Administração de rede com Mac's

sergiobz

Membro
Boa Noite!

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar, me chamo Sergio, português de nascimento, porem a 10 anos vivo em São Paulo, Brasil!


Acabei de "abrir" uma empresa com alguns amigos, que irá desenvolver algumas aplicações JAVA, hospedadas em servidor de aplicação jBoss.

Mas deixando de lado o "bla bla bla", o problema é que, o sócio que entrou com o capital $$ quer uma empresa "cool"! Resultado, temos 5 MacBook e 5 iMac's.


Tenho que administrar esta rede, pois irei criar um gateway de rede, com proxy de acesso a internet, controle de versões (CVS) para os desenvolvedores progamarem em JAVA pelo eclypse e gostaria de estabelecer um dominio tambem. Um dominio Linux, com samba mesmo.


Agora minha duida é, como faço apra administrar usuários e acessos nos Mac's, fazendo os autenticar no dominio samba e tudo mais? estou a procura de documentos mas não acho nada solido no google. Podem me dar alguma orientação?

Os macs possuem Mac OS X 10.5.5


Podem me dar alguma ajuda?
 
Bem... pelo meu conhecimento básico de sistemas informáticos tens 10 clientes mas nenhum servidor. Precisas de um servidor ou metes um dos imacs a fazer este serviço (overkill) já que para isto não precisas de monitor, teclado, webcam, e afins.

Se queres apostar num mac novo, e já que o X Server pode ser um bocadito caro, podes sempre experimentar com um Mac MINI com o máximo de memória disponível, um disco externo por usb com bastante espaço, eo Macosx Server com 10 licenças de utilizador.... COm este último até podes criar Time Machines (backup automático) para cada um dos computadores cliente, com base no mac mini... para 10 fica puxadote especialmente no backup inicial... mas depois nos incrementais não deverás ter problemas.

A Configuração dum macosx Server é tão "básica" como a configuração de um cliente... neste lado a mais valia das interfaces de utilizador made in Apple também se aplica.
 
Última edição:
Olá!

Boa tarde!!

No caso, estou me preparando para montar um servidor, vou montar um linux, um dominio interno com samba, e gostaria de saber se é possivel fazer o mac authenticar no dominio.

É possivel? vocês possuem alguma documentação a respeito?

Obrigado!
 
Isso já foge à minha cultura técnica... mas sim... MAc autentica nos protocolos Mac, Linux e windows, por isso não deverás ter problemas.

Não terás as vantagens inerentes a ter um servidor de MAC a gerir as tuas 10 máquinas mac. Sendo um sistema 100% mac, já merecia uma coisinha destas para gerir calendários, agendas, tarefas, wikis, sites, itunes conjunto, Backups automáticos com time machine...

Lá está... se o teu sócio tem capital... e se o ambiente é todo mac... se ele se esticar a uma xserver - perfeito, a um mac pro de entrada+osx server- fabuloso, a um mac mini + osxerver - porreiro pá!


Sem me querer esticar, passa por aqui, aqui e aqui (brasileiro) e aqui para leres mais um pouco sobre o macosx server a ver se mudas de ideias :)


Quanto a configurar servidores samba linux terás que procurar no site da distro que escolheres... Eu talvez apostasse num Debian (o mais estavel), ou num Suse pelo suporte técnico dedicado (este último a pagantes)
 
Última edição:
Ui fEio... overkill... isso é para inserção de um servidor macosx numa rede existente. Aqui será um ambiente de clientes mac, com um servidor único linux...sem o macosx server :)
 
É igual, só que em vez do Leopard Server faz com um servidor linux e os clientes com o SO que bem entender.
Eu não considero Active Directory e LDAP nenhum overkill, para mim é a forma mais simples de criar e gerenciar um Domain Controller, talvez por ser a mais eficaz.
 
Olá amigos!

Desde já gostaria de agradecer a ajuda, está sendo muito esclarecedor!

Bom, vamos la, queria tirar mais algumas duvidas, se eu não estiver abiusando de vocês obviamente.

1 - Em teoria então, para continuar com uma rede Mac, eu posso colocar um mac mini, com o sistema MAC OS X server correto?

2 - Vantagens em relação ao MAC OS SERVER: agenda integrada, wiki, intranet , controle de usuários e workstations ( iMac's , MavBook's e MacBook's Pro). Correto? Ou seja, ganhariamos por ja ganhar o wiki pronto, sites internos, agendas e mais o que?

3 - em relação a outros serviços? Preciso implementar também um GW de rede, pois hoje as workstations conecta-se direto a internet, relatórios de acesso web, CVS, e tudo mais, é possivel implementar estas soluções neste MAC OS SERVER?


Amigos, mais uma vez, muito obrigado, vocês são uma mão na roda!
 
Para que vais gastar dinheiro no Leopard Server se fazes tudo perfeitamente com linux e OpenLDAP sem pagar um tostão?
A menos que não saibas o que é LDAP e não saibas configurar convenientemente (apesar do tutorial que acabei de arranjar), nesse caso o Leopard Server facilita-te a tarefa, é "quase" n00b proof.
 
Sim, eu sei o que é o LDAP, porem, acredito que com LDAP não consigo integrar as agendas e calendarios, assim como o wiki , que é algo muito bem visto na empresa.

Pelo que entendi, com o MAC server, ja ganho pronto e integrado as agendas, wiki's, websites e tudo mais correto?

Controle de usuários e Workstations também correto? alem de ter uma rede 100% mac.

E quanto a GW de acesso internet? relatórios de acesso web, CVS, é possivel implementar estas soluções no Leopard Server?

fEio, sou totalmente open sorce, e sou fã de soluções free também, mas tenho pouco tempo, o que justifica o gasto, e nenhum conhecimento do mundo mac, o que agregaria mais conhecimento para mim, por isto estou pesquisando qual seria a melhor solução ...

e continuo na duvida, podem me responder as perguntas sobre o potencial do mac os server amigos?

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
 
Out of the box tens estes serviços todos:

http://www.apple.com/server/macosx/features/admin.html

* iCal Server
* Wiki Server
* Podcast Producer
* Spotlight Server
* iChat Server
* File Sharing
* Mail Services
* Web Hosting
* Directory
* Client Management
* Networking and VPN

Fica a faltar o SVN, mas creio que isso é um add-on à parte normalmente presente nas ferramentas de developing...
De qualuqer das formas quase todos os servidores de serviços LInux existem para mac (Free bsd)
 
networking e vpn seria isto ne? firewall, acesso via gateway, web proxy, relatórios de acesso e afins?

Pessoal, vocês são 10, valeu! pelo pouco tempo que tenho, tudo isto sendo possivel, acredito que vou optar por um mac os server, sem contar que será otimo aprender um novo "mundo"
 
Back
Topo