Adobe Flex - Discussão geral

Shared objects não é nada mais que um cookie 'avançado', quando falo em escrever no disco falo em Criar/alterar/apagar ficheiros do file system.
 
Óla a todos....

Eu sou um newbie neste assunto e gostava de evoluir um pouco visto ser algo que me parece muito interessante,
mas sendo eu apenas um Designer do flash com conhecimentos de actionscript 3 acham que vale a pena despender
algum tempo a aprender FLEX? ou seja, será uma mais valia esta ferramenta ou, pelo contrário, o FLEX é apenas
um Flash para programadores? pelo que vi até agora, não me parece algo de complicado mas tambem vi muito por alto.
Estou confuso e gostava de saber a vossa opinião.
Obrigado

PS: Alem de actionscript, xml e html básico, não percebo nada de programação.
 
o Flex não é nada mais do que um conjunto de bibliotecas de AS3 que formam um framework. Se o teu objectivo é criar aplicações, sem duvida que o Flex vale a pena aprender, caso seja para continuar a fazer os sites habituais podes continuar a usar o Flash. Diz-se e com razão que o Flex é mais para programadores visto o seu desenvolvimento ser num formato que os programadores estão já habituados a trabalhar, o ambiente é baseado em Eclipse e a linguagem é composta de MXML e ActionScript 3.0

Se precisares de ajuda existe uma mailinglist do RiaPT onde poderás encontrar ajuda sobre o tema.
Aproveito também para avisar que o RiaPT Adobe User Group também já se encontra catalogado no Portal dos UGs da Adobe em http://aug.riapt.org.
 
Boas...

Comecei a trabalhar em flex este ano há +/- 7 meses...E posso dizer que sou um "apaixonado" por esta tecnologia :D

Deste comecei a utilizar flex que desenvolvi duas aplicações: uma rede social e um criador de álbuns digitais estilo hoffmann.

O criador de álbuns ainda esta em fase de desenvolvimento e a rede social foi um projecto final para um curso e já não está online.

Usei sempre PHP como linguagem de servidor e mysql para base de dados....

Podem ver aqui o criador de albuns digitais ainda em fase beta :-D
www.ph.senunis.com

Já agora digam a vossa opinião sobre a aplicação...

Cumps
 
Boas...

Comecei a trabalhar em flex este ano há +/- 7 meses...E posso dizer que sou um "apaixonado" por esta tecnologia :D

Deste comecei a utilizar flex que desenvolvi duas aplicações: uma rede social e um criador de álbuns digitais estilo hoffmann.

O criador de álbuns ainda esta em fase de desenvolvimento e a rede social foi um projecto final para um curso e já não está online.

Usei sempre PHP como linguagem de servidor e mysql para base de dados....

Podem ver aqui o criador de albuns digitais ainda em fase beta :-D
www.ph.senunis.com

Já agora digam a vossa opinião sobre a aplicação...

Cumps
 
Qual é a diferença entre os 3?

Qual o melhor ou mais aconselhado?

Rest é via post/get a um endpoint .php , .jsp, .aspx, .cfm etc , como se faz normalmente em aplicações web. WebServices = SOAP, um formato que permite consumir serviços remotos sem ter de se preocupar com o sistema que o implementa visto falarem uma linguagem comum. Remoting, é dos 3 o que tem melhor performance visto permite serializar directamente entidades server-side para as versões correspondentes client-side e é transportado num formato AMF (via um AMFChannel) ou AMFX (via HTTP Channel) que é binário e altamente compacto, o que vai permitir ter ganhos de performance tanto na transferência cliente <> servidor como no parsing dos objectos em si do lado do cliente.
 
Boas...

Comecei a trabalhar em flex este ano há +/- 7 meses...E posso dizer que sou um "apaixonado" por esta tecnologia :D

Deste comecei a utilizar flex que desenvolvi duas aplicações: uma rede social e um criador de álbuns digitais estilo hoffmann.

O criador de álbuns ainda esta em fase de desenvolvimento e a rede social foi um projecto final para um curso e já não está online.

Usei sempre PHP como linguagem de servidor e mysql para base de dados....

Podem ver aqui o criador de albuns digitais ainda em fase beta :-D
www.ph.senunis.com

Já agora digam a vossa opinião sobre a aplicação...

Cumps

Na empresa onde estou a estagiar também já desenvolveram um software de Albums Digitais em flex, passem por www.adigitalbook.com e dêem uma vista de olhos, ainda não é a versão final mas aproxima-se.(O objectivo deste post não é fazer publicidade, mas apenas mostrar o trabalho em flex que já se começa a ver em portugal).
Abraço a todos
 
Eu por acaso conheço esse album digital... se por acaso vires o Rui, dá-lhe um caldo por mim!

Ele tem jeito... só precisava de aplicar mais boas práticas :P
 
Boas,

gostei desta thread, estou interessado em aprender Flex, mas o que sei de Flex é apenas o que li nesta thread. Quais as bases que necessito ter ?

É preciso saber flash ? ActionScript ? ( linguagens/ferramentas que não sei actualmente )

desde já obrigado

cumps ;)
 
o Flex SDK é composto de um conjunto de classes em AS3 e de um compilador. Para usares o Flex não precisas de pagar nada a ninguém, no entanto um editor poderá ajudar-te a avançares mais rapidamente. Podes usar o Flash Builder ou o FlashDevelop. Existem outros mas no entanto estes dois são os mais usados. O Flash Builder é um produto comercial vendido pela Adobe o FlashDevelop, é totalmente grátis.

As aplicações Flex são uma mistura de MXML (markup laguage baseada em xml para descrever interfaces, similar ao XAML) e de AS3.

Um bom sítio para começar é pelo AdobeTV http://tv.adobe.com e o devnet da adobe http://www.adobe.com/devnet/flex . Em portugal tens uma comunidade de RIAs onde participam uma grande parte dos developers de Flex em portugal que é o RIAPT. Podes contrar a mailinglist aqui http://groups.google.com/group/riapt?hl=pt-PT
 
ActionScript, sem dúvida. Utilizar o Adobe Flash Professional (editor) isso agora é ao critério de cada um. O flex não é mais do que um conjunto de classes prontas a utilizar, o resultado final será um swf tal e qual obtido no Flash IDE. Enquanto que este é mais virado para uma componente criativa, o Flex é mais numa componente de programação pura e dura. O Flash Builder é baseado em Eclipse,ferramenta essa bem conhecida dos Java/PHP e outros.
 
Back
Topo