Ado Data Control Visual Basic 6

Wasted

Power Member
Ora boas, ca venho eu chatear com as minhas nobices
w00t2.gif
o meu problema consiste no seguinte: Estou a desenvolver uma aplicação de base de dados com o AdoDC e da-me erro quando quero gravar. Tenho duas tabelas, a Filmes (que apenas uso o campo nome) e a Tipo_Filme (e nesta uso o campo genero). O Problema é que quando vou gravar os dados da-me este erro: Não é possívei adicionar ou alterar um registo pois é necessário um registo relacionado na tabela 'Tipo_Filme'.. Eis a sintax que usei na recordsource:
select nome,genero from filmes,tipo_filme where tipo_filme.tipofilme=filmes.tipofilme


Mas quando inicio o access, aparece-me os registos da tabela tipo_filme, mas a tabela filmes continua vazia. Se eu usar 2 adodc não pode funcionar pois assim nao consigo efectuar a relação entre o filme e o género
 
ya tem...são os campos onde está o Where. Experimentei um novo select
select nome,genero,filmes.tipofilme,tipo_filme.tipofilme from filmes,tipo_filme where tipo_filme.tipofilme=filmes.tipofilme
Todos os campos aí estão associados a uma textbox. No entanto, se eu preecher os campos todos(textbox) o programa grava os dados, so que os campos são de auto incremento (exepto o nome,género e o filmes.tipofilme), nao deveria ser preciso! Cumps
 
Última edição:
tipo é estranho... eu tb tou a fazer um programa e tenho tb que usar comandos em SQL mas a minha sintaxe está de uma forma diferente, nao sei se vais conseguir correr como queres mas msm assim eu dou te a sintaxe com o teu exemplo e experimentas:


SELECT nome.Fillmes, genero.Tipo_Filme FROM filmes, tipo_filme WHERE [tipo_filme].[tipofilme]=[filmes].[tipofilme]

Experimenta assim, poe o select, o from e o where em maiusculas
 
Nop...não funciona a mesma :S dps tentei adicionar um registo tas a ver? Fiz assim nome:Teste 1, genero:teste 2, Tipo_Filme.tipofilme=0 (tudo em texbox) e apos estes, posso adicionar apenas na caixa de texto género e nome e ja nao me da erro, mas na Tabela filmes o campo tipofilme fica sempre 0 :s nao incrementa...so o campo tipofilme da Tipo_Filme. No Access fica assim:
 
Última edição:
yh tou a ver tb nao tou a imaginar como fazer isso, mas vou tentar descobrir e se for preciso até falo com o meu prof de programação a ver se ele da uma ajuda...

já agr eu tb tou a precisar de uma ajuda se souberes agradecia k me ajudasses.
É assim eu criei tb uma basse de dados com 3 tabelas todas elas relacionadas entre si e agr queria por combobox para cada um dos campos das tabelas. a base de dados esta ligada atraves de ADOC com SQL e agr quero k ao clicar na combo box me apareça tudo o k esta nesse campo da tabela mas nao consigo fazer isso na combobox.
Não sabes como fazer??
 
Bem podes fazer assim combobox1.additem X. X é a variavel que criaste e que associaste a um campo da tabela da tua base de dados. Nao experimentei, mas supostamente é assim que funciona
 
Última edição:
Back
Topo