Adobe Lightroom VS Bibble Pro

Warlord

Portugal@Home Member
Boas,

Andei esta semana a peskisar programas de PP c/ Workflow, e no meio de tds acabei por seleccionar estes dois programas, mas agora esta dificil escolher um deles...

Basicamente as minhas opinioes sao:

+O Lightroom tem um interface bem mais apelativo, ao estilo MAC.
-O Bibble Pro tem um interface mais antigo c/ floating/docking windows.

+O Lightroom tem alguns controlos bastante intuitivos, como possibilitar alterar o Hue/Saturation/Luminance de uma cor especifica simplesmente usando o rato sobre a parte da foto (por exemplo se kero o ceu mais forte, coloco o rato sobre ele e o programa vai aumentando o blue e o aqua na proporcao correcta).
-O Bibble Pro permite obter o mm efeito, mas temos de ser nos a ajustar individualmente as barras de cada cor (e a adivinhar quais afectam a zona k keremos aumentar).

-O Lightroom e bastante mais limitado no numero de settings que temos a disposicao
+O Bibble Pro dispoe de mil e uma opcoes e plugins que podemos usar

-O Lightroom guarda os settings das alteracoes feitas na imagem dentro do ficheiro de catalogo, tornando mais complicado usar 2 PCs (ja que o path relativo das fotos pode ser diferente)
+O Bibble Pro guarda um ficheiro de settings para cada foto, facilitando o uso de 2 PCs

+O Lightroom guarda historico de todas as alteracoes feitas nas imagens, podemos reverter para um settings mais antigo a ***** altura
-O Bibble Pro perde o historico assim que se fecha o programa


Ambos teem pontos positivos e negativos :(

Alguem daqui ja exprimentou ambos? Qual a vossa opinião? Recomendam algum deles (ou outro)?
 
Há mais duas ou tres coisas...

O Bibble Pro é provavelmente o programa actual com o melhor motor de conversão RAW, visto ser aquele que mais detalhe consegue recuperar de um ficheiro RAW..

Vejam por vocês mesmos aqui:
http://www.rawtherapee.com/RAW_Compare/

A 2ª imagem, que é um test chart é espectacular para ver até onde cada motor vai.

No DPreview no review da D300 também comparam vários motores de conversão, incluindo o da Nikon, o Adobe Camera RAW e o Bibble Pro e dizem que o Bibble Pro é o que mais detalhe vai buscar às imagens..


Por outro lado na recuperação de highlights queimados é preciso ter cuidado com o Bibble Pro, porque este não consegue fazer um trabalho tão bom como outros, e se esticamos demasiado a corda começa a criar artefactos estranhos..


Também importante para quem converter muitas imagens em batch é que o Bibble Pro, apesar de ir buscar imenso detalhe às imagens e usar uma conversão de alta qualidade consegue-o fazer com uma velocidade impressionante. A converter umas 100 imagens o Bibble Pro deve demorarmetade do tempo que demora o Lightroom...


Por fim, há o preço... 130$ no bibble pro, o que ao cambio de hoje dá 82 Euros e com direito a upgrade gratuito para a versão 5.. Para o Lightroom é preciso desembolsar à volta de 299 Euros e não há direito a upgrade para a versão 2 que deve sair ainda este ano..


Eu pessoalmente, mais pelo preço e pelo facto de funcionar em Linux que é o meu SO de eleição, uso o Bibble Pro.. Mas já experimentei o Lightroom e não posso dizer que não gosto dele..
 
Bem, vou instalar agora novamente o Lightroom para ver como está aquilo, mas por acaso fiquei a pensar no Bibble Pro.

Warlord, ao fim destes meses, em que é que ficaste?
 
Fikei pelo lightroom...

1) foi o primeiro a suportar o RAW da 450D
2) interface mais user friendly
3) sendo um produto adobe, uma maior comunidade, maior numero de livros sobre o programa, tutoriais, guias, etc
4) maior facilidade em utilizar as novas versoes gratuitamente (se e k me faco entender)

O bibble pro parece-me ser mais potente em algumas coisas, nomeadamente nos plugins tds catitas, mas tem 1 interface nao mt apelativo (para n dizer pior), se bem k estao a preparar a versao 2.0 que plos screenshoots e MT semelhante ao lightroom. O Bibble Pro tb e mais barato...

Estou contente c/ lightroom, vou exprimentar o bibble pro 2 kando sair, mas axo k me fico pelo lightroom, ate pq ja ai anda o lightroom 2 k tb deve trazer novidades...
 
Estive a pesquisar e é consensual que o Bibble Pro tem um conversor muito bom e muito rápido, mas que no geral o Lightroom é melhor. Na PopPhoto o LR está nos premiados de 2007.
 
exprimenta um numa semana e o outro na outra, deve ser suficiente para te aperceberes das vantagens e desvantagens de cada um.

aconselho-te a ver uns videos tutoriais, pelo menos os de retokes em foto propriamente ditos:

bibble pro: http://bibblelabs.com/learn/ (Basic Tools)
lightroom: http://www.whibalhost.com/_Tutorials/Photoshop_LR/08/index.html (o 8)

os de workflow (desde a importacao, processo de seleccao, afinacao, e exportacao) tb podem ser interessantes
 
Back
Topo