Adobe Lightroom beta

timber

Zwame Advisor
Já que ninguém falou nisto aqui vou eu

A Adobe lança em beta (borlix para todos) o novo Lighrooom para a malta testar. A beta (e futuras actualizações à actual) funcionará até ao lançamento da versão comercial algures durante o presente ano.

O Lightroom é uma aplicação de workflow fotográfico integrado que combina a gestão de fotos, a revelação digital (muito provavelmente com a tecnologia do Adobe Camera RAW que vem nos Photoshop CS) e impressão ou apresentação.

Para quem está a pensar nisso é isso mesmo. É um concorrente directo do recém lançado (e meio ranhoso em termos de qualidade de imagem no estado actual) Apple Aperture que custa 500 biscas. Segundo as primeiras reviews o Aperture está mais desenvolvido como programa mas a qualidade ainda não está lá. Agora talvez esteja um pouco melhor porque o 10.4.4 trás um upgrade aos módulos RAW (que são do próprio OS X e não do programa). O Lightroom naturalmente apoia-se na base do Photoshop e portanto apesar de estar ainda em desenvolvimento na parte do suporte de câmaras e qualidade pura já está lá.

Neste momento apenas para Mac OS X. Daqui a uns mesitos para PC também

http://labs.macromedia.com/technologies/lightroom/
 
Última edição:
Bem, saquei entao a beta há umas horas e ainda so dei uma breve vista de olhos. Assim de repente, se a Adobe pretende concorrer com o Aperture, parece-me ainda estar longe de cumprir esse objectivo, mas tal como disse, ainda não aprofundei o Lightroom.

Deixem-me cá testar os 2 lado a lado para tirar melhores conclusões.

E sim, é um pouco mais leve que o Aperture! :x2:

Cumps!
 
Do que teste dos dois, o Lightroom pareceu-me porreiro! Sendo que o aperture se torne mais produtivo e potente, mas claro o da adobe ainda é beta.

Tive umas horas com os dois, e ha um promenor que a mim me d algum jeito, no aperture da para dar uso a dois ecras, o que é vantajoso sem duvida alguma. Algumas funçoes nao estao presentes no Lightroom, mas espero que ele evolua, o que acontecerá decerto.

Pesado o Aperture??? é um bocado, o meu G5 axo que é o minimo recomendado para o correr.

"cumé" Bass-Off ? siga por um ao lado um dos outro e ver qual o melhor?? eu por mim fico-me plo Aperture.

Ed_
 
O Aperture é giro mas desculpem-me lá...temos aqui na agência PowerMacs G5 (double 1.8GHz) com 2GHz de Ram e não abrem o Aperture por causa da placa gráfica (FX 5200)... :lol: Máquinas de 500 contos não abrem um programa, e um iMac de 200 contitos já abre :( Isto não se admite...

Na minha opinião, o Lightroom vai, mais cedo ou mais tarde, acabar com o Aperture...só se a Apple fizer batota :p
 
Mas a culpa não é do programa... Desculpa lá, mas um PC de 2500 vir com uma FX 5200... OMG!! LOL

O Lightroom só saiu para o mercado em Beta para, primeiro arrefecer um pouco o lançamento do Aperture. Segundo, aproveitar o feedback dos betaTesters e comunidades para melhorar o Lightroom. Ainda por cima acho que a Adobe vai lançar um SDK e sabemos como isso faz, fez maravilhas ao Photoshop por exemplo. :)
 
Claro que é culpa do programa. Vendem programas professionais, têm de suportar as workstations (máquinas professionais) que venderam à 2 anos atrás...

O Lightroom suporta tudo...por isso a culpa só pode ser do Aperture e da Apple que não suportam as suas máquinas :p
 
O Aperture bule no meu G4/400 com ATI Rage Pro 16MB, precisa é de ser crackado.
O facto de não suportar tem a ver com o não-suporte do Core Image (o Aperture abusa do Core Image) e velocidade, nada mais.
A Apple está a tentar vender o Aperture a quem tem um sistema comprado hoje e não "ontem", claro que a meu ver é mau. Mas prontos, é a politica da Apple ao seu mais alto nivel (ou é baixo?).
Lembram-se do corte repentino do suporte ao OS 9?
Estão a ver o que vai acontecer ao PPC?
 
Claro que com cracks aquilo deve bulir. Pelo menos a ram consigo "crackar" na boa...por isso crackar o "check" da placa deve ser no mesmo ficheiro. Mas isso deveria ser feito pela Apple...tipo o Final Cut pro se o abrires num G4 500 (por ex) ele diz-te que o processador é fraquito para aquilo, mas deixa-te sempre abrir o programa. Até tem um butão a dizer "I feel lucky" se quiseres mesmo abrir :)
 
E o Aperture tb não é muito rápido em sistemas que mesmo assim cumprem os requisitos. O programa simplesmente foi feito para sistemas do futuro proque causa de se apoiar brutalmente na placa gráfica. Além disso não tem algumas funções em condições (o sharpening por exemplo é básico) porque o Core Image ainda não está lá também. Claro que o pior que o Aperture tem são os problemas básicos de qualidade
A Apple devia ter feito ao Aperture o mesmo que a Photoshop está a fazer ao Lightroom
Mas daqui a um ano os dois vãos er excelentes
 
Adobe Photoshop Lightroom 1.0 out

Adobe Photoshop Lightroom will ship in mid-February 2007 and is available for pre-order in the United States and Canada through the Adobe Store at www.adobe.com/store for a special introductory price of US $199. The $100 discount is offered to all customers through April 30, 2007 in appreciation of loyal Photoshop users, early supporters of Photoshop Lightroom and beta participants who devoted time, energy and feedback throughout the process. Photoshop Lightroom will later sell for an estimated street price of US $299. Recommended system requirements are Macintosh OSX 10.4.3, 1 GHz ***** G4 processor or Microsoft® Windows® XP SP2, Intel® Pentium 4® Processor, and 768 MB RAM and a 1024x768 resolution screen. Adobe Photoshop Lightroom is a Universal Binary application that will run natively on ***** and new Intel-based Macintosh systems.

The announcement of Photoshop Lightroom 1.0 signifies the official conclusion of the groundbreaking Lightroom beta program. Users of Lightroom beta will have access to the program until its expiration on February 28, 2007.

+ info

Algumas melhorias em relação à beta version, parece-me um programa bastante interessante :D
 
Última edição:
Desde que comprei a minha Canon 400D e encontrei o Lightroom em Novembro, nunca mais vou conseguir trabalhar em RAW no photoshop. Tenho algumas falhas a apontar ao Lightroom, como por exemplo a falta de uma maior interacção com o photoshop, ou a função de import e export que podia ser mais polida, mas não é nada de mais, o programa é na mesma, Excelente!

Nota que o Lightroom não faz nada que não seja possível de fazer com o photoshop, mas todo o programa é principalmente focado nas features para a fotografia, os menus de contexto no sítio certo possibilitando acesso as edições principais de forma fácil e muito rápida, todo o layout em si e os ajustes que se podem fazer a este, entre outros. Eu como profissional de multimédia, não exitaria em comprar o Lightroom mesmo tendo o Photoshop e este último não ter segredos para mim. É principalmente uma questão de productividade e velocidade de edição!

Nunca utilizei o Aperture, mas aquilo que posso dizer é que não sei que muito mais o Aperture pode acrescentar a nível de features que o Lightroom não tenha. Pelo menos, eu pessoalmente não vejo qualquer necessidade em outra aplicação depois de ter experimentado esta.

Lightroom :x2:
 
Ora... ca vao os meus two cents:

Trabalho em fotografia e usei o ALR para neg scans (B&W) e detestei os resultados, assim como nao gostei dos resultados do aperture. Mas, a escolher um dos dois escolheria: ADL pela facilidade de trabalhar, e o Aperture pela organizacao das bibliotecas.
Ou seja, para film scans continuo a usar o photoshop. (e atencao que eu nao faco grande coisa, so mexer nas curvas, quando necessario, contraste, quando necessario e resize.)

Para RAW uso sempre PS, mas a verdade eh que depois da desilusao com os negscans nunca mais experimentei nenhum deles. Mas sou capaz de dar uma olhada ao ALR sendo assim, depois de ver alguns dos vossos comentarios.
 
Ora... ca vao os meus two cents:

Trabalho em fotografia e usei o ALR para neg scans (B&W) e detestei os resultados, assim como nao gostei dos resultados do aperture. Mas, a escolher um dos dois escolheria: ADL pela facilidade de trabalhar, e o Aperture pela organizacao das bibliotecas.
Ou seja, para film scans continuo a usar o photoshop. (e atencao que eu nao faco grande coisa, so mexer nas curvas, quando necessario, contraste, quando necessario e resize.)

Lightroom é excelente com RAW, todas as funções que podes fazer a nível de edição no photoshop (exceptuando claro, montagem), consegues fazer no Lightroom com resultados idênticos não fosse o Lightroom apenas uma variante do photoshop focada para a fotografia, como o nome do próprio software indica [SIZE=-1]Adobe® Photoshop® Lightroom™, basicamente o que muda é o user interface de forma a permita resultados mais rápidos, com melhor visualização e comparação com edições nas fotografias completamente layerless e sem estragar a imagem podendo voltar ao aspecto inicial da fotografia em um click, e uma gestão excelente das fotografias, melhor melhor que o Bridge que vem com o Photoshop, entre outros. Aquilo que referiste de contraste e curvas estão presentes no Lightroom, logo na tab de development entre outras features. Vê outra vez, explora um bocado mais e vais ver que nao te arrependerás! :)[/SIZE]
 
[SIZE=-1]Vê outra vez, explora um bocado mais e vais ver que nao te arrependerás! :)[/SIZE]

Irei faze-lo, porque como te disse, para RAW nunca experimentei, e nao me vou por a dizer mal ou bem do ALR sem o experimentar ;) (alias, quando disse que o iria experimentar para raw porcausa dos comenatrios que aqui li estava me exactamente a referir ao teu)
 
Irei faze-lo, porque como te disse, para RAW nunca experimentei, e nao me vou por a dizer mal ou bem do ALR sem o experimentar ;) (alias, quando disse que o iria experimentar para raw porcausa dos comenatrios que aqui li estava me exactamente a referir ao teu)

:Winkani: Depois mete aqui o que achaste do programa, prós e contras e tal. Qualquer dúvida ou questão com o programa pergunta aqui que eu respondo se o souber (o Lightroom tambem não é aquilo que se pode chamar um software complexo)
 
Ainda vou fazer uns testes de qualidade, uma vez fiz com o Camera Raw do Photoshop e o Nikon Capture, exportar um RAW para Jpg sem mexer em nada, as defeniçoes para o jpg ter a melhor qualidade. o Nikon Capture foi melhor, porque consegue ler dados que o photoshop nao...e isso torna a imagem mais nitida em parte e com mais qualidade. Eu costumo usar o Nikon Capture para edtar o RAW e depois meter no Photoshop para limpar os pontos do ccd sujo e dar um toquezinho.

Ontem estive a usar de novo o lightroom, gostei, mas vo ter que o submeter ao teste :p


Ed_
 
:Winkani: Depois mete aqui o que achaste do programa, prós e contras e tal. Qualquer dúvida ou questão com o programa pergunta aqui que eu respondo se o souber (o Lightroom tambem não é aquilo que se pode chamar um software complexo)


Por enquanto so o usei com jpg e fiquei satisfeito. E aqui esta o resultado: http://www.deviantart.com/deviation/47674308/ . Fiz o que tinha a fazer (ajuste de curvas e, neste caso vinhetagem), e depois usei a opcao "Continuar no Photoshop", e fiz o resize+border no photoshop... e sim, fiquei bastante satisfeito... Vamos lah ver RAW...
 
Back
Topo