1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Adquirir: Sony DSC-H9 ou Canon PowerShot S5 IS

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Blue Dream, 20 de Julho de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 3971)

1. Boas tardes,

Estou inclinado para adquirir uma destas máquinas, mas não sei qual escolher.
    No site www.Dpreview.com consigo por as duas lado a lado e uma das duvidas que me sobresai logo, é que a Sony é "SLR-like" e a Canon "Compact". Uma das minhas duvidas, qual é a diferença? Um dos aspectos importantes a ter em conta, é a qualidade de imagem.

Agradecia alguma ajuda, para escolher, ou se existe no mercado, outras hipoteses.

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

isso de ser "SLR-like" ou "compact" é uma coisa um bocado subjectiva.
    na minha opinião nenhuma é slr-like, nem compacta. são aquilo a que eu chamo "super zoom", ha quem chame bridge.

anyway, não ligues muito a isso, porque de facto não tem grande importancia.

como ja andaste no dpreview, possivelmente ja reparaste que eles n gostaram particularmente da H9... e a opinião do Dpreview é uma opinião que se deve ter em muita conta, imho.

a H9 tem alguns problemas para o segmento a que se propõe.

é assim, para o dinheiro que pareces estar disposto a gastar, a minha recomendação tem sido sempre a Fuji s9600, no entanto, esta maquina é um bocado maior em volume que a h9 ou a s5, e não sei se estas disposto a isso. se estiveres, acho que a 9600 é a maquina a escolher. se não, entre as duas maquinas que pediste opinião, a S5IS vale mais a pena.

3. Entre uma e a outra, se fosse eu ía para a Canon sem olhar pra trás!

Tenho uma com apenas 3Mp mas que tira fotos que ninguém julga ser de uma camera com 3 anos de vida.
    Com essa então, imagino!

Canon e Nikon são sempre sinonimo de máxima qualidade.

E quando possivel, compra sempre lentes da leica.

4. mundano

mundano Power Member

Nenhuma dessas duas está especialmente bem conseguida...

Ambas apresentam alguma distorção da imagem nos cantos e problemas em focar a imagem nos cantos da imagem... Além disso ambas têm alguma dificuldade em usar sensibilidades acima de ISO 400.

MAs se a escolha é entre as duas, definitivamente a Canon é melhor escolha..

Se resolveres alargar a escolha tens outras propostas dentro do segmento muito boas, como as maquinas da Fuji, que têm lentes com uma qualidade muito boa e a isso juntam o super CCD que permite usar sensibilidades até ISO 800 sem demasiado noise na imagem..

Tens também a Panasonic TZ50, que é uma excelente câmara, mas que tem também o defeito comum a todas as Panasonic, é que a partir de ISO 400 o noise reduction acaba por estragar as fotos.

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

curiosamente no segmento que ele falou nem existe nenhuma nikon e a canon é quase arrasada pela 9600 ou pela panasonic fz50.
    e gostava que me explicasses como metes leica naquelas máquinas ou em qq outra canon, nikon ou sony.
    on-topic: fuji 6500fd imo

6. Arrasada? :lol:

Provas disso, onde andam? :rolleyes: pois...

E eu disse o que disse, A ELE.

Ele é que tem de decidir que camera quer mesmo comprar. E eu dei-lhe conselhos gerais. A escolher uma marca, só mesmo nikon ou canon. E a escolher uma lente, só mesmo leica.

Como meter lentes leica numa canon?
    Assim:
    http://nemeng.com/leica/002f.shtml

EDIT: E ele não quer NENHUMA das maquinas que falaste. Só está indeciso entre uma sony e a canon. Por isso não venhas offtopicar.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

como tu dizes, ele está indeciso entre uma canon e uma sony NÃO slr
    esse teu truque é funcional em slr's e apenas comprando uma adaptador que custa uns 50€ (da ultima vez que vi)

leste td ou hj tás pa implicar?

8. mundano

mundano Power Member

Recomendo a leitura destes artigos.. São especialmente interessantes porque fazem alguns testes as maquinas em condições iguais..

Canon S5 IS : http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_s5-review/

Sony H9 : http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_h9-review/

E a Fuji S6500fd (Nos USA chama-se S6000fd): http://www.dcresource.com/reviews/fuji/finepix_s6000fd-review/

Recomendo especialmente que comparem lado a lado as fotos nocturnas, e o teste ao ruido para cada ISO..

E nunca esquecendo que estamos a por lado a lado uma camara de 295€ (Fuji) e uma de 470€ (Canon).

9. Koncaman

acho que te devias abstrair um bocadinho mais da marca, e olhar mais pra o produto...
    talvez ficasses surpreendido com algumas coisas... :rolleyes:

quanto à questão das lentes, que nem sei a que proposito veio para aqui... para que é que queres lentes leica numa canon, recorrendo a adaptadores XPTO que so se usam em soluções de recurso, quando tens à tua escolha uma das maiores gamas de lentes dispooniveis no mercado, onde encontras lentes ao mesmo nivel das Leica?

não percebo qual é a tua moral para dizer isso, mas adiante...
    caso não tenhas reparado, o que se fez fo apenas sugerir ao autor do topico, alternativas melhores à H9 e s5IS... sim o autor do topico, deixou em aberto a possibilidade de comprar outra maquina:

Última edição: 21 de Julho de 2007
  10. A questão das leica só veio á conversa depois deste post:
    É obvio que nunca antes tinha falado em meter lentes leica nas canon ou seja onde fôr, mas que é possivel, é.

O que eu falei logo no inicio é que o comprador, quando tivesse de escolher uma lente, que escolhesse sempre lentes leica.

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

mas nenhuma das máquinas que ele sugeriu levam lentes. a menos que esperas que ele compre uma d-lux3 e transplante as lentes para uma delas.
    no caso da sony lentes boas já ela tem. conheces a carl zeiss? agora só falta arranjar um interior a condizer com as lentes

para escolher lente leica tinha que escolher uma panasonic o que ao fim de contas acabas a fazer aquilo pq me querias crucificar: sugerir outra máquina

12. mundano

mundano Power Member

Por acaso tenho ideia que as lentes Carl Zeiss das Cyber Shot não são nada de especial... Ve-se em muitas fotos os cantos escuros e com imagem desfocada.. E as linhas também ficam de certa forma curvas junto aos cantos, o que indicia uma fraca qualidade na geometria das lentes e na forma como deixam entrar a luz..

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a zeiss é dos melhores fabricantes de lentes, mas tal como disse falta a sony renovar os sensores das máquinas para poder aproveitar melhor as lentes. o mm se passa com a panasonic/leica... lentes de topo com sensores dos indianos

14. MEIA

MEIA Power Member

Off Topic
    Eu só digo, não se deixem levar pela marca da lente tal como a marca da máquina fotográfica. Já vi teste de lentes equivalentes de várias marcas em que nem a leica nem a Carl Zeiss ficam à frente.

Over and out

PS: Só para não ser tudo "OT"
    A minha preferência era a fuji 9600

Última edição: 22 de Julho de 2007
  15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu acho que todas as marcas fazem coisas boas e coisas fracas. Eu já usei muitas Canons, por exemplo uma EOS1, já usei uma Leica cujo corpo custava para cima dos mil contos, e já vi fotos de uma máquina (não me lembro a marca) com lente Carl Zeiss. São todas fora de série, até fazem um gajo querer voltar ao tempo dos rolos. :D

Agora em máquinas destas não vale a pena olhar só para as marcas nem pensar em misturas (ex: Canon+Leica). A máquina tem que valer pelo todo.
    A Sony é uma marca que no geral, a meu ver, é péssima. Há N máquinas que custam metade e fazem o mesmo ou melhor. E pelas fotos que tenho visto da Sony (e isto também é a opinião de um amigo meu que é fotografo profissional) a lente Carl Zeiss que é usada só é Carl Zeiss de nome.
    A Canon a meu ver costuma ter boas combinações de corpo e lente, mas nem sempre é a melhor.
    A Fuji tem máquinas com corpos muito bons e uma lente suficiente. (Também depende do modelo)
    A Panasonic no geral tem lentes muito boas mas só algumas máquinas é que tiram proveito disso.

OnTopic:
    A Sony pelas reviews que vi não vale o dinheiro.
    A Canon e a Panasonic (FZ50) parecem me excelentes máquinas mas por esse preço eu já começava a considerar comprar mesmo uma SLR.

Na minha opinião juntas mais uns trocos e compras uma Nikon D40 que a meu ver é mesmo a melhor opção.

16. Koncaman

rjem, então, "todas as marcas fazem coisas boas e coisas fracas", mas a Sony no geral é péssima? ficamos em que?

eu não percebo o que é que certas pessoas têm contra a Sony, mas se me derem um exemplo de uma maquina da sony que custe o dobro da concorrencia, para fazer a mesma coisa, eu ficava agradecido.
    lembro-me mais facilmente de pelo menos uma maquina da sony que custava metade do que custava a concorrencia, para oferecer praticamente a mesma coisa.
    Quanto às lentes carl zeiss serem so nome... não sei em que se baseia, mas parece dar a entender que todas as lentes desenhadas pela carl zeiss para a sony, são uma treta... o que é completamente falso. tem a mesma validade que eu dizer que as lentes leica da panasonic são so nome... e não são. mas como as maquinas, ha modelos bons e ha modelos maus.

ok esta H9 não é grande coisa... e ha mais modelos que não são realmente bons, mas não é nada de mais, afinal todas as marcas têm modelos bons e maus.

A Fuji tem uma lente suficiente? porque? porque o nome não tem o mesmo impacto que Leica? repara bem nas caracteristicas e fotos tiradas por exemplo, por uma S6500... ves alguma distorção, aberração cromatica, pouca velocidade, mau range de focais... é uma lente suficiente? Não, é das melhores lentes que podes comprar no segmento.

a Panasonic vende muitas maquinas por causa do nome Leica na Lente. Mas a nivel fotografico não são uma referencia. Pronto, ok, são maquinas user friendly, e fazem bons filmes, e tiram fotos razoaveis em condições favoraveis... isso a meu ver so faz delas uma boa opção para quem não dá prioridade à qualidade... acontece que curiosmanete as pessoas que vão atrás do nome Leica estão à espera de encontrar essa qualidade. Uma boa lente não faz uma maquina. O comprador pode não ficar decepcionado, mas pode ser levado a pensar que aquele tipo de maquinas não pode ser mais que aquilo... no entanto, pode.

17. adolfo dias

adolfo dias Power Member

Sony G1

18. Koncaman

e qual é a concorrencia? com o mesmo tamanho... ja agora.

lembra-te que a g1 tem 2gb de memoria interna.

Última edição: 22 de Julho de 2007
  19. adolfo dias

adolfo dias Power Member

ja viste as especificações da máquina?a minha fx10 é comparavel.
    com aquele tamanho? já tiveste alguma na mão? aquilo é um quadrado de metal que se abre ao meio, a traseira é um lcd e os botões tão de lado.
    2gb de memória? e então? a minha panasonic com um cartão de 2gb custou-me 185€
    uma f31 com um cartão de 2gb custa prai 290€
    a G1 custa 509€

uma relfex com lente do kit custa pouco mais que a G1 agora, pq a sony qd saiu custava mais de 600€

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O ser caro não significa que não seja bom. A máquina até pode ser boa, mas é demasiado cara. Depois eu disse "no geral", é claro que pode haver excepções.

Quando apareceram as digitais deram-me uma para mão (A famosa DSC-T1 que parece um cartão de crédito) e na minha opinião, pode ser bastante compacta, muito bonita, etc, mas as fotos não valem nada.

É como tudo, eu estava a falar no geral, provavelmente isso não acontece em todas as Sonys, e se calhar também acontece com muitas Panasonic.

Eu não queria dizer suficente como se a lente fosse mediocre mas sim que é suficiente para fazer justiça à máquina. A máquina é muito boa e a lente acompanha. E concordo contigo que é uma boa compra.

Quanto a isto eu fui explicito e falei apenas num modelo da Panasonic que me parece aquele que mais partido consegue tirar da lente. Os outros para mim acabam por ser como as Sony, lentes boas e máquinas que deixam muito a desejar, a única diferença é que Sony já eu andei a usar uma e entrou para a lista negra, a Panasonic ainda não.

Aliás, se fores ver a minha opinião final, nem é Sony, nem Panasonic, nem Canon (uma marca que até gosto muito).. É mesmo uma Nikon SLR que por aquele valor é capaz de ser bastante melhor que qualquer uma das outras. :)

Edit: Na Sony G1, os 2Gb internos a meu ver são inuteis.. Qualquer máquina tem bastante mais que isso, é só quereres gastar algum dinheiro no cartão.

Última edição pelo moderador: 23 de Julho de 2007

Partilhar esta Página