Adquirindo endereço de rede eternamente...

José Alberto

Power Member
Bem, eu já tinha feito um tópico há pouco tempo aqui:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=333880

Hoje comprei esta antena:

http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...rdware&category=redesKvm&product=790069275258

...e a verdade é que o sinal aumentou a sua qualidade. Só que o meu Asus Eee PC 1000H está a ter o seguinte comportamento:

-ele detecta a rede mas fica eternamente à procura do IP (mensagem "adquirindo IP...").

-se defino o IP manualmente ele detecta a rede na mesma mas não abre nenhum navegador.

-...e ao acabar de definir esse endereço IP deixa de ter contacto com o router, como se perdesse o sinal.

-o router, um D-Link 624T não detecta o computador (aliás, nem o meu computador de mesa é detectado, só atribuindo IP manualmente ele aparece na lista. Curiosamente os computadores do meu irmão são detectados, e estes estão na mesma habitação do router... mas todos ligados com cabo de rede).

Quer dizer, na minha casa temos 4 computadores: 3 com cabo de rede (2 deles detectados automaticamente pelo router) e 1 por rede sem fios (que tal como o 3º computador só é detectado introduzindo IP estático).

A questão principal, naturalmente, é o EeePC. Curiosamente, com cabo de rede ele tem internet normalmente.
 
Última edição:
Já testaste outra rede para garantir que o wireless funciona ?
Por acaso o teu router está a fazer filtragem de MAC ? Se sim, já adicionaste o MAC do teu Eee na categoria de "allow" ?
 
Como tinha dito antes e como o DkSoul está a dizer, vê a filtragem por MAC adress. Tenta perceber como chegas lá (não tenho o mesmo router que tu), vais ter que descobrir o mac adress das placas do Eee, tanto wireless como 10/100 (run-> cmd-> ipconfig /all) e tiras os dois do tipo 00-AA-BB-11. Adicionas ambos na lista de filtragem por MAC, ligas a filtragem e já não deves ter problemas com a rede.
 
Já testaste outra rede para garantir que o wireless funciona ?

Ele detecta outra rede cá perto mas não tenho acesso a ela (password).

Por acaso o teu router está a fazer filtragem de MAC ? Se sim, já adicionaste o MAC do teu Eee na categoria de "allow" ?

Eu disto não percebo nada e acredito que o router não esteja bem configurado. Umas imagens das páginas principais:



Como colocar esse tal MAC? nem sequer sei o que é esse MAC :(

Obrigado pela ajuda.

PS: SaNz, vamos ver...
 
Última edição:
Ao que parece a filtragem por MAC não está activa. Já confirmaste que as tuas configurações do wireless no Eee estão correctas (nomeadamente a password da rede) ?
 
Dado que não conheço o teu router (opções de configuração/segurança), acho que devias experimentar ligar a uma outra rede para garantir que o teu wireless funciona correctamente, e que portanto se trata dum problema de configuração no teu router.
No entanto, se quiseres podes tentar reconfigurar o wireless para algo simples como WPA-PSK/TKIP a ver se consegues navegar dessa maneira.
 
Ele não a tinha activa, logo o MAC Filtering não podia ser o problema.
Só fazendo o que o DkSoul disse... tenta uma rede aberta, como num centro comercial ou assim. Pode ser que o problema seja do teu router.
 
Ele não a tinha activa, logo o MAC Filtering não podia ser o problema.
Só fazendo o que o DkSoul disse... tenta uma rede aberta, como num centro comercial ou assim. Pode ser que o problema seja do teu router.

OK. Vou fazer isso.

Outra imagem. Aqui podem ver o PC do My System (alberto) cuja ligação é por cabo de rede e IP configurado manualmente, o EeePC sem ligação mas colocado o IP também de forma manual (por isso aparece na lista) e o Servidor que está no quarto do meu irmão, ligado por cabo de rede e com IP definido automáticamente.



Estão a ver? só o servidor tem MAC. Porque será?
 
Tenta ligar o DHCP, limpar os IP's estáticos, ligar o filtering por MAC Adress e adicionar todas as placas de rede (wireless ou não) de todos os computadores de casa.
 
Pela tua descrição há um padrão: pc's com IP estático não aparece o MAC address, enquanto que pc's com IP dinâmico (por DHCP) já aparece.

Mais do que isso, só aparecem no router de forma automatica aqueles PCs com IP Dinâmico, precisamente os que estão mais perto do router (e na mesma habitação) enquanto que o outro (o meu) para aparecer deve ser configurando o IP estático mas assim ficando sem MAC (que também deve ser atribuído manualmente). Todos eles ligados ao router com cabo de rede.

Bem, vou dormir. Obrigado pela ajuda e amanhã vou levar o Eee passear.

Tenta ligar o DHCP, limpar os IP's estáticos, ligar o filtering por MAC Adress e adicionar todas as placas de rede (wireless ou não) de todos os computadores de casa.

-O "DHCP Server" está ligado.

-Limpar IPs=eliminar? vou tratar disso.

-Ligar filtering por MAC como?
 
Última edição:
Tirando os IPs dinâmicos (um deles o PC desktop) ele deixa de aparecer na lista de Cliente LAN, na lista de DHCP e o eMule deixa de ter HighID.

No Centro de Rede e partilha aparece que o DHCP está desligado. Onde posso ligar isto?
 
Back
Topo