Administração linux

telmooo

Power Member
Boa noite a todos,

Após muita procura e sendo que gosto de trabalhar em linux,, não encontrei o post ou mesmo as duvidas que queria.

Gostaria desta forma de saber se alguem trabalha como administrador de sistemas linux.
  1. Quais as principais funções?
  2. O que preciso de aprender
  3. O que procuram as empresas nos trabalhadores linux?
  4. Qual o salario medio de um admin de linux?
Um abraço Obrigado
 
Espero te ajude -

https://www.linuxfoundation.org/blog/2017/07/7-steps-to-start-your-linux-sysadmin-career/

Deixo um trecho das palavras da RedHat sobre Linux Administrator →

A Linux system administrator wears many hats and the smaller your environment, the more hats you will wear. Linux administration covers backups, file restores, disaster recovery, new system builds, hardware maintenance, automation, user maintenance, filesystem housekeeping, application installation and configuration, system security management, and storage management. System administration covers just about every aspect of hardware and software management for both physical and virtual systems.

Então um administrador Linux, deveria dizer-se GNU/Linux é um profissional transversal, numa acepção técnica do sistema com especificidade sobre modelagem de Kernel em sí a sistema e software em entornos fisicos (disco) ou virtualização de jaulas ou sistema.

Pronto mais ou menos é isso, terás que ser certificado nas LPI, normalmente elas estão dirigidas a profissionais, diga-se engenheiros informáticos que cobrem espectro sistemas operacionais como o windows e que depois por motivos de especificidade e necessidade necessitem de trabalhar muito com Linux.

Muitos núcleos das distros mais conhecidas fazem isso mesmo, gestão de kernel para distro e não são certificados ou fazem-no por gosto então existe uma maneira de aprender a gestão de kernel sem ter de tirar um curso em especifico trata-se de conhecer caminhos de configuração a kernel e gestão de software em kernel e depois saber implementar serviços a kernel (net etc).

Mais ou menos é isso deixo o link para que leias por ti, a RedHat é digamos que a empresa bandeira quando falamos em profissionalização Linux e I+D para empresas então devem saber o que trata o tema e eu humildemente acho o mesmo que aí colocam →

https://www.redhat.com/sysadmin/life-linux-system-administrator

Depois quanto ganha um administrador, isso vai depender de onde trabalhas, se é infra-estrutura critica ganhas mais se é menos crítica ganhas menos.

Entre 1000 a 10.000 euros deve andar a coisa.

Não sei se estou a meter a gamba mas acho que li algures faz muito tempo atrás que um administrador em média ganhava acima de 3000 euros mas era em países com I+D e implantação de serviços críticos (militar etc).

Aprender o quê - eu começava por um GNU/linux fácil estilo Ubuntu depois dava um salto para um Dragora (vais chorar para o configurar) mas depois vais entender muita coisa da coisa, eu tive o meu teste de fogo com o Dragora e senti-me um perdido num mundo novo quando já usava Ubuntu sem problemas.

Funções - cobrir necessidades básicas e avançadas de funcionamento de sistema e cobrir as que se apresentem (não sabes sempre quais uma vez que os serviços mudam, o software também, tal como as ameaças).

Já esqueci à quanto tempo só uso Linux nos meus pcs, até já me dou ao luxo de comprar pcs sem saber se são críticos com o kernel ou não, é a manha e com essa manha adapto-me, mas pões-me um windows à frente e já não sei nem como abrir o gestor de rede, na verdade um profissional de Linux tem de ser multifacetado portanto talvez como carreira seja melhor saber cobrir tudo, agora sim a valorização de cada hora de estudo em Linux vai retornar-te em dobro, eu aprendi muito e aprendo usando este sistema e sei fazer coisas que jamais saberia se o não usá-se, mas requer gosto.

Espero te sirva, não trabalho na área de sistemas operacionais, faço parte daqueles que "damos uma mão ao kernel" mas não somos profissionais como tal.


Muito obrigado pelo teu interesse no GNU/Linux - usa-o e sê feliz, verás que depois tudo virá, se assim desejares e vires que te pode ser útil não hesites em tirar um LPI essa é a base para tudo o resto tens testes no Porto e Lisboa, ao estares certificado podes concorrer a vagas pelo mundo e existem mercados muito atentos como os do Norte Europa.

"Linux SAs come from a variety of backgrounds. They are among IT's most creative and interesting people as well. I've known SAs who were visual artists, chefs, brewers, filmmakers, writers, furniture makers, sword fighters, martial artists, and a dozen other oddball hobbies. System administration isn't easy nor is it for the thin-skinned. It's for those who want to solve complex problems and improve the computing experience for everyone on their network. It's a good job and a good career. Explore it."
 
Boa noite a todos,

Após muita procura e sendo que gosto de trabalhar em linux,, não encontrei o post ou mesmo as duvidas que queria.

Gostaria desta forma de saber se alguem trabalha como administrador de sistemas linux.
  1. Quais as principais funções?
  2. O que preciso de aprender
  3. O que procuram as empresas nos trabalhadores linux?
  4. Qual o salario medio de um admin de linux?
Um abraço Obrigado

Procura no site da ANSOL. Em alternativa, e se usares telegram, tens sempre on grupo ubuntu-pt: está cheio de ninjas que te podem ajudar.
Cumps
 
Back
Topo