seria justo o staff dispender dinheiro das suas contas pessoais para nós termos o fórum, por isso independentemente das receitas geradas acho que devemos agradecer e termos em conta que já foram feitas propostas, como o metro disse com muitos zeros, e continuamos a ser independentes.

Eu apoio a 100% decisão dos banners.

Abraço.
 
Eu já estive associado à um site de reviews em português, e como praticamente acontece com este tipo de projectos, quase todos nascem com base no voluntarismo.

De início era tudo bonito, mas quando as despesas começam a multiplicar torna-se complicado continuar com as coisas, digo isto, porque tudo o que fosse portes de envio, deslocações e alguma avaria de hardware, tudo saía do meu bolso ou dos meus colegas.

Cada um acredita no que quer, porque muita gente associa o termo empresa a algo que serve para fazer dinheiro, quando as coisas não são bem assim. Para começar o que não falta pelo mundo fora são empresas falidas por "n" razões; e segundo, a filosofia da Zwame não é meter dinheiro no bolso. Ninguém aqui é pago para fazer o papel que desempenha cá.

Apesar de pessoalmente não continuar a gostar do nome, a transição deste espaço para empresa foi necessária face as despesas e crescimento desta comunidade. Parece-me natural esta opção de colocar um banner extra nos Classificados porque aquela área sempre foi vista como um extra. Também é a área que mais trabalho dá à moderação.

Não sou pessoa de falar muito, mas deu-me para escrever isto.
 
Última edição:
Além disso o pessoal que vai aos Classificados é malta que, normalmente, está interessada em vender ou comprar qualquer coisa, sendo que tão sempre mais receptivos aos anúncios...
Cumps
 
Como eu adoro uma boa discussão :)

Eu também. ;)

Os custos tens com necessidade de renovação de material existente. Com alojamento e estado. Não é novidade que é gerada receita na ZWAME. Ela é declarada e paga impostos. Não há outra forma.
Imagina que se avaria uma board de um servidor? Não podemos parar tudo e esperar que em Portugal isso se resolva. Temos que ter fundo de maneio para resolver isso num muito curto prazo. Todos os outros projectos em termos de recursos são zero comparados com o fórum. O fórum é que precisa dos recursos. Se pudessemos tinhamos o fórum ainda mais rápido do que já temos. O Fórum é que é o glutão, quem consome recursos e que tem que ser sustentável.

Mas o upgrade de material sempre existiu, queres dizer que agora fica mais caro substituir o que quer que seja ? Para que percebas, a necessidade de upgrade de componentes é essencial devido ao consumo de recursos, recursos esses que são "comidos" basicamente pelo fórum, fórum esse que tem cada vez mais users e mais visualizações.

Agora, tal como eu disse, com a publicidade constante pelos meios que já falei, esperam ( administração ) uma despesa maior, creio eu... Aqui entra a história dos banners, não seria o primeiro fórum a colocar banners entre posts. Certo, começaram pela área que "incomoda" menos, mas e se essa solução se tornar insuficiente ?

Tu reduzes custos de duas formas com os outros projectos:

1- Geram receitas e aqui tens directas e indirectas (não vou dizer tudo...)
2- Atraem mais utilizadores directos ou indirectos. Mais utilizadores é bom. Se são muito mais ao ponto de não teres recursos para eles é mau. Estamos na primeira.

Ok, então queres dizer que, a Zwame não vai buscar lucro só aos banners... mas também não dizes onde vai buscar o "resto", ou os banners chegam ?

O fórum é que tem que sustentar-se e por isso é que o banner é no fórum. O fórum tem um banner, aumentamos um banner no vende-se vejam a confusão que está a gerar.

Então.. define-me projectos sff. Porque se dizes que o fórum é que precisa de sustento, os projectos que me vais definir o que são, em nada ajudam os custos do fórum. Entendi mal ?

Façam um exercício. Vão aos locais habituais por onde passeiam e vejam quantos banners têm. Têm seguramente mais do que a ZWAME.

Também não imagino em mais nenhum sitio termos este tipo de discussões. E isso é excelente na óptica dos membros do fórum. Digo eu :)
Mas as decisões difíceis cá estarei para as tomar sempre que for necessário. Não demasiado cedo mas espero eu que não demasiado tarde.

Por onde eu passeio, nem por isso :)

Bem, "este" tipo de discussões costuma acabar mesmo antes de começar, não quero ser mauzinho, mas é a ideia que tenho e não é de agora, este tópico é a excepção e ainda bem, deve ser a primeira vez que discuto um assunto destes ao público.
 
Por onde eu passeio, nem por isso :)
E vai dois.

Anyway, estou-me sinceramente a lixar para os banners: não é por ter mais um banner que deixo de cá vir. Não posso é deixar de dizer que acho completamente absurdo quem segue de fielmente sem sequer pensar. A ZWAME pode ser de uso gratuito mas não é gratuita em termos de custos de manutenção é certo, mas com a publicidade actual julgo que consegue pagar bem os custos e ainda amealhar dinheiro para as tais situações pontuais como avaria de hardware. Sem espírito crítico são falhados, pelo que aceitem que as pessoas se questionem umas às outras porque isso saudável e tem um nome bonito e tudo: espírito crítico.
 
Última edição:
Eu também. ;)
Mas o upgrade de material sempre existiu, queres dizer que agora fica mais caro substituir o que quer que seja ? Para que percebas, a necessidade de upgrade de componentes é essencial devido ao consumo de recursos, recursos esses que são "comidos" basicamente pelo fórum, fórum esse que tem cada vez mais users e mais visualizações.

Errado. Durante muito tempo não tivemos servidores próprios. Agora temos e é verdade que os custos vão continuar a aumentar. Mas o que propões? Fechamos o fórum? Nahhhhh. Temos é que nos preparar para isso.

Agora, tal como eu disse, com a publicidade constante pelos meios que já falei, esperam ( administração ) uma despesa maior, creio eu... Aqui entra a história dos banners, não seria o primeiro fórum a colocar banners entre posts. Certo, começaram pela área que "incomoda" menos, mas e se essa solução se tornar insuficiente ?



Ok, então queres dizer que, a Zwame não vai buscar lucro só aos banners... mas também não dizes onde vai buscar o "resto", ou os banners chegam ?

Banners entre posts não é a nossa ideia de facto.
A manutenção da Zwame é feita pela publicidade via banners. Os banners têm que chegar. Mas repara que a magazine pode ser uma fonte de rendimento extra e quanto mais projectos tiveres mais formas tens de ter algum rendimento.

Porque há um raciocínio que falta fazer, que é o valor da publicidade não é linear, a economia não é linear e portanto o valor das coisas modifica-se. Os custos e o pagamento ao estado é que nem por isso.


Então.. define-me projectos sff. Porque se dizes que o fórum é que precisa de sustento, os projectos que me vais definir o que são, em nada ajudam os custos do fórum. Entendi mal ?

Tu contractas um pacote anualmente num datacenter. Esse pacote até o esgotares pagas o mesmo. Nós não o esgotamos com o que temos por isso tudo o que faças até esse limite é na boa.
Projectos são os podcasts, a magazine os gameservers.


Por onde eu passeio, nem por isso :)

Bem, "este" tipo de discussões costuma acabar mesmo antes de começar, não quero ser mauzinho, mas é a ideia que tenho e não é de agora, este tópico é a excepção e ainda bem, deve ser a primeira vez que discuto um assunto destes ao público.

Andas a passear em sítios onde há empresas grandes por trás então :)

Eu tenho dado cavaco das alterações que têm sido feitas tano em público como em privado. Até onde mandamos fazer as T-shirts me perguntam por PM e eu respondo.
Isto não é caso único. Agora com algumas mensagens que alguns utilizadores colocam acredita que a vontade não é muita.


E vai dois.

Anyway, estou-me sinceramente a lixar para os banners: não é por ter mais um banner que deixo de cá vir. Não posso é deixar de dizer que acho completamente absurdo quem segue de fielmente sem sequer pensar. A ZWAME pode ser de uso gratuito mas não é gratuita em termos de custos de manutenção é certo, mas com a publicidade actual julgo que consegue pagar bem os custos e ainda amealhar dinheiro para as tais situações pontuais como avaria de hardware. Sem espírito crítico são falhados, pelo que aceitem que as pessoas se questionem umas às outras porque isso saudável e tem um nome bonito e tudo: espírito crítico.

Já respondi às questões que colocas. Vê o tópico sff.
As pessoas são naturalmente livres de acharem o que quiserem.
 
Não gostei muito do sitio onde colocaram o banner :sad:

Até podem por 10 desde que os ponham no fimmm da página mantenham-me é o fórum aberto que isto é a minha "fonte de rendimento" aKa "Energia" :D
 
Última edição:
A página do sapo como a vejo hoje.

sapinho.jpg

O sapo, que é um serviço gratuito para os utilizadores do site (ou pelo menos para algumas) tal como a zwame e que tem uma pequena empresa por detrás (que registou este ano lucros de 256 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, o que representa um aumento de 1,7%, face ao período homólogo do ano passado). Quase que garanto que nunca ninguém questionou o Sr. Zeinal Bava relativamente ao número de banners que tem no site, e que muita gente utiliza o mesmo sem questionar isso.

Na realidade os nossos objectivos continuam a ser os mesmos de sempre: manter um espaço de discussão gratuito para os utilizadores, que possam usufruir dele quando queiram e nas melhores condições possíveis. Tal como o Metro já explicou a Zwame cresceu e felizmente para todos nós cresce bastante e isso acarreta custos, que por sua vez criam a necessidade de gerar receitas para fazer face aos mesmos.

Para ser sincero não acredito que o incómodo causado pelo banner adicionado no vende-se seja grande, na realidade ponderamos sempre muito bem antes de tomar qualquer decisão e avaliamos o impacto que possa ter na navegabilidade do fórum vs. o retorno esperado e a colocação de um banner após um post nos classificados não nos parece demasiado intrusivo.

Remeto por fim para uma nova visualização da página do sapo.

sapinho.jpg
 
Tanta coisa por causa dum pequeno banner na secção dos classificados...

Se vissem o fórum da autohoje passavam-se, 2 banners em cima, um debaixo do 1º post de cada página (em todas as secções) e outro no final. E já viram o fórum do tomshardware? 1 banner em cima, outro à direita, outro debaixo do 1º post de cada página (em todas as secções) e um no fundo. E ,pelo menos para mim, os banners não me afectam em nada já que dirijo sempre a minha atenção ao que interessa (excepto as pubs com som, essas chateiam porque como não reparo nos banners passo o rato por cima daquilo várias vezes lol).

E afirmar que acham que o que estava chegava para os custos, sem saberem a realidade, é de muito mau gosto. E mesmo que o Metro estivesse a tentar ter lucro e ganhar um dinheiro, qual o problema? Desde que mantenha o fórum em condições, podia ficar com o € todo.

Fiquei foi espantado com os 31% de acessos a aprtir do Brasil.

Btw, Metro, pensavas que os servidores de jogos eram o que? Uma máquina por jogo? eheh Na XPX, com máquinas com 10 anos, chegaram a ter +6 servidores lol
 
Tanta coisa por causa dum pequeno banner na secção dos classificados...

E ,pelo menos para mim, os banners não me afectam em nada já que dirijo sempre a minha atenção ao que interessa (excepto as pubs com som, essas chateiam porque como não reparo nos banners passo o rato por cima daquilo várias vezes lol).

E afirmar que acham que o que estava chegava para os custos, sem saberem a realidade, é de muito mau gosto. E mesmo que o Metro estivesse a tentar ter lucro e ganhar um dinheiro, qual o problema? Desde que mantenha o fórum em condições, podia ficar com o € todo.

Subscrevo...
Como já disseram, já que estão "com a mão na massa" adicionam também à avaliação de compradores/vendedores e ao compra-se sempre era mais uma ajuda para o pagamento das despesas do fórum.
 
Já respondi às questões que colocas. Vê o tópico sff.
As pessoas são naturalmente livres de acharem o que quiserem.
Não coloquei qualquer pergunta, limitei-me a comentar as posições de alguns membros neste tópico.

@Chip, comparar a ZWAME ao SAPO só faz sentido se a ZWAME também tiver como objectivo principal fazer lucro.
 
Além disso o pessoal que vai aos Classificados é malta que, normalmente, está interessada em vender ou comprar qualquer coisa, sendo que tão sempre mais receptivos aos anúncios...
Cumps
Isso só prova que o pessoal do Marketing não anda a dormir ;)
Penso que já o disse em algum lado, mas torno a reforçar a minha posição. Sou relativamente novo por aqui, enquanto user inscrito. Contudo, como "voyeur", já sou do tempo da antiga Techzone... tenho perfeita noção das alterações que este fórum sofreu e prevejo o que por ai vem. E não me chateia nada, mas nada mesmo, ter de levar com banners de publicidade. Como o Metro já disse, não podem agradar a todos e tudo o que o staff faz foi e é (pelo menos até agora;) ) de louvar. Em relação Às "esmolas" que já falaram, acho que a administração não deveria ter vergonha de ter uma secção de contributos. Se eu dou contributos e tiro retornos na Zwame (não monetários, claro está), não vejo sinceramente qual é o mal.
Cumprimentos
 
li a primeira pagina assim rápido só...
não tenho muito tempo neste momento...

mas, se estão preocupados com o trafego, porque não bloqueiam as imagens do imageshack das assinaturas? isto é para os users...

sinceramente noto que as paginas demoram bastante a ficarem completamente carregadas devido ao número de ligações que tem que fazer a este serviço.
o que é demais também é erro... e há useres que exageram um bocado nas imagens que metem e são precisas meia duzia de ligações só por uma assinatura.

fikem bem!
 
No lugar de criticarem a Administração por ter posto mais um banner que serve para manter este serviço gratuíto, deviam pensar numa maneira de ajudar uma comunidade que é de todos e para todos.

Se a ZWAME está a funcionar, é com muito trabalho de todos os que cá estão e dos que cá passaram, desde o primeiro dia, que caso não saibam somos todos voluntários.
 
Última edição:
A página do sapo como a vejo hoje.

View attachment 7121

O sapo, que é um serviço gratuito para os utilizadores do site (ou pelo menos para algumas) tal como a zwame e que tem uma pequena empresa por detrás (que registou este ano lucros de 256 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, o que representa um aumento de 1,7%, face ao período homólogo do ano passado). Quase que garanto que nunca ninguém questionou o Sr. Zeinal Bava relativamente ao número de banners que tem no site, e que muita gente utiliza o mesmo sem questionar isso.

Na realidade os nossos objectivos continuam a ser os mesmos de sempre: manter um espaço de discussão gratuito para os utilizadores, que possam usufruir dele quando queiram e nas melhores condições possíveis. Tal como o Metro já explicou a Zwame cresceu e felizmente para todos nós cresce bastante e isso acarreta custos, que por sua vez criam a necessidade de gerar receitas para fazer face aos mesmos.

Para ser sincero não acredito que o incómodo causado pelo banner adicionado no vende-se seja grande, na realidade ponderamos sempre muito bem antes de tomar qualquer decisão e avaliamos o impacto que possa ter na navegabilidade do fórum vs. o retorno esperado e a colocação de um banner após um post nos classificados não nos parece demasiado intrusivo.

Remeto por fim para uma nova visualização da página do sapo.

View attachment 7121
só que há diferenças:
- paga a todos os que lá escrevem e inserem conteudos
- divulga as contas
- paga a designers
 
Quanto ao resto da discussão, acho que a administração tem que ser mais transparente, porque temos aqui uma série de opiniões e a maior parte das pessoas estão a falar sobre realidades que não conhecem.
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo