Adquirir uma mirrorless

Carvalhais

Power Member
Malta, pergunta para queijinho:
Estou a pensar em adquiri uma mirrorless para as viagens e para eventualmente comprar algumas lentes antigas/manuais e começar a fazer experiência.

Portanto o que eu procuro é um corpo resistente, leve dentro do possível e com bastante flexibilidade a nível de adaptação a lentes antigas.
Para tirar fotos nas viagens e para tirar algumas fotografias à natureza, animais selvagens (modo silencioso é um must).

Gosto imenso das Olympus M10 III (e das Fuji), também achei a M50 um bom budget, mas do que vou lendo, as melhores para este tipo de opção são as Sony. Gostava de algo que tivesse estabilizador no corpo por motivos óbvios.

A serie A6XXX será o suficiente ou justifica-se o pulo para as A7?
Experimentei uma A7 III e achei uma bomba, apesar do preço ainda estar um pouco uma upa. A minha ideia inicial era aguardar por alguma baixa de preço ou pela Black Friday, mas a A7 II encontra-se a bom preço e fiquei com a pulga atrás da orelha.

Sei que as Olympus são 4/3, as Sony A6 APS-C e as A7 FF, mas a nível de resultados com lentes antigas vejo bons feedbacks em todo o lado.

Quanto ao preço não me importo de ir ultrapassar os 1000€ se valer a pena

Desde já o meu obrigado


Edit:
Inicialmente pensei não ser necessário novo tópico, mas como a moderação criou, vou adicionar aquela Check-List


  1. O QUE: Camera Mirrorless
  2. POR QUANTO: À moda portuguesa, quanto menos melhor. Mas estaria disposto até por volta dos 1000€ (ou um pouco mais se for para adquirir novo)
  3. PARA FAZER O QUE: Viagens, Natureza (animais selvagens, paisagens), retratos, fotografia dentária (uso profissional)
  4. PARA USAR ONDE: Um pouco de tudo, mas em principio não se coloca o problema de locais mal iluminados. Interiores não é o meu forte, e mesmo nas fotografias dentro de clinicas vou usar flash.
  5. COMO ÉS:Entusiasta
  6. JÁ TENS: Canon 750d+Tamron VC 90mm Macro+ Flash Twin yongnuo+18-55 (e estava a pensar em investir numa 55-250 STM e numa 50mm 1.8)
  7. COMO É A TUA "REDE": tem uns familiares com Sony A6000, outros com as Panasonic. A minha namorada tem uma Canon 200d.
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online, novo ou usado, dependendo do negócio
 
Última edição:
O outro tópico não tinha nada a ver com o assunto.

Não sei exactamente que tipo de lentes manuais procuras e quais os objectivos, mas se calhar devias primeiro olhar para as lentes e depois olhar para os corpos compatíveis. Por outro lado, comprar à partida uma mirrorless para lhe meter um adaptador à frente e depois a lente, não será matar uma parte significativa do beneficio de uma mirrorless? Não seria melhor fazer isso com a Canon? Tens noção que dependendo da adaptação, podes não ter qualquer informação sobre a abertura à qual estás a fotografar, certo? Só sabes se está "mais aberta" ou "mais fechada". Na era digital, a menos que sejam lentes muito especiais, tipo de abertura máxima 0,95, ou para usar lentes que já se tem, não vejo muito interesse em adaptar lentes.

A questão dos sensores é uma questão muito importante, não apenas pelo desempenho deles à partida, mas também por causa do tipo, preço e dimensão das lentes que tens para cada máquina/sensor. Por exemplo, uma lente para FF, será sempre muito mais cara e mais pesada que uma para m43. m43, por ser um sensor pequeno, será compatível com mais lentes adaptadas, porque não precisa da projecção de uma imagem tão grande. Tem também em conta que numa m43, uma lente de 50mm corresponderá a 100mm FF, o que quer dizer que quanto menor o sensor, mais difícil é conseguires lentes realmente wide angle para paisagens, por exemplo.

Tem muita atenção ao quão importante é o sistema de foco automático para a tua utilização, porque esse é o calcanhar de Aquiles de muitas mirrorless de entrada ou modelos mais antigos, nomeadamente da Olympus EM10 II ou III (se arranjares a II mais barata, não há grande motivo para ires para a III), que são excelentes máquinas pelo preço, mas o sistema de foco automático deixa um bocado a desejar, especialmente em objectos em movimento (porque escolhe pontos de focagem muito estranhos por vezes). Se usares um ponto central, aí nada a dizer.

Tendo uma Canon, começava por testar essa ideia de adaptar lentes na Canon. Se queres uma máquina boa e pequena para andar ctg mais vezes/sempre, talvez uma compacta avançada também pudesse ser uma opção interessante.
 
Para pequeno e leve, eu não iria para full-frame. Eu colocaria os olhos talvez em câmaras com sensores MFT, ou então em Fuji, visto que a generalidade dos outros equipamentos APS-C está integrado num sistema que é parcialmente composto por lentes full-frame, o que faz delas maiores e mais pesadas. Claro que há exceções porque nem todas as lentes full-frame são grandes ou pesadas, mas duma forma geral acaba-se sempre por carregar mais por causa disso. Daí eu sugerir MFT, em que todo o sistema é mais pequeno, ou Fuji, que tem todas as lentes feitas de propósito para aquele tamanho de sensor.
 
Viva, tenho uma Sony A7 e é sem dúvida a melhor escolha para quem quer adaptar objectivas manuais, no entanto não tem o modo silencioso que dizes ser essencial e o som do obturador é bastante ruidoso. MFT já usei e o sistema de peaking está ao nível do encontrado nas Sony. Fuji usei a X-E2 algum tempo e não gostei, não é tão fácil de perceber onde está a cair o foco (mesmo com o peaking em high).

Em relação às objectivas eu utilizo maioritariamente Konica devido ao tamanho da flange ser dos mais pequenos. O sistema mais compacto que tenho com adaptador é com uma Konica 40 1.8. O meu sistema sendo full frame continua a ser compacto e leve. Quando quero foco na Sony tenho a Samyang 35 2.8 super compacta e leve (<90g)

No fundo não te consigo orientar e dizer qual a melhor opção, para mim seria a Sony A7 mas como não tem silent shutter.
 
Estou a pensar em adquiri uma mirrorless para as viagens e para eventualmente comprar algumas lentes antigas/manuais e começar a fazer experiência.
Eu tenho uma Sony A6000 com 2 lentes "vintage"(Canon FD 50mm / Vivitar 135mm F2.8) e nesse aspecto tendo em conta o tamanho da camera o o excelente focus peaking, é uma excelente máquina para o que tu queres. Excepto não tem Silent Shutter.
 
@Meje
Não estava relacionado mas como era uma aquisição.. A ideia de manter a Canon e começar a experimentar novas lentes não está fora de questão. Por enquanto ate estou satisfeito com a maquina na relação preço qualidade. A ideai era não estar a fazer grandes investimentos em lentes, para depois poder investir quando tivesse um corpo mais adequado ao que procuro. Quanto a adaptar as lentes na 750d, nem todas são de facto compatíveis (mesmo com os adaptadores) pelo espaço que existe na própria camera (julgo não estar a dizer uma grande calinada, mas a vantagem das mirrorless é existir mais espaço na camera pela ausência do espelho)
Concordo que o problema dos sensores será algo a ter bastante em conta. No entanto não é algo que eu considere fulcral. Preferia FF por todas as razões que nós sabemos, mas uma Pana, Fuji ou Olympus não estariam fora de questão. Eu não queria propriamente andar com 2 maquinas, a se fosse necessário acho que o ideal seriam os extremos (uma FF e uma m43)
Mas obrigado pelas luzes, vou fazer uma lista de quais as lentes adaptáveis na Canon dentro daquilo que eu procuro (e lentes que nativas canon sejam adaptáveis a outros sistemas para não ter de vender tudo um dia mais tarde)

@m4ndr4ke
Fuji seria uma das possíveis hipóteses. Eu ainda não estou "agarrado" a nenhum sistema. Só queria saber se dentro das mirrorless qual seria a mais "polivalente" a invenções querendo fazer eu um upgrade ao que tenho. Tenho lido muito sobre as sony e as canon, mas de facto tenho deixado um pouco de parte as maquinas da fuji por ignorância. Vou investigar um pouco mais. Obrigado pelas dicas

@CokasPT
Também tenho la em casa 2 objectivas Minolta já com uns bons anos. Acho que o modo silencioso começa a aparecer em condições na A7III, salvo erro. Inicialmente a ideia era mesmo ir para essa, mas vendo os preços actuas da A7II fiquei com o bichinho de fazer o investimento mais cedo. A escolha que me parece mais racional para aquilo que eu procuro (até para não perder muito dinheiro se não gostar) seria a A6000. Mas o estabilizador na maquina e o FF da A7 (face aos preços a que se encontra a mkII por ex) faz-me querer investir um pouco mais para ter de facto mais qualidade. Obrigado pela ajuda ;)

@RCSantos
Pois.. É o unico senão dessa maquina para mim. Porque de resto, custo-beneficio continua a ser das melhores apostas. Ainda este fim‑de‑semana aconselhei um amigo a comprar uma (esteve a 499) e está super satisfeito
 
Eu honestamente no teu caso, eu optava pela A7 II
Não só ficas já com uma excelente máquina para o que tu queres, assim como no futuro se quiseres evoluir, já tens máquina para isso.
Eu na altura que comprei a minha A6000 em 2ª mão, estava indeciso entre ela e uma A7 I também em 2ª mão(por mais 200€). Se fosse hoje tinha ido para a A7 num piscar de olhos.
Para o meu uso e as vantagens que ia ter só por ser FF, era a escolha ideal.
 
Perguntas sobre o que li aqui:

1.Porque uma FF invés de APS C?
2. Qual a razão para irem para lentes antigas?
3. Porque que umas máquinas conseguem silenciar as lentes antigas e outras não?
4. Quando dizem que a Sony tem melhor feedback em termos de usar lentes antigas, é em que sentido?
5. Disseram algures nos posts que o peaking da Fuji não é tão bom, ou percebi mal. Podem clarificar?

Obrigada
 
Back
Topo