Adobe Illustrator/Corel Draw

Loni

Power Member
Boas.
Eu precisava da ajuda de alguém que percebesse disto para me tirar aqui uma duvida. Eu estou a fazer um cartaz nestes programas [tenho os dois, estou a ver em qual se trabalha melhor], e o que acontece é que eu quero desenhar um circulo, aumentalo de maneira a só uma parte ficar visivel no cartaz [tipo para aparecer só o fundo do circulo e o preenchimento.. é um pouco dificl de explicar.. lol... mas bá.. só quero que apareça metade do circulo digamos].
Acontece que eu desenho o circulo por completo, posiciono-o na folha que tenhu pré-definida como quero, só que depois ao exportar ele exporta-me também o que está para além dos limites da página.
O que eu queria saber era como eliminar estas partes que estão para além do limite da página, de maneira a o trabalho ficar exactamente com o tamanho definido. Se souberem, preferia até que isto fosse feito de maneira a ficar mesmo no projecto, e não só no trabalho final [é que isto vai pa uma gráfica e não sei o que raio podem eles inventar]..
Alguem me ajuda!
Cumprimentos
 
ecr%C3%A3.JPG
print.jpg


O que eu queria fazer era assegurar que todos os elementos ficam dentro da folha de tamanho especificado. Já tentei usar a "Knife tool" mas como apaga as linhas que delimitam a figura desaparece o fundo, agora consegui apagar "manualmente", com a borracha, mas não é 100% fiável. queria saber se há maneira de deixar isto mesmo com o tamanho certo.
Obrigado.
Cumprimentos
 
Com a "knife tool" tem k dar, podes é estar a fazer algo mal...
btw podes sempre utilizar "convert to curves" e mexer com a "shape tool" (F10) e ajustar a pagina.
se utilizares este metodo aconselho-te a ligares o "snap to guidelines" está em "view".
 
Algures no Export do Corel (eu não sou muito expert nisso) creio que tens a hipótese de exportar só o que está na folha, é uma das opções

Não tenho o corel, para testar.
 
Exporta isso para PDF, e não terás problemas (File->Publish to PDF)...
Não te esqueças é de definir o bleed para 3mm no mínimo.:)
 
num programa de edição vectorial tens de usar um circulo inteiro pq, para fazer esse cartaz ?

isso vai ser impresso em digital ou offset? atenção ás margens ... se queres um final 50x70 ...
 
Pa se tenhu de usar o circulo inteiro não sei.. lol.. é como eu sei fazer... lol.. mas axu k já deu pa resolver.. já lhe consegui dar a forma que queria... é para ser impresso em offset. Eu prédefini a folha para 50X70, e n tou a colar nada ás margens... espero que dê direito
 
Back
Topo