[Adobe] Ipad Pro vs Macbook Air vs Macbook Pro 13

serj_tankian

Power Member
Boa tarde malta,

Basicamente a minha dúvida prende-se com qual a melhor opção para a minha Maria que quer reformar o velhinho pc.
A nível de trabalho será office e Adobe [Photoshop, Illustrator...]
Será isto o requisito importante já que a nivel de lazer é navegar na net e consumir filmes apenas, o que os 3 oferecem bem a garantia.

Queria saber junto de vocês, principalmente malta que está ligada a design, grafico, moda etc o que aconselham?
Ela gostou do ipad pro 11, e da caneta, e a possibilidade de desenhar no ecra, mas não descarta o portatil tambem. Eu queria saber era o quanto futureproof é um ipad pro para este tipo de profissão, 4gb de ram não serão demasiado curtos?
E entre um macbook air e o pro de 13?
Qual a melhor solução tendo em vista o futuro?

Obrigado
 
Boas,

Posso-te dar a minha opinião de quem andou uns meses indeciso entre um portátil e um iPad Pro. Por acaso acabei por comprar um portátil com Windows em vez do Macbook Pro 13, mas apenas porque considerei alguns factores não relevantes para ti (jogar uns jogos, capacidade de discos - tenho 256GB de SSD mas tenho 1TB de HDD, etc. ) que me levaram a optar por outra máquina.

Em relação ao dilema iPad vs. Macbook, eu acho que é tudo uma grande ilusão. Porque efectivamente hoje em dia fazes 90% das coisas num iPad, é verdade, mas em termos de comodidade e produtividade acho bastante diferente. Tens a vantagem do Pencil, mas perdes no teclado (não acho minimamente confortável escrever no teclado da Apple que fazem para o iPad!).

Acho que ainda vai demorar uns bons anos a terem uma experiência semelhante nos dois aparelhos. Para quem vai utilizar o equipamento para lazer, até diria que o iPad é muito melhor: Jogos, Pencil, consumo multimédia etc. Mas para trabalho pessoalmente acho que nada bate a funcionalidade de um portátil.
 
Em comparação pura o MacBook Pro 13 é o melhor dos 3 sem duvida alguma, e se o teu orçamento permitir não pensava duas vezes.

Tens umas promoções a decorrer nestes dias nas principais lojas de tecnologia, com bons descontos.

Eu pessoalmente como tenho o iMac para os trabalhos mais pesados, e para o dia-a-dia utilizo o MacBook Air de 2019 (antes tinha o de 2012) e não podia estar mais satisfeito.

Dá uma vista de olhos nesta comparação, pois ficas com uma ideia sobre as principais diferenças entre o Air e o Pro, são 10 minutos mas esta muito bem explicado:

 
Obrigado @f.society e @Maiau805 :)

Sendo assim a melhor solução será um macbook pro 13". Pese a falta de liberdade na hora de desenhar que há em comparação com o ipad pro, mas nada que uma mesa digital não auxilie.

E permitam-me a questão, mas não é melhor um iPad mais um desktop ou até mantenho o velhinho Windows por exemplo, em vez de MacBook e mesa digitalizadora?

Se realmente há o desejo de desenhar, o iPad Pro é o ideal para isso.

Se também o Smart Keyboard não for o ideal, qualquer outro teclado Bluetooth servirá, basta escolher o que mais goste.

Ha algumas reviews no YouTube de quem use um iPad, talvez possas ver algumas para ajudar na decisão:
 
E permitam-me a questão, mas não é melhor um iPad mais um desktop ou até mantenho o velhinho Windows por exemplo, em vez de MacBook e mesa digitalizadora?

Se realmente há o desejo de desenhar, o iPad Pro é o ideal para isso.

Se também o Smart Keyboard não for o ideal, qualquer outro teclado Bluetooth servirá, basta escolher o que mais goste.

Ha algumas reviews no YouTube de quem use um iPad, talvez possas ver algumas para ajudar na decisão:
Aqui o que procuro para ela era algo que desse algumas garantias para o futuro tambem. e como disse o que me preocupa nos ipad é a ram.
Já fomos ver a uma loja o ipad pro, e ela gostou da flexibilidade e o pratico que é desenhar com o pencil. Tinha um programa com vestidos aberto e ela treinou e gostou.

A minha ideia de não ter desktop é esta, e se estiver errado corrijam-me por favor.
O objectivo é eu e ela termos flexibilidade (trabalhar em qualquer lado), eu tenho o macbook pro e chego a casa e ligo a uma dock e tenho um desktop, o efeito para ela seria o mesmo, evitávamos estar a comprar um 3º aparelho.

PS: o velhinho windows está mesmo pelas horas da morte, o ecra ja tem parafuso para prender, esta partido, e a correr adobe já podia fazer umas boas tostas mistas, assim que será para arrumar depois da nova aquisição.
 
Aqui o que procuro para ela era algo que desse algumas garantias para o futuro tambem. e como disse o que me preocupa nos ipad é a ram.
Já fomos ver a uma loja o ipad pro, e ela gostou da flexibilidade e o pratico que é desenhar com o pencil. Tinha um programa com vestidos aberto e ela treinou e gostou.

A minha ideia de não ter desktop é esta, e se estiver errado corrijam-me por favor.
O objectivo é eu e ela termos flexibilidade (trabalhar em qualquer lado), eu tenho o macbook pro e chego a casa e ligo a uma dock e tenho um desktop, o efeito para ela seria o mesmo, evitávamos estar a comprar um 3º aparelho.

PS: o velhinho windows está mesmo pelas horas da morte, o ecra ja tem parafuso para prender, esta partido, e a correr adobe já podia fazer umas boas tostas mistas, assim que será para arrumar depois da nova aquisição.

Em termos de futuro, o iPad Pro 2018 tem uns bons anos assegurados. Deverá ser atualizado por vários anos.
A performance também deve manter-se boa. Neste momento o CPU é o melhor em todos os dispositivos móveis e superior aos MacBooks até 2017, salvo erro.

Quanto ao uso das app que pretendes, não consigo ajudar que não tenho experiência. Experimenta pedir feeback no gripo dos iPad Pro
 
Só uma nota final mas não sei se os programas Adobe são obrigatórios, mas no iOS tens boas ferramentas de criação como Procreate e o Affinity
 
fácil e simples...trabalho/design...macbook pro.....

não te iludas com o ipad.
Vai estar limitada pelas apps (salvar, exportar, etc)
Vai chegar ao ponto de querer gerir os seus projectos e pastas...e as pastas do ipad não vão ser a paixão dela
Vai querer "liberdade" e o ipad não vai ser o melhor amigo dela

Trabalhar com photoshop, illustrator, indesign etc não é só desenhar/brincar com a caneta...é muito mais que isso. Estamos a falar de software profissional de grande produção. Alias, indesign no ipad?
Já o air para adobe me deixa a tossir....hoje em dia não ter um pc com 16gb ram no minimo é para esquecer, ainda para mais quando se pensa no "futuro".

tenho macbook pro, já tive ipads e agora até tenho um surface para a substituir o ipad...que para mim dá 15-0 ao ipad.
usei umas 5x a caneta do surface, de resto teclado e touch.....e tenho "liberdade de movimentos"

Bom bom era a Apple meter o MacOS no ipad pro e se calhar sou o primeiro a comprar.

Mas se a caneta é importante...dava uma olhadela aos novos surface 7 e pro....ou....macbook pro e ipad normal que já tem suporte de caneta
Sou da area de design e acredita, ela com o ipad só vai fazer esboços e nada mais.
Normalmente o pessoal da area tem o macbook e ipad como complemento.
 
Última edição:
fácil e simples...trabalho/design...macbook pro.....

não te iludas com o ipad.
Vai estar limitada pelas apps (salvar, exportar, etc)
Vai chegar ao ponto de querer gerir os seus projectos e pastas...e as pastas do ipad não vão ser a paixão dela
Vai querer "liberdade" e o ipad não vai ser o melhor amigo dela

Trabalhar com photoshop, illustrator, indesign etc não é só desenhar/brincar com a caneta...é muito mais que isso. Estamos a falar de software profissional de grande produção. Alias, indesign no ipad?
Já o air para adobe me deixa a tossir....hoje em dia não ter um pc com 16gb ram no minimo é para esquecer, ainda para mais quando se pensa no "futuro".

tenho macbook pro, já tive ipads e agora até tenho um surface para a substituir o ipad...que para mim dá 15-0 ao ipad.
usei umas 5x a caneta do surface, de resto teclado e touch.....e tenho "liberdade de movimentos"

Bom bom era a Apple meter o MacOS no ipad pro e se calhar sou o primeiro a comprar.

Mas se a caneta é importante...dava uma olhadela aos novos surface 7 e pro....ou....macbook pro e ipad normal que já tem suporte de caneta
Sou da area de design e acredita, ela com o ipad só vai fazer esboços e nada mais.
Normalmente o pessoal da area tem o macbook e ipad como complemento.
Muito obrigado pelo testemunho!

Pela tua experiencia macbook pro i5 é suficiente ou um i7 é melhor?
 
Muito obrigado pelo testemunho!

Pela tua experiencia macbook pro i5 é suficiente ou um i7 é melhor?

Dando o meu exemplo, tenho um macbook pro core 2duo de 2008, com 8gbram (max que leva) e ssd.
Sempre foi a minha máquina de trabalho (ainda é nos trabalhos extra em casa), no entanto posso dizer que parei no adobe cs6. Aguenta bem mas nem arrisco em avançar nos pacotes da adobe.
Ou seja, depende sempre da fluidez que queremos. Tens exemplo de pessoal que compra algo normal, como aquele que compra com os extras todos.
Se fosse a comprar para mim seria sempre um base de 15", não preciso mais que isso, nem de gráficas xpto (o meu tem uma dedicada e nunca a usei)
Nunca iria era para um 13 mas pelo tamanho do ecrã
Quanto ao i5 e i7 é uma questão de explorar bem as configurações no site da apple....vou dizer isto sem saber preços, mas por vezes escolher i7, pelo preço quase que compensa mais o 15" etc.....
 
Dando o meu exemplo, tenho um macbook pro core 2duo de 2008, com 8gbram (max que leva) e ssd.
Sempre foi a minha máquina de trabalho (ainda é nos trabalhos extra em casa), no entanto posso dizer que parei no adobe cs6. Aguenta bem mas nem arrisco em avançar nos pacotes da adobe.
Ou seja, depende sempre da fluidez que queremos. Tens exemplo de pessoal que compra algo normal, como aquele que compra com os extras todos.
Se fosse a comprar para mim seria sempre um base de 15", não preciso mais que isso, nem de gráficas xpto (o meu tem uma dedicada e nunca a usei)
Nunca iria era para um 13 mas pelo tamanho do ecrã
Quanto ao i5 e i7 é uma questão de explorar bem as configurações no site da apple....vou dizer isto sem saber preços, mas por vezes escolher i7, pelo preço quase que compensa mais o 15" etc.....
O tamanho será 13” não mais que isso, por uma questão de maior portabilidade, conforto e gosto...
Em casa há uma Dock e liga a um ecrã de 21” por exemplo se for preciso :)

será um igual ao meu o escolhido, i5 + 16gb ram para dar maior margem.
 
Back
Topo