1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adicionar foto a um texto

Discussão em 'Web Development' iniciada por khaluh, 5 de Julho de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 905)

1. khaluh

khaluh Power Member

Viva

Quero adicionar a um sistema de noticias e artigos de opinião uma funcionalidade que é o aparecimento da foto do autor do artigo.

Algo do género de http://jn.sapo.pt/2007/07/05/nacional/ordem_mexe_juntas_medicas.html mas que na vez do bastonário, aparecia o autor do artigo, neste caso o José Mota.

Como posso fazer isso? Associo um caminho para uma pasta a cada autor, onde com a pesquisa ao artigo, vem tambem o endereço da foto?

2. scroll

scroll Power Member

php e Mysql ? dava jeito saber isso.

abraço,

3. JLDR

JLDR Power Member

Sim, realmente é verdade. PHP seria bom para resolveres o teu problema. MySQL seria excelente, mas talvez apenas precises do PHP. E passo a explicar.

O que precisas é de criar algo que funcione mais ou menos da seguinte forma:

Textos ............. Fotos
    |__ Elo de ligação __|

Como é que podes fazer isto? Se não souberes, por exemplo, PHP, esquece.
    Se souberes minimamente, podes lá chegar:

1º Crias um pequeno script que abre um ficheiro de texto que será o 'Elo de ligação'. Nesse ficheiro conténs o título do texto e o nome do ficheiro da foto do autor:

Exemplo:

texto1
    autor1.jpg
    texto2
    autor2.jpg
    textp3
    autor2.jpg (o mesmo autor tem dois textos)
    ...
    ...

Depois, utilizando o sistema de leitura de ficheiros de texto do PHP (Fileopen, fgets, fwrite, etc.) podes facilmente ligar o texto à foto a apresentar.

4. khaluh

khaluh Power Member

Sim, é de facto PHP + MySQL. Esqueci-me de o dizer.

Percebo alguma coisa de PHP (não domino), mas não entendi como fazer o que disseste.

5. Crisis

Crisis Power Member

Porque não uma base de dados em mysql com, por ex: id,titulo,noticia,autor,url foto, e depois é só fazeres uma pagina php que te construa uma tabela devidamente formatada e em cada celula te escreve o que precisas (ex: celula superior direita fica a foto)

Cumprimentos

6. khaluh

khaluh Power Member

Eu tinha pensado fazer assim
    Colocar um campo na BD que associava a cada autor, o endereço da foto respectiva, só nao sabia se era a melhor maneira (ou a mais pratica)

7. khaluh

khaluh Power Member

Viva

Não é possível arranjarem-me o código para fazer o que pedi?

É que já passou quase uma semana e ainda não consegui resolver o meu problema...

Obrigado

Partilhar esta Página