Adobe PhotoShop ou Corel Paint Shop Pro X2?

Pedro_CP

Power Member
Há algum tempo que penso em realmente saber qual destes 2 é melhor... Como muitos de vocês devem ter um deles ou até mesmo os 2... Podem me dizer qual o melhor? Podem também me dizer quais as desvantagens e vantagens de cada um?

Agradecia mt respostas...
 
Eu comecei com o PSP e ainda hoje tenho a versão 7 que uso por ser leve e prático de usar. No entanto o Photoshop é sempre o Photoshop. ;)
 
Há algum tempo que penso em realmente saber qual destes 2 é melhor... Como muitos de vocês devem ter um deles ou até mesmo os 2... Podem me dizer qual o melhor? Podem também me dizer quais as desvantagens e vantagens de cada um?

Agradecia mt respostas...

Tens uma hipótese muito simples. Sacas o trial dos dois e experimentas. Não estou a dizer isto no gozo, é porque é mesmo o melhor método. O que é bom para um pode não ser tão bom para outro. Eu tenho o Photoshop CS3 (versão upgrade) e obviamente acho que é o melhor do mundo, mas por exemplo para fotografia, para trabalhar com grandes quantiades de fotos e organização e assim prefiro o mais simples e gratuito (para quem tem um Mac) iPhoto. Tens também o Lightroom, do mesmo género, da Adobe.

Ou seja, se é principalmente para fotografia, o Photoshop não vale o dinheiro, nem de perto ...
 
Ora eu tenho os dois, uso o dois..

como o ruimoura diz, para fotografia o PHotoshop não vale a pena..
o Corel é muito mais simples de utilização, e é mais fácil de aprender..

Se procuras algo mais avançado, que tenho uma componente mais avançada em desenho vectorial (não sendo especifico para isso, claro) que tenha um vasto suporte a plugins e modulos, então o PS é a melhor solução
 
Última edição:
Fotomontagem também fazes com o Corel. Eu comecei com o Paint Shop Pro, na altura da JASC, e era mais do que suficiente. O Photoshop é mais avançado, mas porque tem imensa coisa que pouca gente precisa, especialmente se, como foi dito, for só para trabalhar com fotografias.
 
O PS é muito bom, mesmo para quem só faz o básico, mas o que é certo é que são programas pagos e o Photoshop não tem um preço para qualquer pessoa. Já o Corel acho que o vi a 50€ na Vobis, algumas 10x mais barato.
 
O PS é muito bom, mesmo para quem só faz o básico, mas o que é certo é que são programas pagos e o Photoshop não tem um preço para qualquer pessoa. Já o Corel acho que o vi a 50€ na Vobis, algumas 10x mais barato.

isso depende um bocado... tens versões do photoshop mais acessiveis.
o Photoshop elements, versões educacionais...
e podes comprar upgrades, por metade do preço.

vai ser sempre caro, mas sempre é uma forma mais "acessivel" de ter o photoshop
 
isso depende um bocado... tens versões do photoshop mais acessiveis.
o Photoshop elements, versões educacionais...
e podes comprar upgrades, por metade do preço.

vai ser sempre caro, mas sempre é uma forma mais "acessivel" de ter o photoshop

O upgrade tens o contra de teres que ser dono da versão anterior. Mas sim, das outras formas deves arranjar o photoshop por uns 150-200€.
 
O upgrade tens o contra de teres que ser dono da versão anterior. Mas sim, das outras formas deves arranjar o photoshop por uns 150-200€.

A mim ficou a 120 ou 130, já nem sei, pela universidade (PS7 para PS CS3), mas sim, implica já ter o programa :). Curiosamente o PS 7 tinha-me sido oferecido na altura (uns anos valentes) portanto só paguei mesmo os tais 120 ou 130 euros pelo CS3, que anda nos 600 euros ...
 
Photoshop rulez...

Para mim o Photoshop é a melhor coisinha que podes arranjar. Uso-o e adoro.
Tambem depende o uso que pretendes fazer dele. Se for apenas para pequenas edições de imagem sugiro que experimentes programas com versao gratuitas.
 
A mim ficou a 120 ou 130, já nem sei, pela universidade (PS7 para PS CS3), mas sim, implica já ter o programa :). Curiosamente o PS 7 tinha-me sido oferecido na altura (uns anos valentes) portanto só paguei mesmo os tais 120 ou 130 euros pelo CS3, que anda nos 600 euros ...

Isso é fixe. Eu ainda ando a ver de umas míticas versões OEM.
 
O problema do PhotoShop é mesmo ele ser caro... Eu ja vi lugares em que o preço lá era 950 €... Achei um exagero autentico...

Já o Corel nunca o tinha visto á venda ainda... mas claro que me parece ser mais barato... Penso que o PhotoShop será mesmo a melhor opção para tudo...

Obrigado pela ajuda de todos! :):)
 
Ñ existe nda mais completo que o Photoshop no q diz respeito a edição. nenhum outro software se aproxima sequer, por alguma razão a grande maioria das editoras de todo o mundo e fotografos pros usam o PS!!

Agora, é caro, é preciso saber mexer pois tem uma curva de aprendizagem um bocado lenta e ñ é muito user friendly!!

Para um trabalho casual ñ vale apena usar o PS, mas algo mais simples como o Lightroom ou mesmo o Paint Shop Pro.

cumps.
 
Como já aqui disseram diversas vezes, o melhor que podes ter é mesmo o Photoshop. É soberbo, pura e simplesmente. Agora, ser melhor não significa ser mais fácil de usar. É de facto um software que requer algum tempo de adaptação e aprendizagem e que tende a não ser user friendly no inicio.

Isto explica-se facilmente, o Photoshop é um programa que tem claramente como público-alvo profissionais. Daí não ser propriamente fácil de usar. Contudo, dado a tudo o que é possivel fazer neste software, na minha opinião, compensa investir algum tempo na sua aprendizagem e algum € na sua aquisição (uma versão educacional é acessível).

Não te enganes, se querias mesmo saber qual o melhor, por tudo o que foi dito aqui, acho que já deu para perceber.

Cumps
 
E mais uma vez digo ... estão todos a dizer maravilhas do photoshop, que eu também digo, mas se for para fotografia o Photoshop não é o produto indicado, e a prova disso é a Adobe ter criado o Lightroom. O photoshop é o que é, não tem um gestor de fotos, não tem catalogação, etc, etc, que fazem toda a diferença para quem trabalha com muitas fotos. É um editor de imagem, ponto final :). Ou melhor, é "O" editor de imagem.

No Mac uso o iPhoto que para o que eu uso bate o Photoshop de longe, e no entanto já vem com o sistema e é "gratuito". Do género, para windows, há o picasa, se bem que a nível de edição seja um pouco básico demais. O lightroom anda pelos 200 euros, se não me engano, e é brutal. Claro que se for para fazer kungfus nas imagens não há muito como, e para isso é que existe o photoshop.
 
E mais uma vez digo ... estão todos a dizer maravilhas do photoshop, que eu também digo, mas se for para fotografia o Photoshop não é o produto indicado, e a prova disso é a Adobe ter criado o Lightroom. O photoshop é o que é, não tem um gestor de fotos, não tem catalogação, etc, etc, que fazem toda a diferença para quem trabalha com muitas fotos. É um editor de imagem, ponto final :). Ou melhor, é "O" editor de imagem.

No Mac uso o iPhoto que para o que eu uso bate o Photoshop de longe, e no entanto já vem com o sistema e é "gratuito". Do género, para windows, há o picasa, se bem que a nível de edição seja um pouco básico demais. O lightroom anda pelos 200 euros, se não me engano, e é brutal. Claro que se for para fazer kungfus nas imagens não há muito como, e para isso é que existe o photoshop.

Ñ estamos a falar da mesma coisa!! Normalmente para fazer escolha de fotos e organização uso o ACDSeed 9 no meu trabalho!! Facil, rapido e barato... Usei o Lightroom e ñ achei nda practico para isso.

Mas tem razão, o PS serve unica e exclusivamente para tratar fotos, nda mais!! E mais nenhum programa consegue sequer aproximar-se.

cumps.
 
Back
Topo